Buscar

exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(ministério público) – Assinale a alternativa correta acerca de arquivamento de inquérito civil.
Encerradas as investigações com a propositura da ação civil pública, quando esta não abranger todos os fatos e pessoas mencionadas na portaria inicial do inquérito civil, deverá ser promovido, em decisão fundamentada, o arquivamento em relação a eles perante o Conselho Superior do Ministério Público.
A designação de outro membro à vista da recusa de homologação de promoção de arquivamento ou de promoção de arquivamento ou de provimento de recurso contra o indeferimento da representação é ato exclusivo do procurador-geral de Justiça, independentemente da decisão do conselho Superior do Ministério Público.
Recebida representação e obtida a satisfação do interesse por ela veiculado, no prazo de 30 dias, e não havendo e não havendo outra providencia a tomar, o órgão do Ministério Público que a recebeu está dispensado de promover seu arquivamento perante o Conselho superior do Ministério Público.
Celebrado o compromisso de ajustamento, o presidente do inquérito civil adotará as providencias para verificação do seu cumprimento, após o qual lançará nos autos promoção de arquivamento e os remeterá à analise do conselho Superior do Ministério Público.
Celebrado e Homologado o compromisso de ajustamento de conduta, em caráter excepcional, poderá ser celebrada a novação, nos termos da lei civil, caso em que o presidente do inquérito civil deverá motivá-la, sem, no entanto, promover novo arquivamento do inquérito civil, pois, como no ajuste homologado, não poderá ocorrer disponibilidade do interesse objeto do inquérito civil.
(Ministério público/SP - 2011) Relativamente ao compromisso de ajustamento de conduta, assinale a alternativa que expressa corretamente suas características.
Trata de acordo, de atribuição dos órgãos públicos legitimados para a ação civil pública, pelo qual as partes transigem quanto á forma e ao prazo para atendimento do interesse difuso, coletivo ou individual homogêneo, sem dispor do interesse em questão, revestindo-se de eficácia de titulo executivo extrajudicial.
Trata-se de transição formulada nos termos da legislação civil, de atribuição dos órgãos públicos legitimados para a ação civil pública, pela qual as partes realizam concessões mútuas, para interesse do direito difuso, coletivo ou individual homogêneo, revestindo-se de eficácia de título executivo extrajudicial.
Trata-se de acordo, de atribuição exclusiva do Ministério Público, pelo qual as partes transigem quanto a forma e ao prazo para atendimento do interesse difuso, coletivo ou individual homogêneo, sem dispor do interesse em questão, revestindo-se de eficácia de título executivo judicial.
Trata-se de transação formulada nos termos da legislação civil, de atribuição exclusiva do Ministério Público pela qual as partes realizam concessões mútuas, para atendimento do interesse difuso, coletivo ou individual homogêneo, revestindo-se da eficácia de titulo executivo judicial.
Trata- se de acordo, de atribuição dos órgãos públicos legitimados para a ação civil pública, pelo qual as partes transigem quanto à forma e ao prazo para atendimento do direito difuso, coletivo ou individual homogêneo, sem dispor do interesse em questão, revestindo-se de eficácia de titulo executivo extrajudicial quando assinado por 2 testemunhas instrumentárias.
Analise as seguintes afirmações a respeito do inquérito civil: I- aplica-se a publicidade dos atos praticados, com exceção dos casos em que haja sigilo legal ou em que a publicidade possa acarretar prejuízo ás investigações, casos em que a decretação do sigilo legal deverá ser motivada; II- o membro do ministério público responsável pelo inquérito poderá prestar informações, inclusive aos meios de comunicação social, a respeito das providencias adotadas para apuração de fatos em tese ilícitos, externando, desde logo, seu posicionamento quanto aos fatos em apuração; III – a publicidade inclui o direito de vista dos autos em secretaria, mas não a extração de copias, que poderá ser suprida por certidão a ser deferida mediante requerimento fundamentado do interessado; IV- a restrição a publicidade deverá ser decretada em decisão motivada, para fins do interesse público, e poderá ser, conforme o caso, limitada a determinadas pessoas, provas, informações, dados, períodos ou fases, cessando quando extinta a causa jurídica que a motivou. Está correta apenas o contido em: 
I e II.
I, II e III.
I e IV.
II,III e IV.
III e IV.
