Buscar

trabalho de anatomia ( sistema nervoso) quase pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA NERVOSO
Tem como funções regular e coordenar as múltiplas atividades do organismo ,detectar alterações nos meios interno e externo,além de ser responsável pelo estado de consciência.
O Sistema Nervoso é capaz de perceber milhares de estímulos , transmiti-los a diferentes partes do corpo e efetuar as respostas ,agindo sobre o SISTEMA MUSCULAR ou sobre as glândulas, realizando movimentos e estimulando secreções. 
Portanto, ele é responsável pela coordenação e integração das funções das células , tecidos, órgãos e sistemas , para que funcionem de maneira harmoniosa e integrada.
 Os nervos são prolongamentos das células nervosas , os neurônios, e estão situados no SNC ou no gânglios(corpo arredondado no trajeto de um vaso linfático ou de um nervo).
Os neurônios podem ser classificados , segundo sua função , em: motores( controlam as células glandulares e musculares); sensoriais(recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo); e associativos(estabelecem conexões entre outros neurônios , formando circuitos completos).
Os neurônios são células dotadas de prolongamentos , conhecidos como dendritos e axônios.
DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO
 O Sistema Nervoso é dividido em:
Sistema Nervoso Central;
 Sistema Nervoso Periférico;
 Sistema Nervoso Autônomo.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
É formado pelas seguintes estruturas : encéfalo e medula espinhal.
O encéfalo é constituído por:
 Cérebro: Dividido em hemisfério esquerdo e direito ,ligados entre si por feixes nervoso e quase imperceptíveis.
 Cerebelo: Importante na manutenção do equilíbrio emocional e controlador das atividades musculares.
Tronco encéfalo: Une o encéfalo à medula espinhal.
O cérebro ainda apresenta em sua superfície ,a camada cortical ou córtex,uma série de dobras e reentrâncias , originadas,ao longo da evolução , do aumento das células nervosas , de cor acinzentada, chamada substância cinzenta. No córtex, localiza-se a substância branca ou centro do cérebro, a qual não possui células nervosas sendo formada apenas por seus prolongamentos, os axônios.
A medula espinhal é a continuação do encéfalo. Situa-se no canal vertebral e é composta,externamente , pela substância branca e internamente contém a substância cinzenta formando o “H” medular. Os nervos espinhais emergem da medula entre as vértebras ,divididos em dois ramos : um que traz os impulsos nervosos das partes do corpo para a medula espinhal,chamado raiz sensitiva ou dorsal, e outro que transmite impulsos para fora da medula aos tecidos chamado raiz motora ou ventral.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
É o sistema de comunicação do corpo formado pelos nervos , que trazem e levam informações da periferia para o sistema nervoso central e dele levam impressões sensitivas ou motoras. Os nervos são estruturas compostas por feixes compactos de axônios. Do sistema nervoso central partem nervos que se distribuem pelo organismo ; os que saem do encéfalo denominam-se Nervos Cranianos, e os que partem da medula recebem o nome de Nervos Raquidianos ou Espinhais. 
Nervos Cranianos: 12 pares de nervos que saem do encéfalo e dividem-se, quanto à função ,em:
_Nervos Sensitivos: Conduzem as impressões sensitivas ao cérebro;
_ Nervos Motores: Conduzem as ordens de movimento ,elaboradas pelo cérebro à periferia do corpo;
_Nervos Mistos: Possuem fibras sensitivas e fibras motoras .
Nervos Espinhais: 31 pares de nervos ,divididos de acordo com a região da coluna em: cervicais(8),lombares (5),dorsais(12) e sacros(6).
Todos partem da medula e são mistos. Sua raiz anterior é motora e a posterior é sensitiva.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Dividido em sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
Sistema Nervoso Simpático: Enquanto os nervos cranianos inervam os órgãos da vida de relação, os órgãos da vida de nutrição são inervados por nervos do sistema nervoso simpático, que por sua vez, é formado por três elementos:
Duas cadeias paralelas de gânglios ,localiza-se na região dorsal do tronco e dispostas dos dois lados da coluna vertebral;
Ramos comunicantes , que ligam os nervos espinhais e gânglios simpáticos;
Nervos que ligam os gânglios aos órgãos da vida de nutrição.Estes entrecruzam-se formando redes denominadas plexos.
SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO:
Origina-se de fibras brancas que existem acima e abaixo da cadeia simpática.Umas nascem no encéfalo, formando o parassimpático craniano, e outras da última porção da coluna vertebral, formando o sacro. Em geral,os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem funções antagônicas(efeito oposto).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes