Buscar

PLANO AULA 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III - CCJ0110
Título
SEMANA 15
Descrição
CASO CONCRETO
ADALBERTO, no interior de um supermercado, foi flagrado por um funcionário
apanhando no chão um cartão de crédito/débito e, rapidamente o colocando no bolso. Além dessa atividade, o que o funcionário do supermercado notou foi que ADALBERTO, imediatamente à apreensão aludida, saiu apressadamente do estabelecimento comercial sem nada comprar. Na verdade, ADALBERTO retornou à casa e, de posse do cartão achado, com uma habilidade de artesão, clonou perfeitamente o objeto fazendo uma perfeita falsificação. De posse do cartão por ele falsificado, ADALBERTO retorna ao supermercado objetivando fazer uso de sua contrafação.
Acontece que, dentro do supermercado, com o carrinho de compras cheio, ADALBERTO, receoso de usar o artefato falsificado, deliberadamente o quebra em diversas partes colocando os fragmentos no bolso da camisa. Ato contínuo,
ADALBERTO, na fila do caixa, foi reconhecido pelo funcionário que mais cedo o flagrou achando o cartão de crédito/débito naquele supermercado, ocasião em que falou com o segurança que, abordando ADALBERTO, encontra o referido cartão em pedaços no seu bolso. Levado à delegacia policial da circunscrição, o delegado indicia ADALBERTO no crime de falsificação de documento particular na forma tentada (CP, art. 298 n/f 14, II).
Analisando o caso aventado, indaga-se se assiste razão ao delegado, justificando sua resposta.
Art. 298 do CP, falsificação de documento particular. Para caracterização do delito de falsidade não se mostra necessária a demonstração do prejuízo, bastando a potencialidade do dano. STJ HC 6528MG. A lei que equiparou cartão de crédito ao de débito, lei 12.737/12.
QUESTÃO OBJETIVA
1) Quanto ao crime de moeda falsa (CP, art. 289), é correto afirmar que:
a) o bem jurídico tutelado é o patrimônio.
b) não cabe a forma tentada.
c) se trata de delito de tendência interna transcendente mutilado e de dois atos.
d) se trata de crime próprio
Desenvolvimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes