Buscar

Como o Enfermeiro é reconhecido na sociedade brasileira atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como o Enfermeiro é reconhecido na sociedade brasileira atual
Os pacientes visualizam e relaciona a enfermagem como processo de cuidar, porém não conseguem identificar o enfermeiro como responsável pelo gerenciamento da assistência, muito menos como prestador do cuidado e, sim, um profissional que se coloca á disposição a partir de uma apresentação informal.
A sociedade confunde a atuação do enfermeiro com as demais categorias da enfermagem. Sobre isso, defende-se que a interação enfermeiro-usuário de saúde é essencial para que a profissão tenha reconhecido e valorizado o seu trabalho na sociedade. Além disso, a divulgação da profissão por meio dos órgãos de classe e sindicato e resultados de pesquisas científicas, constituem alternativas para esclarecer as atividades da categoria de enfermagem. 
Outra categoria é: a sociedade tem maior consideração com a medicina em detrimento da enfermagem. Nos dias de hoje, parte da sociedade considera o enfermeiro como um auxiliar ou subordinado ao profissional médico. Além de se mostrar desconhecedora de algumas das funções exercidas pelo Enfermeiro.
Associa-se a isso, o fato de que a formação voltada para as práticas hospitalares reforçou o estereótipo dos enfermeiros como auxiliares dos médicos, pois partiu dos enfermeiros a necessidade de especialização e distanciamento da saúde pública, por motivos financeiros que muito repercutem na enfermagem. 
 A sociedade percebe o distanciamento do enfermeiro do cuidado ao paciente quando realiza a supervisão e o gerenciamento das atividades. Nesse sentido, é importante considerar que o processo de trabalho do enfermeiro é dividido entre a assistência e a gerência, a articulação dessas se entende por gerenciamento do cuidado. O gerenciamento do cuidado é realizado quando o enfermeiro planeja, delega ou faz, prevê e provê recursos, capacita sua equipe, educa o usuário, interage com outros profissionais, ou seja, em todas as atividades realizadas para melhorias no cuidado. Logo, essa competência do enfermeiro deve ser interpretada como vital, já que o cuidado precisa ser gerido para que a assistência de enfermagem se dê com qualidade. 
Ainda, em outra categoria, a sociedade é preconceituosa com o trabalho do enfermeiro. Acredita-se que para que isso não ocorra deve haver maior divulgação da profissão, destacando o complexo e dinâmico processo de trabalho do enfermeiro, que se desdobra na gerencia do cuidado, supervisionando a qualidade do trabalho realizado por técnicos e auxiliares de enfermagem e também na realização de pesquisas e em projetos de extensão junto à comunidade.
A profissão, de forma geral, parece desconhecer a importância da Enfermagem, não a valorizando como uma profissão fundamental para o cuidado em saúde.
É indispensável que o enfermeiro assuma seu papel diante da sociedade, pois, mesmo, que os rumos da profissão estejam sendo modificados e o enfermeiro esteja voltando sua atuação para o gerenciamento da assistência, é de suma importância e de sua responsabilidade deixar visível sua atuação profissional, bem como o seu papel, suas responsabilidades como gestor do cuidado.

Continue navegando