Buscar

tcc projeto pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 IDENTIFICAÇÃO 
Nome: Margarete Ines Pellenz;
 RU: 1017053 
1 TEMA 
A importância da Música na Educação Infantil.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da música no desenvolvimento da aprendizagem da criança na Educação Infantil. 
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como a música utilizada como recurso pedagógico influência no desenvolvimento da aprendizagem da criança em todos os aspectos, durante a educação infantil? 
3 JUSTIFICATIVA
Justifico� a escolha do tema, para através dele propor um confronto com vários métodos de desenvolvimento da criança com a utilização da música como meio na educação infantil, pois a música é o ponto de partida para a formação inicial da criança, sendo que são diversos os campos de aprendizagem que tem influência direta nessa etapa do desenvolvimento. Através da música, dos sons, a criança expressa sentimentos, ela é de fácil assimilação e aceitação por parte das crianças. 
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL 									Analisar os métodos e as influências da música no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Apresentar aspectos teóricos e metodológicos da influência da música no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil;
 Citar formas e maneiras da utilização musical como recurso didático na aprendizagem e interação social da criança na educação infantil;
 Salientar a importância da música para o desenvolvimento da expressividade e desenvolvimento das habilidades corporais e lúdicas na educação infantil.
 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
A música sempre fez parte da vida do ser humano, os estudos sobre a história da humanidade, em qualquer parte do mundo, tem mostrado a ligação do homem com a música, através de sons produzidos pela natureza que eram reproduzidos por ele. Os sons fazem parte do desenvolvimento do ser humano desde sua concepção, após o nascimento, o choro, os movimentos, a comunicação e a expressão são formas musicais, que aguçam a criatividade e interação principalmente no desenvolvimento na aprendizagem durante educação infantil onde a criança tem seu primeiro contato com a escola. Segundo Koellreutter, (1997, p 72), “A música é, em primeiro lugar, uma contribuição para o alargamento da consciência e para a modificação do homem e da sociedade”.
Sendo �assim a música faz parte de várias culturas, e está presente também na educação desde os tempos remotos. O ensino de música na educação relaciona a prática com o pedagógico, ela deve ser usada em diferentes formas durante as aulas ministradas para tornar o ambiente escolar mais descontraído e socializado. Conforme Rosa (1990, p. 22-23):
A presença da música nas datas comemorativas deve ser muito bem analisada e adequadamente aproveitada, evitando que seja vista apenas como recreação, passatempo ou demonstração superficial de um trabalho realizado em classe. As festas comemorativas devem resultar de um trabalho mais profundo, isto é, devem ser a culminância de outros objetivos trabalhando com as crianças. Não convém ensinar uma canção sem considerá-la como uma atividade ampla rica, abrangente e expressiva. As músicas comemorativas constituem um recurso didático interessante e dinâmico, pois através delas muitos assuntos podem ser trabalhados, com integração de varias disciplinas.
Com a inserção da música nas atividades escolares o docente proporciona a criança na educação infantil desenvolver as suas habilidades corporais, lúdicas, o raciocínio lógico, contando com um rendimento maior de aprendizagem despertando a atenção e criatividade da criança.
Segundo Oliveira, Bernardes e Rodriguez (1998, p.104): 
Quando a criança escuta uma música, ela se concentra e tende a acompanhá-la, cantando e fazendo movimentos com o corpo. Isso desenvolve o senso do ritmo nos pequeninos. Aprendendo a ouvir, a criança pode repetir uma música, recriando-a. É importante que nós, educadores, valorizemos o ato de criação da criança, para que ele seja significativo no seu contexto de desenvolvimento. 
6 METODOLOGIA 
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, visando alcançar os objetivos propostos. Inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica para descrever teorias que abordam a importância da música para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, em seguida será apresentado um relato sobre os estudos do tema abordado.
 REFERÊNCIAS�
BRITO Teca Alencar de; O HUMANO COMO OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE HANS – JOACHIM KOELLREUTTER; http://www.tecaoficinademusica.com.br/Teca/Tec_Mus_00.htm Acesso em 26/08/2015; ás 22:00.
 OLIVEIRA M. de S. L.; BERNARDES, M. J.; RODRIGUEZ, M. A. M. A música na creche. In: ROSSETI-FERREIRA, M. C. et all (Orgs.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 1998. p. 103-104... Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3412_1722.pdf ; acesso em 25/08/2015; ás 19:30.
ROSA, N. S. S. Educação Musical para a Pré-Escola. 1ª ed. São Paulo: Ática, 1990. 256p, p 22-23, disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/DENISE%20GOMES%20DA%20SILVA.pdf ; acesso em 25/08/2015; ás 19:45.
�Redigir trabalhos acadêmicos de forma IMPESSOAL.
�O parágrafo deve aparecer com recuo na primeira linha sem espaçamento anterior ou posterior.
�Usar espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separar as referências entre si.

Outros materiais