Buscar

PROINTER FINAL

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Joinville/Santa Catarina
Curso de Tecnologia em MARKETING
Fernanda Alves – RA: 6063282851
Flavia Carolina Grunfeld – RA: 60693095059
Rauana Cristielle Miguel da Silva – RA: 2660921567
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Joinville
2017
Fernanda Alves – RA: 6063282851
Flavia Carolina Grunfeld – RA: 60693095059
Rauana Cristielle Miguel da Silva – RA: 2660921567
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Marketing da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia.
Tutor Eletrônico: Helena Belotti 
Tutor de Sala: Marcela Anton
Joinville
2017
RESUMO
A Styroville e uma empresa de fabricação de poliestireno expandido (EPS), onde a partir desta matéria prima transforma em objetos para venda, destinados para Empreiteiras, atacados de produtos diversos, lojas de embalagens, papelarias, e lojas de produtos para festas.
Neste trabalho descreveremos sua estrutura, seu modo de gestão e funcionamento, onde podemos observar na análise SWOT suas fraquezas, ameaças e oportunidades, que são de extrema importância para o futuro da organização e para o alcance de sua missão Ser reconhecida em todo o Estado de Santa Catarina e a nível nacional por sua marca e produtos de qualidade.
E com seu futuro a Styroville tem uma grande responsabilidade Socioambiental devido sua principal matéria prima ser o poliestireno expandido (EPS), levantaremos suas responsabilidades e melhorias quanto ao descarte e reciclagem dos materiais que a Styroville produz sendo de extrema importância se enquadrar na lei municipal de resíduos sólidos e gerar conscientização por parte dos colaboradores e de seus clientes.
Nossas propostas de melhorias são acessíveis e se implantadas terão uma grande transformação econômica e ambiental a Styroville pode se tornar um modelo de organização com uma política socioambiental vigente, gerando um impacto positivo para sua imagem e também para parcerias com clientes que procuram este modelo de organização.
Palavras chave: análise SWOT, propostas, socioambiental.
Sumário
1 INTRODUÇÃO	5
2 DESENVOLVIMENTO	6
2.1 Descrição da organização	7
2.2 Descrição do produto ou serviço	10
2.3 Análise swot	12
2.4 Levantamento de campo	13
2.5 Resultados	15
2.5.1 Propostas de melhorias	15
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	19
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, analisamos a empresa Styroville, fundada em Joinville – SC, em 1993, atuante em vários segmentos, como construção civil, embalagens e etc., com o intuito de verificar a situação atual da mesma e através da multidisciplinaridade, fazer uma análise das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, conforme descrevemos no corpo do trabalho. O que nos aproxima da prática dos conteúdos estudados, além de ser uma oportunidade de através da análise, propor mudanças à empresa.
DESENVOLVIMENTO
A Styroville é uma empresa fundada e estabelecida na cidade de Joinville – SC, em julho de 1993 e desde então atua no segmento da construção civil, papelaria e outros, com produtos diversos de poliestireno expandido (EPS). Alguns desses produtos são produzidos em suas instalações como cone, placa de EPS em diversos tamanhos, capa de laje, letras, placas texturizadas para forro, recorte de peças para montagem de aviões (aeromodelos) e maquetes; e possuem outros produtos de EPS para revenda como bola, bandeja marmita e caixas de alimentos. 
Descrição da organização	
- Tipo societário, razão social e nome fantasia.
Tipo Societário: Sociedade Limitada.
Razão social: Styroville indústria de material plástico LTDA.
Nome fantasia: Styroville Soluções e Inovações em EPS.
- Motivo para a escolha do nome.
Styro vem do Polystyrene (poliestireno, em inglês) e Ville pela cidade onde foi fundada: Joinville.
- Nome e formação acadêmica do(s) proprietário(s).
O Proprietário da empresa é Jairo Storckmam, formado pela SOCIESC - Joinville, em Administração.
- Localização.
Rua Gerhard Barkemeyer, 196 - Galpão 2, bairro Vila Nova. Joinville-SC.
- Segmento de atuação.
Construção civil, papelaria, embalagens e refrigeração.
- Campo de Atuação.
Atua em todo o sul do Brasil.
- Público-Alvo.
Empreiteiras, atacados de produtos diversos, lojas de embalagens, papelarias, lojas de produtos para festas.
- Breve histórico.
