Buscar

TRABALHO EM GRUPO 1°B 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO (TG)
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BIMESTRE: 1º bimestre de 2016.1
PROFESSORA: Divane A. Silva
TURMA: 2013
DISCIPLINA: Perícia, Avaliação e Arbitragem
Um estudo sobre perícia contábil aplicado em uma empresa fictícia: Vinícula Diale Ltda.
Na região sul do nosso país há uma predominância de propriedades rurais e vinículas, sendo algumas de grande porte e constituídas na forma de cooperativas. Há também a empresa Vinícola Diale Ltda, que é composta por quatro sócios com participações iguais: Aline, Patrícia, Igor e Tomás. Os quatro sócios, que eram amigos, mas não tinham muita intimidade se conheceram no Instituto Federal de Tecnologia, onde realizaram junto um trabalho acadêmico sobre a área de viticultura e produção de vinhos artesanais de altíssima qualidade. Esse trabalho acadêmico foi aprovado com louvor. Os professores, impressionados, recomendaram que os quatro amigos comprassem uma vinícula antiga e a convertessem em uma dinâmica produtora de vinhos especiais. E assim foi feito. Anos depois, a empresa se transformou em uma grande produtora em seu segmento, ganhando prêmios cobiçados na área.
Enquanto os sócios Aline, Patrícia e Tomás se dedicaram aos trabalhos de produção industrial em diferentes áreas, Igor, que antes de realizar o curso técnico em viticultura fez Administração Rural em uma faculdade de Bento Gonçalves, se dedicou à diretoria financeira e contábil, porém, costumava trabalhar junto a seus amigos na produção pelo menos dois dias por semana.
A Vinicula Diale Ltda., dado o seu sucesso extraordinário com vinhos especiais, recebeu por meio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil um convite de um importante distribuidor na Noruega. A Vinicula Diale Ltda já exportou para países da Europa, Japão e Canadá, mas sempre por meio de parceiros. Segundo o contrato com o distribuidor na Noruega, a Diale teria que realizar as exportações diretamente sem intermediários.
Após a primeira exportação para a Noruega, o que abria um novo momento na historia da Diale, Igor recebeu uma má noticia de seu médico, de que estava com uma grave doença. Precisou ser internado imediatamente e sofreu uma cirurgia de emergência. Pouco tempo depois, apesar de uma melhora visível, Igor precisou passar por nova cirurgia e entrou em tratamento intensivo por meses, grande parte do tempo esteve inconsciente.
Com o seu afastamento da administração da Diale, Aline e Patrícia passaram a cuidar da área financeira da Diale. Começaria, então, um verdadeiro pesadelo. Após uma reunião com a Sra. Ingrid, gerente do banco no qual a Diale mantém sua conta corrente e (até então) aplicações financeiras, as sócias ficaram sabendo de estranhas dividas assumida por Igor na qualidade de fiadora. Ou seja, na falta do pagamento por Igor, a respectiva empresa torna-se devedora. Segundo um levantamento informal realizado pela Sra. Ingrid, as dividas assumidas por Igor equivalem a R$ 22.000.000,00 (Vinte e dois milhões de reais), um valor muito mais alto do que seria necessário para as operações de rotina, o fluxo de caixa da Diale.
Apreensivos, os sócios foram ao escritório de contabilidade conversar com a Sra. Isabela Western, contadora da empresa, para entender a situação e evitar “surpresas”. Vendo a preocupante situação dos sócios, Isabela, que nem sequer conhecia os três sócios que estavam pela primeira vez conversando com ela, resolveu comentar que tinha desconfianças que precisava informar. A Isabela Western é contadora da empresa há pelo menos cinco anos e já atuava na área há mais de dez anos, mas nunca tinha passado por uma situação dessas. Ela também estava apreensiva.
Isabela Western, então, revelou aos sócios que desconfiava que o Sr. Igor estaria realizando operações com pessoas suspeitas. Talvez com importantes funcionários dos governos do Brasil e da Noruega. Ela disse que chegou ao ponto de ter que informar essas movimentações suspeitas á COAFI. Isabela Western sugeriu a contratação de um perito para analisar a grave situação. Apesar disso, tranquilizou os sócios dizendo que até então a situação financeira da empresa estava sadia, mas que essas operações suspeitas deveriam ser investigadas porque colocariam em risco a continuidade da empresa. Tomás lembrou que não gostava de uma ex-esposa de Igor, que, curiosamente, foi viver na Europa com os filhos do Igor. Desconfiava que ela pudesse estar chantageando o ex-marido. O Igor teria tentado lhe contar alguma coisa e perguntou para a Isabela Western se ela sabia de alguma coisa. Isabela respondeu que não.
