Buscar

caso12civil2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 12
 José assumiu com João a obrigação de confeccionar em seu atelier de cos tura, 150 (cento e cinquenta) uniformes para os empregados deste num prazo de 90 (noventa) dias. Como José estava descapitali zado para comprar o material necessário (tecidos, linhas, botões e outros aviamentos) resolveu pedir um empréstimo a seu amigo Fernando, no valor de R$ 10.000,00, para pagar em 100 dias. Ocorre que a costureira de José adoeceu e a confecção dos uniformes atrasou por 20 dias. João só recebeu a encomenda 30 dias depois do combinado. Com isso José atrasou o pagamento do empréstimo constituindo-se em mora. Mas ficou tranquilo porque ouviu dizer que em caso de inadimplemento pelo devedor da obrigação assumida no contrato, este pode purgar a mora oferecendo ao credor as prestações vencidas, acrescidas da indenização dos danos causados ao credor pela mora. Assim, se o devedor purgar a mora, não poderá o credor rejeitar a prestação, transformando a mora em inadimplemento definitivo e pleitear a resolução do contrato. José está certo ou errado? Responda justificadamente.
R: Sim, pois o caso em questão trata-se de inadimplemento relativo, no qual pode ocorrer a purgação da mora. Os casos de exceção, em que o c redor poderia rejeitar a prestação, transformando a mora em inadimplemento definitivo e pleitear a resolução do contrato seriam os c asos de inadimplemento absoluto, em que a prestação, realizável ao tempo da constituição da obrigação, torna-se impossí vel (impossibilidade no aspecto de fato) ou deixa de ser de interesse ou útil ao credor (impossibilidade no aspecto de direito) . É o que prescreve o artigo 395, parágrafo único.
"Purgação da mora é um ato espontâneo do contratante moroso, que visa remediar a situação a que deu causa, evitando os efeitos dela decorrentes, reconduzindo a obrigação à normalidade". A propósito da mora, é incorreto afirmar que: (M P/MG 1999)
a ) Se a mora é do credor, este pode purgá-la, dispondo-se a receber o pagamento, acrescido da importância dos prejuízos que sofreu até o dia da quitação; (correta)
b) Se a obrigação é positiva e líquida, contraída a termo certo, a mora decorrerá do simples vencimento do prazo; 
c) Se a obrigação é positiva e líquida, contraída sem prazo determinado, a mora só se verificará após decorrido o prazo fixado através de notificação, interpelação ou protesto; 
d) Se a obrigação é negativa, o devedor estará em mora desde o dia em que executar o ato a cuja abstenção se obrigara ; 
e) Se a obrigação foi contraída por devedores solidários, todos eles são responsáveis pelos juros de mora, mesmo que a ação tenha sido proposta apenas contra um deles .

Outros materiais