Fundada em 1993, na cidade de Joinville em Santa Catarina, a STYROVILLE IND. E COM DE MATERIAIS PLASTICOS LTDA, nasceu distribuindo embalagens, caixas térmicas e artigos para papelaria em EPS- Poliestireno Expandido, para o sul do país.
Com o desenvolvimento do mercado da Construção civil no Brasil a Styroville foi uma das pioneiras em fornecimento de capas e lajotas em EPS, para lajes pré-moldadas e treliçadas, representando hoje boa parte das vendas, sendo a área que mais se desenvolve tecnicamente.
- Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios da organização.
Visão: Obter o reconhecimento dos nossos clientes e fornecedores, priorizando sempre o atendimento e a qualidade dos produtos. 
Missão: Atender os requisitos dos clientes, melhorando continuamente seus serviços, a fim de atender seus objetivos.
Ser reconhecida em todo o Estado de Santa Catarina e a nível nacional por sua marca e produtos de qualidade.
Objetivo: A médio prazo é poder fidelizar os clientes conquistados para que cada vez mais possam adquirir os produtos, gerando mais lucro.
Valores: Confiança, compromisso, respeito, integridade, lisura.
Princípios: Atuar com dedicação, eficiência e eficácia. Utilizando matéria-prima de qualidade e levando o que há de melhor para nossos clientes.
- Infraestrutura e instalações.
Sua Infraestrutura é composta por um total de 2000m² e maquinário de última geração como Router CNC (máquina controlada pelo computador tendo como principais aplicações, trabalhos em madeira, plásticos, espumas, entre outros) com Comando CNC (software de operação da máquina) e Esquadrejadeiras (máquina que permite que se recorte em ângulo reto perfeito sem a utilização de esquadro, régua, metro ou lápis, numa serra circular de mesa).
- Quantidade de funcionários.
14(catorze) funcionários.
- Tecnologias de gestão utilizadas pela organização.
A empresa não utiliza de nenhum método de tecnologia de gestão, nem mesmo 5S, que é uma ferramenta amplamente utilizada na busca pela melhoria da qualidade geral, ou nenhuma outra ferramenta descrita nos materiais de estudo. Não há programação da produção industrial, não aplicam o just-in-time, que seria um modelo adequado, tendo em vista que também produzem peças grandes, como as grandes placas de EPS para forro, por exemplo, o que gera aumento de estoque parado e até mesmo um possível dano ao produto finalizado, já que o EPS é um material consideravelmente frágil. Além disso, não há o hábito de aplicar nenhum fluxograma, nem mesmo o diagrama de Ishikawa, 4M ou 5W2H.
- Fatores críticos (ou chave) de sucesso (aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e no seu desempenho).
Material de qualidade, tecnologia, agilidade na entrega local.
Descrição do produto ou serviço
- Principal produto(s) ou serviço(s) da organização.
Seu principal produto é o poliestireno expandido (EPS). A empresa adquire grandes placas de EPS para recortar e transformá-las nos seguintes produtos: Cone, Placa de EPS em diversos tamanhos, capa de laje, letras, placas texturizadas para forro. 
- Principal marca(s) da organização (designativo que identifica produtos ou serviços).
Styroville.
- Principais características do(s) produto(s) (tamanho, formato, peso, dimensão, cor, etc.).
A empresa trabalhacom vários produtos, os principais são: Chapa F1 1000x500x20mm, embalagem para alimentos MC 300 ML com tampa e cone maciço 55mmx100mm. 
- Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço.
Poliestireno expandido (EPS) de várias densidades, variando de t1af a t7af, tamanhos e formatos diversos, dependendo da destinação.
 - Principais fornecedores.
ISOTERM Indústria e Com. de Embalagens LTDA, situada em Araquari - SC e Marcos C. Atui Styroform EPP, que atende pelo nome fantasia de Styroform, situada em São Paulo - SP. 
- Benefícios e facilidades oferecidos para o cliente.
A Styroville facilita o pagamento aos seus clientes, aceitando boleto após análise, cartão, depósito em conta, cheque à vista, além de isenção do frete em pedidos a partir de R$150,00; além de entregar seus pedidos, mesmo que volumosos em um curto espaço de tempo para a região de Joinville. 
- Principais clientes do(s) produto(s) ou serviço(s).
 Breithaupt Material de Construção e Acapel Papéis e Embalagens.
- Diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
A Styroville considera como seus fatores de sucesso o prazo de entrega, sendo capaz de entregar grandes pedidos em um curto espaço de tempo para a região de Joinville; os contratos exclusivos com algumas empresas; acredita também na facilidade nas formas de pagamento e a isenção de frete, em alguns casos, como um fator importante ao cliente.