Com referencia ao instituto do inquérito civil público, assinale a opção correta: 
O inquérito civil constitui procedimento de instauração obrigatória pelo MP, destinado a coligir provas e quaisquer outros elementos de convicção, de forma a viabilizar o exercício responsável pela ação civil pública.
De acordo com a jurisprudência, é lícito negar ao advogado constituído o direito de ter acesso aos autos do inquérito civil, em especial aos elementos já documentados nos autos pertinentes ao investigado, desde que analisadas a natureza e a finalidade do acesso.
O inquérito civil, em que não há, em regra, a necessidade de se atender aos princípios do contraditório e da ampla defesa, constitui procedimento meramente informativo, que visa à investigação e à apuração de fatos.
Uma vez constatada a ocorrência de ilícitos penais, é vedado ao MP oferecer denúncia com base em elementos de informação obtidos em inquéritos civis instaurados para a apuração de ilícitos civis e administrativos.
De acordo com o entendimento do STF, o habeas corpus é meio hábil para se questionar aspectos ligados ao inquérito civil público.
Direitos difusos são direitos metaindividuais, que, não tendo atingido o grau de agregação e organização necessária à sua afetação institucional junto a certas entidades ou órgãos representativos dos interesses já socialmente definidos, restam em estado fuido, dispersos pela sociedade civil como um todo. A respeito dessa categoria jurídica, é correto afirmar: I- na conceituação de interesses difusos, optou o código de defesa do consumidor pelos critérios da indeterminação dos titulares, existência entre eles da relação jurídica base, no aspecto subjetivo, e indivisibilidade do bem jurídico, no aspecto objetivo; II- um dos traços que distingue direitos e interesses difusos dos individuais homogêneos é a indeterminação dos titulares; III- a relação jurídica base que liga o grupo, categoria ou classe de pessoas que titularizam os direitos difusos há que ser preexistente à lesão ou ameaça de lesão do interesso ou direito; IV – a indivisibilidade que caracteriza tanto direitos difusos como coletivos implica que, satisfeita a pretensão de um, todos os demais titulares serão beneficiados, na medida do dano sofrido por casa um; V- a veiculação de propaganda enganosa pode ser considerada ofensa a direitos difusos, uma vez que não é possível identificar as pessoas atingidas e, uma vez coibida a pratica ilegal, todos se beneficiarão da mesma forma. Apenas estão corretas as opções: 
I, II e V.
I, IV e V.
III e IV.
II e V.
Diante das disposições 	da lei 7.347/85, que disciplina a ação civil pública, é incorreto afirmar que: 
Considerando que as ações serão propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo prejuízo terá competência funcional para processar e julgar a causa, está-se diante de competência absoluta, a qual pode ser declarada de oficio em qualquer tempo e grau de jurisdição.
Poderá ser ajuizada ação cautelar na hipótese em que o dano e iminente, sendo que a tutela de urgência pode ser pleiteada antes ou no curso da ação civil pública.
Os órgãos legitimados poderão tornar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta ás exigências legais, no qual é possível a eleição de foro diverso do local onde ocorrer o dano, afastando-se, assim, a competência funcional para a execução do titulo extrajudicial.
A ação civil pública poderá ter por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, hipótese em que o juiz determinará o cumprimentoda prestação da atividade devida ou a cessação da atividade nociva, sob pena de execução específica, ou de cominação de multa diária, independentemente de requerimento do autor.
Na ação civil pública, assim como na ação popular, a sentença será ou não acobertada pela autoridade da coisa julgada dependendo do resultado da lide, de tal modo que, caso o pedido seja julgado improcedente por insulficiência de provas, qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
Nos autos do inquérito civil ou do procedimento preparatório, visando a tutela dos interesses ou direitos a cargo do MP, este poderá expedir recomendação administrativa no âmbito das atribuições inerentes às suas funções institucionais. Portanto é correto afirmar que : 
A recomendação é medida eminentemente substitutiva ao compromisso de ajustamento de conduta, mas não afasta a necessidade da propositura de ação civil pública.
A recomendação visa a melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, bem como os demais interesses, direitos e bens cuja defesa caiba ao Ministério Público promover, motivo pelo qual goza de coercibilidade.
A recomendação poderá ser expedida apenas mediante o encerramento dos atos de instrução do inquérito civil.
