Dissertativa sobre
1 pág.

Dissertativa sobre

Disciplina:Introdução ao Estudo do Direito Civil18 materiais742 seguidores
Pré-visualização1 página
Texto dissertativo - O direito Inglês.
A atuação inglesa marcou elevadamente, a forma de pensar dos seus Juízes , devido à organização administrativa e judiciária e à matéria do processo (civil ou criminal), assim como também no tocante às provas, estabelecidas e reguladas segundo o modelo inglês a influência do common Law (direito Inglês) foi significativo na maior parte dos países, que politicamente estiveram ou estão associados à Inglaterra. O Direito inglês conservou uma estrutura dualista até 1875, quando os dois sistemas foram mais ou menos fundidos, por uma reforma da organização judiciária. O common Law é direito comum em toda a Inglaterra , em objeção a costumes locais sua  formação fica a cargo dos Tribunais Reais de Justiça chamado de Westminster.
Cenário em que se formou o common law não têm um interesse meramente histórico. Pelo menos em quatro aspectos elas marcaram o Direito inglês, no qual, ainda nos dias de hoje, podemos notar a sua influência. Em primeiro lugar, levaram os juristas ingleses a concentrar o interesse sobre o processo. Em segundo lugar, elas fixaram numerosas categorias jurídicas e serviram para elaborar importantes conceitos do Direito inglês. Em terceiro lugar levaram à rejeição da diferença entre o Direito público e privado. Em quarto lugar, criaram obstáculos a uma recepção, na Inglaterra, das instituições e dos conceitos do Direito romano.
Apesar da importância crescente da legislação, a Inglaterra permaneceu um país sem constituição escrita e sem códigos.
Vale ressaltar que a expressão não escrita não significa que não haja leis escritas na Inglaterra. Na verdade, o que a expressão designa é que os ingleses têm um conceito diferente do romano. Vale dizer, a lei desempenha um papel diferente em um e outro sistema No sistema latino, a lei é regra e a interpretação jurisdicional é a exceção.