- Ferramentas utilizadas para garantir a qualidade do(s) produto(s) ou serviço(s).
Adequação e modernidade do maquinário utilizado, tendo até máquinas automatizadas, a qualidade da matéria-prima e a conferência do gerente de produção nas peças prontas.
Análise SWOT
A matriz SWOT, é uma ferramenta da administração estratégica utilizada para entender e buscar melhorias para uma empresa. SWOT é um acrônimo em inglês que significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weknesses), Oportunidades (oportunities) e Ameaças (Threats). As forças e as fraquezas são fatores internos, enquanto oportunidades e ameaças correspondem a fatores externos. E é a partir da matriz, que realizamos a análise da empresa. Vejamos a matriz realizada na empresa estudada no presente momento:
Fonte: Elaborado pelo autor
Levantamento de campo
Política socioambiental da organização:
- Qual o posicionamento da organização em relação à questão socioambiental?
A empresa não possui um posicionamento nem ações efetivas em relação a esse assunto. O que fazem é revender as sobras de material (EPS) a um dos fornecedores, por R$0,50/kg (cinquenta centavos por quilograma). 
- Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E comprometimento?
Os proprietários têm consciência de que precisam implementar essa importante mudança em relação às questões socioambientais, porém não há no momento nenhuma iniciativa, nem tão pouco comprometimento com a questão ou ações efetivas. Logo, também não há essa preocupação por parte dos funcionários. Os clientes não perguntam a sobre a consciência socioambiental da empresa na hora da compra.
- Existe uma política socioambiental definida na organização? Se sim, qual? Descreva.
Não há uma política definida, com critérios de exclusão ou qualificação. A única prática socioambiental existente na empresa é a busca das sobras de material em seus clientes. Ou os mesmos podem levar as sobras até a empresa. Feito isso, a empresa junta com suas próprias sobras e revende a um fornecedor.
- Quais são os tipos de resíduos produzidos pela organização?
Resíduo sólido industrial, sendo as sobras de recortes de EPS; resíduos sólidos de matéria orgânica, como papel higiênico e papel toalha usados; e resíduos sólidos de matéria inorgânica, os papéis do administrativo.
- Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis? 
A empresa tem baixo nível de poluição, pois o maquinário é movido à energia elétrica. Os resíduos da produção são, conforme já descrito, revendidos a um fornecedor, e os papéis utilizados no administrativo, são reutilizados como rascunhos para aproveitar ambos os lados da folha e depois descartados. Na parte de segurança e condições de trabalho, como utilizam uma cola muito forte em determinados momentos, os funcionários utilizam luvas e máscaras. Houve a troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e os maquinários da fábrica são ligados somente quando serão utilizados.
Já na questão da eficiência na utilização dos recursos, a empresa não se mostra muito eficiente. Tendo em vista que há muito desperdício de material, pois a empresa recebe os blocos de EPS geralmente de 4m (quatro metros) e faz o recorte de acordo com o produto solicitado pelo cliente, não havendo planejamento sobre a melhor utilização do bloco e quais produtos podem ser produzidos a partir das sobras de blocos, como blocos pela metade e etc. As sobras menores que 1m (um metro) do bloco de EPS, é destinado para revenda ao fornecedor. E, em média, são revendidos trinta bags (como são chamadas as embalagens de ráfia de polipropileno, resistentes, utilizadas para transportar materiais recicláveis) de sobras de EPS, pesando em torno de 200 kg (duzentos quilogramas) ao total.
- Existe alguma legislação municipal que aborde a responsabilidade ambiental na qual a organização se enquadre? Se sim, qual?
A única lei municipal que consiste é a LEI COMPLEMENTAR N 395, DE 19 de dezembro de 2013, onde dispõe sobre a política de resíduos sólidos no município de Joinville. A Styroville parcialmente se enquadra com a responsabilidade de ser coletados e tratados adequadamente, pois coleta o produto de seus clientes que fazem a reciclagem, e vende as sobras do produto para reutilização.
- Qual o nível de capacidade do pessoal? 
No que diz respeito ao know-how dos funcionários em relação às suas tarefas realizadas na empresa, todos se mostram capazes e desenvolveram as habilidades necessárias às suas respectivas áreas de trabalho. Porém a empresa como exigência, pede apenas uma formação acadêmica mínima como ensino médio completo, como requisito para contratação.
- Há capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)?
