A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
EXERCICIOS DE PRINCIPIOS DA CIENCIA

Pré-visualização | Página 1 de 5

1.
		Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
		
	
	
	  Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	
		2.
		De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
		
	
	
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
		3.
		Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	
	 
	Cerâmicas;
	
		4.
		Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
		
	
	 
	Compósitos;
	
		5.
		A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
		
	
	  composição, estrutura e processamento
	
	
		6.
		"São compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos, geralmente derivados do petróleo, possuindo baixa densidade. A sua aplicação também é diversificada sendo verificada em vários segmentos industriais." De acordo com o texto, qual o material caracterizado está correto na alternativa:
		
	
	
	 
	Materiais Polímeros
	
	
	
		7.
		A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	
	 
	Metais
	
		8.
		Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	
	
	
		1.
		Uma característica de alguns materiais é a ordem que estes assumem a nível atômico, revelando disposições características e com denominações como cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC, hexagonal compacta - HC etc.
Considerando as figuras a seguir, determine a associação CORRETA.
		
	
	  a-HC; b-CCC e c-CFC
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	
	
	
	 
	O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
	
	
	
		3.
		O sódio cristaliza numa estrutura em que o número de coordenação é 8. Qual é a estrutura que melhor descreve o cristal ?
		
	
	
	 
	CCC
	
	
		4.
		Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
		
	
	
	
	 
	8
	
		5.
		Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
		
	
	 
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
		6.
		Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
		
	
	
	 
	Aço.
	
		7.
		Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
		
	
	
	 
	Atrativa e Repulsiva
	
	
		8.
		As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
		
	
	  Iônica, Covalente e Metálica
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		São tipos de defeitos pontuais:
		
	
	
	  Vacâncias e átomos intersticiais.
	
	
		2.
		Os diagramas Fases ou de Equilíbrio são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição. A determinação será realizada experimentalmente utilizando-se métodos, específicos conforme a abordagem da verificação, que objetiva fornecer os dados e informações sobre o comportamento de um determinado material. Alguns destes métodos estão descritos a seguir: I - Análise Térmica, Dilatometria, Resistência Elétrica II - Metalografia e Difração de Raios X III - Magnometria, Dilatometria e Metalografia IV - Difração de Raios X e Resistência a Vácuo A alternativa correta é:
		
	
	
	
	 
	Somente I
	
	
		3.
		Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre