Buscar

PLANO AULA 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III - CCJ0110
Título
SEMANA 12
Descrição
CASO CONCRETO
Depois de colocar gasolina sobre parte de amontoado de madeiras velhas em seu quintal que pretendia incendiar, CÁSSIO é surpreendido no momento de atear o fogo, por uma lufada de vento inesperada e a mecha acesa é atirada e propagada sobre o matagal vizinho chegando ao telhado da escola pública do pequeno vilarejo. Felizmente todas as pessoas conseguiram sair do referido prédio sem dano algum. No âmbito criminal, CÁSSIO foi denunciado pelo Parquet pelo crime de incêndio culposo majorado (CP, art. 250 §2º c/c §1º, II, b) Responda fundamentadamente se:
1) Agiu corretamente o Promotor de Justiça?
Trata-se de incêndio doloso, uma vez que a forma culposa encontra-se no §2º, na ocorrência desses resultados, seriam aplicadas as formas qualificadas de crime de perigo comum em certas do art. 258 do CP previstas inclusive para crimes culposos
2) Caso alguma pessoa (terceiro) viesse a sofrer lesão corporal influenciaria na adequação típica?
Art. 258 do CP
QUESTÃO OBJETIVA
Incêndio é a voluntária causação de fogo relevante, que, investindo uma coisa
individuada, subsiste por si mesmo e pode propagar-se, expondo a perigo coisas outras ou pessoas, não determinadas ou indetermináveis de antemão.
Com relação e este tipo penal, assinale a opção incorreta:
a) é irrelevante o fim do agente, se é com intuito de obter vantagem pecuniária o crime é agravado e se visa atentar contra a segurança do Estado haverá concurso de crime.
b) o crime pode ser praticado por ação ou omissão.
c) indiferente o processo ou modo de ateamento do fogo. Não é preciso que o agente empregue um meio que exija sua presença no momento em que sobrevém o incêndio.
d) se a coisa incendiada pertença ao próprio agente, possível concurso com estelionato; caso seja coisa alheia, possível concurso com crime de dano, ainda que o incêndio não acarrete perigo comum. Art. 250. O CRIME DE INCÊNCIDIO DEVE EXPOR DE PERIGO COMUM UM NÚMERO INDETERMINADO DE PESSOAS.
Desenvolvimento

Outros materiais