A empresa não tem estrutura física para comportar um novo setor, pois o galpão onde se encontra atualmente é alugado. Além disso, anão há planejamento para ampliação.
2.5 Resultados
2.5.1 Propostas de melhorias
- Identificar os problemas que a empresa enfrenta em relação a sua gestão socioambiental. 
Na atualidade, cada vez mais vemos o campo corporativo indo em direção a um modelo de negócios e práticas mais sustentáveis. A busca pela implementação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações vem crescendo, pois com tanto acesso a informação sobre o tema, o empresário pode verificar o quanto custa não ter um sistema de gestão ambiental implantado: Perda de competitividade, multas, danos à imagem, processos na justiça, acidentes ambientais, são somente alguns exemplos de custos que podem ocorrer a empresas que ignoram o SGA. 
A empresa Styroville que vem sendo estudada ao longo desse trabalho, não apresenta política ou gestão socioambiental, com isso, apresenta alguns problemas, ou seja, deixa de perceber alguns benefícios, tais como: uma imagem que possa torná-la mais atraente para o mercado; redução de desperdícios; prevenção de riscos (ambientais, multas, ações judiciais, etc.); divulgação da responsabilidade ambiental para toda a empresa; boa reputação nos órgãos ambientais, na comunidade e ONGs; possibilidade de obter financiamentos a taxas reduzidas ou atendimento a requisitos dos bancos; possibilidade de reduzir custos de seguro; benefícios intangíveis, tais como melhoria do gerenciamento, em função da cultura sistêmica, da padronização dos processos, treinamento e capacitação de pessoal, rastreabilidade de informações técnicas, etc. 
Ainda que tais benefícios não obtidos ou percebidos citados acima, sejam genéricos, podemos considera-los verdadeiros para a Styroville,pois como já mencionado acima, a empresa não possui nenhuma gestão ambiental no presente momento.
- Propor soluções de melhorias e/ou implementação. 
A empresa revende as sobras de EPS por R$0,50/kg a um fornecedor. Tendo em vista que a mesma recebe R$0,50 por quilograma de EPS, e que cada bag possui 200 quilogramas, a cada bag a empresa ganha R$100,00. Como revende cerca de 30 bags por mês, o ganho mensal com as sobras é de R$3.000,00. Uma possibilidade seria destinar esse valor, ou até mesmo metade, para uma cooperativa de mulheres da comunidade que se encontram em situação de risco econômico, social, etc. E que com esse valor possam fazer e cuidar de uma horta comunitária orgânica. Além de proporcionar alimentos às pessoas de baixa renda, sendo orgânica, não haverá contaminação do solo por agrotóxicos e os alimentos serão mais saudáveis. 
Fazer parte de um programa como o menor aprendiz, e/ou ter convênios com instituições de ensino profissionalizantes, possibilitando a contratação de jovens recém-formados em cursos técnicos através de estágio remunerado. Ajudando ambas as partes, pois o salário do estagiário é menor, logo o gasto da empresa será menor, e o estagiário ganha experiência profissional e renda, melhorando sua vida no geral.
A empresa possui um caminhão Mercedes-Benz, modelo accelo 815, à diesel. Se realizar a mudança para gás natural veicular (GNV), pode obter algumas vantagens, tais como: É um gás ambientalmente sustentável; os veículos enquadram-se na categoria com baixíssima emissão de poluentes, pois o gás natural é um dos combustíveis mais limpos; o GNV não pode ser adulterado, por isso aumenta a eficácia dos controles com combustível; é seguro, porque precisa passar por todas as vistoriais anuais; e caso troquem de caminhão, o kit pode ser transferido para outro veículo. No site da SCGÁS, companhia de gás de Santa Catarina, é possível encontrar os postos com GNV em todo o estado. Na cidade de Joinville – SC, onde a Styroville está situada, há 11 (onze) postos cadastrados, demostrando que existe uma boa distribuição de postos pela cidade. Além disso, a empresa pode consultar os postos nas demais cidades do estado, o que facilita o planejamento de entregas em cidades da região. Como no site há um simulador de economia apenas para gasolina ou álcool em relação ao GNV, optamos por contatar um posto aleatório da cidade de Joinville, a fim de comparar o valor cobrado pelo GNV e pelo Diesel, que é o atual combustível utilizado pelo caminhão da empresa. O contato foi realizado no dia 15/11/2017 e o preço informado do GNV foi de R$1,99 e do Diesel foi de R$3,29. Uma diferença, portanto, de R$1,30, demostrando assim, que a mudança é interessante não somente do ponto de vista ambiental, como também do econômico.