A recomendação pode ser expedida com o intuito de advertir o agente público acerca da violação de seu dever de probidade, hipótese em que a conveniência de sua utilização ficará sujeita à analise discricionária do MP.
O MP, ao expedir a recomendação, deverá fazê-lo fundamentadamente, fixando prazo razoável para adoção das providências cabíveis, mediante cominação de multa.
Assinale na alternativa que conteém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Ação coletiva.
A ação coletiva que pretenda indenização por danos de consumidores vitimas do descumprimento de contrato de prestação de assistência á saúde tem por objeto espécie de direito coletivo stricto sensu.
A indenização por lesão a direitos individuais não reverterá, em nenhuma hipótese, a fundo estatal de reparação de bens lesados.
A insenção de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, para ingresso das ações coletivas de consumo não abrange as interpostas por órgãos estatais que atuem como representantes ou substitutos processuais de consumidores.
A improcedência da ação coletiva que tenha por objeto a tutela de direito individual homogêneo, não afeta a possibilidade de interposição de nova ação individual pelo consumidor substituído na primeira demanda, desde que não tenha nela atuado como litisconsorte.
A defensoria pública não tem legitimidade para a tutela coletiva de direitos que envolvam relações de consumo.
Sobre o tema da adm pública em juízo, nos regimes das leis 4.717 /65 (ação popular) 7.347/85 (ação civil pública) e 12.016/09 (mandado de segurança) é correto afirmar: 	
È facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente da ação popular.
Em caso de desistência infundada ou abandono da ação civil pública por associação legitimada, apenas o ministério público poderá assimir a titularidade ativa.
A existência de recurso adm. Com efeito suspensivo impede o uso do mandado de segurança contra omissão da autoridade.
A interposição de agravo de instrumento contra liminar concedida nas ações movidas contra o poder público e seus agentes prejudica e condiciona o julgamento do pedido de suspensão de execução da liminar.
O som produzido por templo religioso durante os ofícios causa desconforto a moradores da vizinhança. O MP. Propõe ação civil pública e a defesa argui sua ilegitimidade, além de invocar a liberdade de culto – inciso VI do art. 5º da CF. A decisão adequada a espécie devera:
Reconhecer a ilegitimidade de parte do MP, por cuidar-se de vulneração a bem de titularidade determinável.
Julgar improcedente a ação civil pública,pois o direito fundamental contido no inciso VI do art.5º da CF é de natureza prioritária, cotejado com o dos moradores incomodados.
Julgar improcedente a ação civil pública, pois o som em excesso não é contínuo, limitando-se aos dias de oficio religioso.
Julgar improcedente a ação civil pública,pois o som causa mero desconforto, e não se enquadra no conceito de poluição sonora.
Julgar procedente a ação civil pública, pois o MP é parte legítima e o som excessivo configura poluição sonora.
Acerca do papel do MP na efetivação da proteção normativa do ambiente, assinale a opção correta:
Em caso de desistência infundada ao abandono da ação civil pública por associação legítima somente outro ente legitimado poderá assumir a titularidade ativa, cabendo ao MP, nesse caso acompanhar a ação na condição de fiscal da lei.
Deve o MP acompanhar ação popular ambiental, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade civil ou criminal, dos que nela incidirem, sendo-lhe facultado, ainda, em qq caso, assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores.
Admite-se o litisconsórcio facultativo entre MPs da União, do DF e dos Estados na ação civil pública em defesa de interesses e direitos relacionados ao ambiente.
A iniciativa do MP de propor ação civil pública ambiental somente pode ocorrer de oficio ou mediante provocação de servidor público, no dever de cumprimento de dever funcional.
Apenas o MP e as associações que tenham a proteção ao meio ambiente entre suas finalidades institucionais dispõem de legitimidade para ingressar em juízo na defesa de interesses difusos resultantes de dano ambiental.
Mauro, servidor público recém empossado, ao iniciar seus trabalhos na defensoria pública de comarca carente do interior do estado da Bahia, constatou a inexistência, no município, de conselho tutelar e de conselho dos direitos da criança e do adolescente, em prejuízo ao público infantojuvenil. Nessa situação hipotética, com base no que dispõe o ECA a respeito da proteção judicial dos interesses individuais, difusos e coletivos das crianças e dos adolescentes, Mauro deve: 
Ajuizar ação de indenização, por danos materiais e morais em favor de cada criança ou adolescente prejudicado pela inércia do município.
