A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
PIM VIII

Pré-visualização | Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM VIII)
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
APLICAÇÃO ASP.NET
Controle de notas
PAULÍNIA
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM VIII)
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
APLICAÇÃO ASP.NET
Controle de notas
Trabalho de conclusão de bimestre, apresentado à banca examinadora da UNIP para a obtenção de nota semestral em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
PAULÍNIA
2017
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo o planejamento e o processo de desenvolvimento de um sistema acadêmico, com foco nas necessidades da Faculdade UNIP, apoiando-se nas principais técnicas de programação para Internet através da plataforma .NET da Microsoft, com a linguagem C# em conjunto com as tecnologias oferecidas pelo ASP.NET 2.0. São discutidas todas as escolhas tecnológicas para a criação do sistema, apresentando de forma sucinta com dados e gráficos o porquê de cada decisão, a fim de demonstrar a viabilidade das propostas deste trabalho e como cada uma delas favorece a criação do sistema e pode facilitar sua manutenção. Por fim, tornou-se possível constatar que a utilização da Internet como base para sistemas de gestão – sejam eles acadêmicos ou não pode ser um grande atrativo, além de facilitar um dos maiores desafios de sistemas a serem acessados por diferentes usuários em diferentes lugares, que é a distribuição do mesmo.
ABSTRACT
The present work has as objective the planning and the process of development of an academic system, focusing on the needs of the UNIP Faculty, relying on the main programming techniques for the Internet through the Microsoft .NET platform, with the C # language together with the technologies offered by ASP.NET 2.0. All the technological choices for the creation of the system are discussed, presenting briefly with data and graphs the reason for each decision, in order to demonstrate the viability of the proposals of this work and how each favors the creation of the system and can facilitate its maintenance. Finally, it has become possible to verify that the use of the Internet as a basis for management systems - be they academic or not can be a great attraction, besides facilitating one of the biggest challenges of systems to be accessed by different users in different places, which is the distribution of it.
SUMÁRIO
RESUMO	3
ABSTRACT	4
SUMÁRIO	5
1	INTRODUÇÃO	7
2	DESENVOLVIMENTO	7
3	ESTUDO DE CASO	8
4	ANÁLISE E RESULTADOS PARA GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE	9
4.1	PROJETO DE SOFTWARE MANAGER	10
4.2	PLANEJAMENTO DO PROJETO	11
4.3	DEFINIÇÃO DO ESCOPO	13
4.4	CRONOGRAMA E PLANO DE RISCO	13
4.5	SEGURANÇA E PADRÕES DE QUALIDADE	14
5	ANÁLISE E RESULTADOS PARA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS	15
5.1	ABSTRAÇÃO	16
5.2	ENCAPSULAMENTO	16
5.3	HERANÇA	16
5.4	POLIMORFISMO	17
6	ANÁLISE E RESULTADOS PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET	17
6.1	ESCOLHAS TECNOLÓGICAS	18
6.2	PLATAFORMA .NET	20
6.3	FRAMEWORK .NET	20
6.4	LINGUAGEM C#	22
6.5	ASP.NET	23
7	CONCLUSÃO	25
8	REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS	25
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade, organizar as informações vem sendo um desafio. E é este mesmo desafio que ainda hoje impulsiona os avanços na área de tecnologia da informação.
 Nas últimas décadas, o processo de informatização deixou de ser estritamente científico, militar e acadêmico, para se tornar comercial. Desde então, a informatização tornou-se um instrumento administrativo, mostrando-se uma ferramenta poderosa de gestão.
 As principais vantagens agregadas pela tecnologia foram: capacidade de manipular uma enorme quantidade de dados simultaneamente; precisão, velocidade, menor desperdício e redução de custo (automação de tarefas) e, com o advento da Internet, ampliou-se os mercados consumidores a o tamanho atingido pela grande rede. Transformar toda a tecnologia que está disponível em oportunidades é o grande desafio, assim como compreender exatamente para que a informatização seja desejada. Sendo assim, a informatização pode oferecer inúmeras vantagens e oportunidades. Além disso, com a proliferação da Internet, a criação de sistemas totalmente conectados e disponíveis todo o tempo tornou-se simples e, o mais importante, barata.
 Dadas estas oportunidades, este trabalho pretende apresentar a criação de um sistema de gestão acadêmica online, facilitando as operações das três entidades principais envolvidas: alunos, professores e funcionários administrativos.
DESENVOLVIMENTO
O objetivo de construir um sistema acadêmico aproveitando-se das oportunidades oferecidas por um ambiente de Internet vai de encontro à necessidade por este tipo de sistema. Tal necessidade não se trata de um fato isolado, mas algo comum a diversas instituições de ensino. Segundo Orlandini (2005), com a presença cada vez mais constante de serviços de hospedagem de sistemas pela Internet, é provável que a informatização esteja tão acessível e tão presente nas organizações quanto à energia elétrica. Um número cada vez maior de empresas está aderindo a esse serviço, que possibilita acima de tudo uma redução dramática nos custos inerentes à infraestrutura de TI. Esta evolução da Internet como base para sistemas de informação. Em um período de dez anos, sistemas publicados para Internet cresceram aproximadamente 60%.
As instituições de ensino superior, em especial as instituições públicas, parecem estar no extremo oposto deste cenário. Mesmo instituições diretamente relacionadas à tecnologia, muitas vezes não possuem ferramentas de ponta aproveitando-se deste conhecimento.
Uma das preocupações deste trabalho, desde o início do levantamento de requisitos, foi avaliar como elaborar o proposto sistema acadêmico de forma que se torne facilmente manutenível e expansível, pela própria instituição, através de seus alunos e estagiários. Também existe a preocupação com a continuidade do projeto, possibilitando que, com o passar do tempo, o sistema se torne cada vez mais produtivo e, o mais importante, auxiliando a faculdade a também se tornar mais produtiva.
ESTUDO DE CASO
Neste projeto, composto de duas partes, uma teórica e outra prática, deverá desenvolver em ASP.NET uma aplicação web para o gerenciamento das tarefas acadêmicas (trabalhos, provas, atividades complementares, DPs etc.) precisará entregar para concluir o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O desenvolvimento da aplicação em ASP.NET deverá ser gerenciado desde a definição do escopo até a entrega deste trabalho e deverá conter também:
Atividades de gerenciamento do projeto: 
1. Descrever o escopo do projeto;
 2. Elaborar a EAP;
 3. Desenvolver o cronograma;
 4. Apresentar o plano de risco;
 5. Definir os padrões de qualidade esperados.
Sistema web em ASP.NET: 
1. Permitir o cadastro das tarefas acadêmicas (com opções para excluir e alterar cada tarefa);
 2. Data limite para realização de cada tarefa;
 3. Alerta (em tela) quando atingir a data de entrega da tarefa;
 4. Utilizar banco de dados Microsoft Access.
ANÁLISE E RESULTADOS PARA GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE
O trabalho padrão de uma empresa de TI envolvidos no desenvolvimento de software pode ser vista dividida em duas partes que são Criação de Software e Gerenciamento de Projetos de Software.
O projeto é uma tarefa definida, que é uma coleção de várias operações realizadas a fim de atingir um objetivo (por exemplo, desenvolvimento de software e de entrega). Um projeto pode ser caracterizado como cada projeto pode ter uma meta única e distinta, projeto não é atividade de rotina ou nas operações do dia a dia, Projeto vem com hora de início e hora de fim, Projeto termina quando seu objetivo é alcançado, por conseguinte, é uma fase temporária durante o período de vigência de uma organização e Projeto

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.