- Justificar os motivos que levaram a escolha dessas propostas. Alguns exemplos de melhorias e/ou implementação: 
O uso do valor que é arrecadado com a venda das sobras de material é uma maneira de valorizar a comunidade, dando mais qualidade de vida com o aumento do consumo de legumes, verduras e frutas, ou seja, cuidando do lado social. E faz com que a empresa perceba o benefício de ter uma boa reputação nos órgãos ambientais, comunidade e ONGs, conforme citado anteriormente nesse trabalho. O fato de destinar um fim correto para as sobras de EPS já faz parte do lado ambiental e fazer com que a horta comunitária seja uma horta sem agrotóxicos, continua contemplando a questão ambiental. 
 O convênio com instituições de ensino beneficia a comunidade; o mercado de trabalho, que terá mais profissionais qualificados ao final do programa; e a economia local, pois os jovens empregados irão gastar seus salários, movimentando o comércio da cidade. Além de beneficiar a própria empresa com profissionais graduados e capacitados com conhecimentos adquiridos recentemente, ou seja, prontos para coloca-los em prática. Nesse aspecto, pode-se perceber o benefício intangível de treinamento e capacitação de pessoal. 
A mudança no tipo de combustível, tendo por objetivo menor emissão de poluentes na atmosfera, não se torna apenas mais econômico para a empresa, como é também, mais um item para a mesma agregar às suas atividades sustentáveis e incentivar a criação da política socioambiental da empresa. Tendo assim, uma eco-friendly iniciative, ou iniciativa amigável ao meio ambiente perante seus funcionários, clientes e fornecedores, impactando positivamente a imagem da empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final do trabalho, conclui-se quem sem conhecimento de como administrar um empreendimento, dificilmente nos tornaremos empreendedores de sucesso. Que, deve-se buscar mudanças conforme o mercado. Ter um plano de negócio, para isso o melhor caminho é a pesquisa de satisfação de clientes, funcionários e mudança do mercado.
 Falta um plano de sustentabilidade com os resíduos, podendo incluir a comunidade, para que tenham retornos positivos, publicamente e financeiramente. Como por exemplo, divulgando projetos para pessoas carentes.
Sendo assim o objetivo geral do trabalho é o de melhorar o desempenho da empresa em suas atividades, e para tanto, sabemos que existe uma relação precisa entre o diretor responsável e os funcionários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bag, Evolution. Big Bag de ráfia. Disponível em: <http://www.bagevolution.com.br/ big-bag-rafia> Acesso em: 11/11/2017. 
Rabobank, Brasil. Política Socioambiental. Disponível em: <http://www.rabobank. com.br/pt/content/sustentabilidade/politica_socio.html>. Acesso em: 14/11/2017.
Enciclopedia, Culturama. Capacidade - Definição, conceito, significado, o que é Capacidade. Disponível em: <https://edukavita.blogspot.com.br/2013/01/conceitos-e-definicao-da-capacidade.html>. Acesso em: 14/11/2017.
Que, Conceito. Know How. Disponível em: < http://queconceito.com.br/know-how >. Acesso em: 14/11/2017.
Cristian, Edel Weiss. Com o preço mais barato do país, gás natural veicular se torna mais atrativo em Santa Catarina. Disponível em: < http://dc.clicrbs.com.br/ sc/estilo-de-vida/noticia/2017/03/com-preco-mais-barato-do-pais-gas-natural-veicular-se-torna-mais-atrativo-em-santa-catarina-9746047.html>. Acesso em: 15/11/2017
Companhia, de Gás de Santa Catarina. Rede de postos. Disponível em: <http://www.scgas.com.br/rede/index/page/11/cidade/>. Acesso em: 15/11/2017.
Pensamento, Verde. Conheça o termo e alguns produtos "eco-friendly” Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/conheca-o-termo-e-alguns-produtos-eco-friendly/> Acesso em: 15/11/2017.
Portal, São Francisco. Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.portalsaofran cisco.com.br/meio-ambiente/residuos-solidos>. Acesso em: 15/11/2017.
MOREIRA, Maria S. Estratégia e Implantação de Gestão Ambiental Modelo ISO 14000. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2006.
PEREIRA, Adriana C., SILVA, Gibson Z. da, CARBONARI, Maria Elisa E. Sustentabilidade na prática: Fundamentos, Experiências e Habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicações Ltda., 2011.

Outros materiais