Ajuizar ação civil pública, com pedido liminar, contra o município, pedindo a sua condenação na obrigação de criar o conselho dos direitos da criança e do adolescente.
Instaurar, imediatamente, o processo para a escolha dos membros do conselho tutelar, cuja fiscalização cabe ao promotor de justiça local.
Requisitar da autoridade policial a instauração de inquérito criminal, para apurar a responsabilidade penal do prefeito por omissão ao atendimento de direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Informar ao MP a respeito dos fatos, para adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis, sob pena de crime de responsabilidade.
Assinale a alternativa correta:
A coisa julgada no mandado de segurança coletivo, na falta de regulamentação especifica em sua lei de regência, deve observar o disposto da lei da ação civil pública e no código de defesa do consumidor.
A coisa julgada na ação civil pública para defesa de interesses individuais homogêneos é a erga omnes, salvo se tiver sido julgada improcedente por insuficiência de provas, situação na qual não será oponível a quem tenha sofrido dano e venha a promover ou tenha promovido ação individual.
A coisa julgada na ação civil pública para defesa de interesses difusos tem abangencia similar a da ação popular, ou seja, é erga omnes, salvo se tiver sido julgada improcedente por insulficiencia de provas, embora a sentença, no segundo caso, esteja submetida ao reexame necessário para transitar em julgado.
A coisa julgada no mandado de segurança coletivo, por se tratar de hipótese de substituição processual, aproveita apenas aqueles membros do grupo ou categoria filiados á entidades associativa impetrante.
A coisa julgada na ação popular, como aquela proferida na ação de improbidade adm. , segue o regime do processo civil, diferenciando-se dessa ultima por estar submetida ao reexame necessário paratransitar em julgado.
Na ação civil pública e nos termos do pedido de tutela coletiva, reconhecendo a omissão ou deficiência do poder publico na concretização da política PUBLICA DEFINIDA em lei, o juiz tem o poder de determinar o seu cumprimento, legitimado.
a)politicamente, com fundamento na discriscionariedade judicial.
b)constitucionalmente, com fundamento na discriscionariedade judicial, exceto se para tanto tiver que declarar incidentalmente, a inconstitucionalidade da mesma envolvida.
c) constitucionalmente, com fundamento em critérios objetivos e interpretações constitucional, de ponderação de valores, ainda que para tanto tenha que declarar, incidentalmente , a inconstitucionalidade por emissão em relação a política pública relativa ao bem jurídico constitucionalmente protegido.
d) politicamente, com fundamento em critérios objetivos de interpretação constitucional, de ponderação de valores, ainda que para tanto tenha que adentrar o mérito do ato administrativo, para assim estabelecer a solução ótima para satisfação do interesse público.
e) constitucionalmente, com fundamento em critérios objetivos e interpretações constitucional, de ponderação de valores, ainda que para tanto tenha que, diante reserva do possível, estabelecer uma implementação gradual do direito social fundamental, a fim de preservar o seu mínimo vital.
julgue os itens a seguir: 
nas hipóteses de tutela dos interesses difusos e coletivos a ação civil pública deve ser ajuizada no foro do local do dano ou onde possa ocorrer.
Quando a ação civil publica versar sobre interesses individuais homogêneos e o dano possuir extenção nacional, deverá ser ajuizada na capital do estado ou do DF, perante a justiça federal.
Para instituir o inquérito civil instaurado o MP pode dentre outras diligencias, requisitar informações e documentos de autoridades federais, estaduais e municipais, assim como entidades privadas
As requisições procedidas no bojo do inquérito civil instaurado pelo promotor de justiça em primeira instancia, que tenham como destinatário o governador do estado, os membros do poder legislativo e os desembargadores, serão encaminhadas pelo procurador geral da justiça.
As oitivas realizadas na instrução do inquérito civil não poderão prejudicar a jornada normal de trabalho da testemunha, pois não há previsão legal para autorizar o não desconto do salário ou vencimento e considerá-la de efetivo exercício.
Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
Apenas os itens I, III, IV e V estão corretos.
Apenas os itens II, III, IV e V estão corretos.
Apenas os itens III e V estão corretos.

Outros materiais