Pede-se
Analisar os trabalhos de perícia realizada pelo Sr. André e responder ás questões propostas, mencionando o respectivo item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC n° 1.244/09):
O Sr. André, contratado para efetuar a perícia na Diale, não possui a habilitação necessária, mas tem seu registro como contador no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (ele mora em Porto Alegre). Ele está habilitado para exercer o trabalho de perícia?
R: Mesmo com a falta de habilitação do SR. André para efetuar a pericia, ele pode legalmente exerce o trabalho, pois o mesmo tem seu registro com o contador no conselho regional de contabilidade de sua jurisdição, no entanto a pericia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular devendo manter adequado nível de competência profissional para pesquisar, examinar, analisar sobre as normas brasileiras de contabilidade (NBC).
Em reunião para explicar os motivos que levaram a Diale, a contratar os serviços perícia, o Sr. André comenta que é primo-irmão da Sra. Aline e rapidamente pergunta: “Mas haveria algum impedimento legal para a execução desse trabalho?”.
R: Sim, conforme a norma brasileira de contabilidade NBC PP 01 há um impedimento legal, pois ele é parente de primeiro grau, podendo periciar em causa própria, quando a caso de suspeição do sujeito ser amigo íntimo, inimigo capital de qualquer porte, parentes destes em linha reta ou linha colateral ate terceiro grau, ficam impeditivos de exercer a função.
Considerando-se que a ética é de extrema importância em qualquer relação humana/profissional, pode-se afirmar que, no caso do Sr. André faltar com essa obrigação, estará infringindo o Código de Ética da Diale. Você concorda? Justifique sua resposta tomando como base sempre a NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Pericia Contábil (Resolução CFC n° 1.244/09).
R: Sim, pois a “responsabilidade” refere-se a obrigação do perito em respeitar os princípios da ética e do direito, atuando com lealdade, idoneidade, e honestidade no desempenho de suas atividades, sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente por seus atos.
Após algumas negociações, tanto em valor dos serviços quantos aos prazos estipulados pela Diale e de comum acordo entre as partes, ficou estabelecido que o valor dos honorários a ser pagos ao Sr. André será de R$ 100,00 (cem reais) a hora e, após 10 horas de trabalho, este deverá enviar um relatório prévio sobre a situação geral da Daile. Já ocorrem mais de 18 horas de trabalho e até o momento a Diale nada recebeu. O Sr. André estaria infringindo algum item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Pericia Contábil (Resolução CFC n° 1.244/09)?
R: Pela norma brasileira de contabilidade a legislação estabelece sim penas de multa e redução para os profissionais que exercem a atividade pericial que vieram descumprir as normas legais sempre que não for possível concluir o laudo pericial contábil no prazo estabelecido, deve o perito requerer sua delação antes do vencido, apresentando os motivos que ensejaram a solicitação.
O Sr. André, ao iniciar o trabalho de perícia na Diale, depara-se com algumas situações com as quais tem pouca afinidade, mais especificamente os cálculos de juros e outros encargos financeiros relacionados com a divida assumidas pelo Sr. Igor. Assim, contrata os serviços da Sra. Eleonora Pat, uma consultora na áreafinanceira. Isso é possível? Justifique sua resposta.
 R: Sim. O perito pode valer-se de especialistas de outras áreas para a realização do trabalho, quando parte da matéria ou objeto da pericia assim o requeira. Se o perito utilizar informações de especialistas, inclusive se anexar documento emitido por eles, o perito é responsável por todas as informações contidas em seu laudo ou parecer.
A Sra. Isabela Western foi duramente criticada pelo Sr. André por ter revelado que havia operações suspeitas na empresa para os outros três sócios e por ela ter informado a respeito para a COAFI. O Sr. André, como perito contábil, está correto nesse sentido?
 R: Como perito contábil o Sr. André esta incorretamente na sua decisão. Pois a resolução determina que contadores, assessores, auditores ou conselheiros contábeis deverão informar qualquer operação suspeita ao conselho de controle de atividade financeira (Coaf). Os profissionais devem a valia existência de suspeição nas propostas e operações de seus clientes, dispensando atenção àqueles comuns ou que por suas características, no que se referem os envolvidos valores, forma de realização, finalidade complexidade, instrumentos utilizados ou pela falta de fundamento legal possa configurar sérios indícios de crime previsto na Lei n° 9.613/1998.

Outros materiais