Buscar

Sociedade Civil de Marx e Gramsci

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Sociedade Civil de karl Marx e Antônio Gramsci
 A Sociedade Civil “para “Marx consiste de” Massas separadas”. São definidas pela necessidade de duas classes antagônicas: Burguesia e Proletariado, cuja existência remonte a uma organização partículas da produção. Onde quem vence é sempre o mais forte, neste caso a burguesia. Marx refere à sociedade civil como uma arena de luta de classe. O Estado não permite a entrada em suas discussões daqueles não possuidores dos bens materiais e culturais. Numa sociedade dividida os poderosos possuem meios como imprensa e a própria lógicos discursivos para convencer os desiguais das verdades que lhes são próprios. Marx viveu no século XIX, na época da revolução francesa.
 Já no século XX, Antônio Gramsci adaptou as ideias Marxistas e lutou pela hegemonia politica da sua época, acreditando no investimento da educação para formação de intelectuais. Queria uma Sociedade Civil mais justa, pregava sempre nos princípios da igualdade, base das ideias filosóficas de Karl Marx. Karl sempre lutou pelo bom senso na Sociedade Civil. Gramsci sabia que formando intelectuais, dando uma educação justa, baseada em conceitos científicos e tecnológicos que aliasse a teoria à politica. Formando Cidadãos que teriam capacidade de participar das politicas e lutar pela sua Nação.
 Membro do partido Comunista Italiano, Gramsci tinha como objetivo um projeto politico que provocaria uma Revolução Socialista e a derrubada do Fascismo. Para que isso fosse concretizado era preciso haver uma mudança na cultura uma nova mentalidade do proletariado Italiano tendo nas escolas os Intelectuais como causadores dessa transformação. Antônio Gramsci criou a hegemonia política, estratégia politica organizando o partido, a dialéticos, à formação de dirigentes a criação do Estado Democrático – Popular.

Outros materiais

Outros materiais