Buscar

Aula Física Marcia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A física é a área da ciência natural que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria do decorrer do espaço e do tempo. A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa ’natureza’. A física foi definida como; a ciência que estuda a natureza.
A Física procura descrever, prever e justificar através de leis os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.
A divisão didática da física é dada por: Mecânica, Clássica, Óptica, Termologia, Eletrologia, Ondulatória e Contemporânea.
O início da física clássica começa com os estudos de Galileu Galilei e o paradigma de René Descartes. As divisões clássicas da física foram baseadas em fenômenos naturais.
Depois disso, o interesse pela mecânica e pelo calor e suas propriedades criou as bases para o surgimento da termodinâmica. Em seguida, vieram a eletricidade, o magnetismo e a óptica.
As divisões da física moderna também são feitas em acordo com os tipos particulares de estruturas da natureza.
Mecânica clássica
Descreve o movimento de objetos macroscópicos. Pode ser dividida em Cinemática, Estática e Dinâmica. Ela surgiu durante a revolução científica, com a consolidação da física como ciência moderna. Galileu Galilei é o responsável pelo início da mecânica clássica.
Ondulatória 
Estuda as características e as propriedades das ondas e seus movimentos. Esse estudo começou com Galileu Galilei e Isaac Newton. Estuda-se nessa área o comprimento de onda, a oscilação, a amplitude, a frequência, a fase, a reflexão, a refração, a difração, a interferência, a polarização e o efeito Doppler.
Óptica
 Estuda os fenômenos ópticos que dependem da teoria sobre a natureza das ondas eletromagnéticas.
Termodinâmica (Termologia)
 Estudo do calor, da energia térmica em trânsito, que se diferencia de temperatura, ou grau de agitação das moléculas. Os principais conceitos são calor, temperatura, pressão, volume, energia térmica, entalpia, entropia, capacidade térmica e calor específico.
Eletromagnetismo
Estuda a união da eletricidade com o magnetismo. A luz é uma radiação eletromagnética. Os principais conceitos são capacitância, carga elétrica, corrente elétrica, condutividade elétrica, campo elétrico, permissividade elétrica, potencial elétrico, resistência elétrica, indução eletromagnética, radiação eletromagnética, campo magnético, fluxo magnético, monopolo magnético e permeabilidade magnética.
Física moderna
Surgiu no final do século XIX para descrever fenômenos naturais. Engloba a relatividade, a mecânica quântica e a física das partículas elementares.
Relatividade
Foi descrita em 1905, por Albert Einstein. Generaliza, por meio de equações de campo, os efeitos descritos pela relatividade restrita para referenciais não-inerciais. Também engloba a mais completa descrição da gravidade.
Mecânica quântica
Fundada por Planck e Einstein, esta área da física aborda as dimensões subatômicas.
GRANDEZAS FÍSICAS
Podemos dizer de modo mais usual que grandeza é tudo aquilo que pode variar quantitativamente.Deste modo, grandezas físicas são as que podem ser medidas.
São divididas em dois grupos: escalares e vetoriais.
GRANDEZAS ESCALARES
GRANDEZA DEFINIDA POR UM VALOR NUMÉRICO(módulo) E UNIDADE DE MEDIDA.
TEMPO
ENERGIA
TRABALHO
TEMPERA
TURA
MASSA
ESCALAR
12
12
GRANDEZAS VETORIAIS
Grandezas vetoriais: são aquelas que não ficam totalmente determinadas com um valor e uma unidade, para que fiquem totalmente definidas necessitam de módulo (número com unidade de medida), direção e sentido.
Exemplos: velocidade, força, aceleração, etc.
GRANDEZA DEFINIDA POR UM MÓDULO, DIREÇÃO E SENTIDO
VELOCI
DADE
CAMPO
ELÉTRICO
CAMPO
MAGNÉTICO
ACELERA
ÇÃO
FORÇA
VETORIAL
13
13
14
15
CINEMÁTICA:
Estuda o movimento e repouso em si, sem se preocupar com o que colocou ou tirou o objeto do movimento. 
Usa como unidades : Posição, Comprimento, Tempo, Velocidade, Aceleração.
Repouso – Movimento
Movimento: é quando um objeto se move de um lugar para o outro. Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.
Repouso: é quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, ou seja, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.
Velocidade
A velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso. É uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo. A distância é medida em metros e o tempo em segundo (m/s).
Aceleração
 Aceleração é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia. É uma grandeza vetorial que como tal possui módulo, direção e sentido.
No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de aceleração é o metro por segundo ao quadrado (m/s2).
No movimento retilíneo uniforme (MRU) a velocidade é sempre constante, sendo assim, esse tipo de movimento não possui aceleração, ou melhor, sua aceleração é nula (a = 0). Porém, no movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), como o próprio nome diz, a velocidade varia de forma uniforme em todos os instantes do movimento.
 
Assim, a aceleração do movimento é constante e pode ser determinada da seguinte forma: am= ∆v/∆t
Trajetória e Deslocamento
A distância percorrida (ou espaço percorrido) é a medida sobre a trajetória descrita no movimento; o seu valor depende da trajetória. 
O deslocamento é a medida da linha reta que une a posição inicial e a posição final; o seu valor só depende destas posições, não depende da trajetória.
Referências Bibliográficas:
https://www.colegioweb.com.br/fundamentos-da-cinematica-escalar/repouso-movimento.html
Mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/conceito-aceleracao-1.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais