Buscar

RESENHA CRÍTICA PRONTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA
CHIBENI, Silvio Seno. Introdução à filosofia da ciência. Campinas: Unicamp, 2010. 
A obra do autor, trás a perspectiva sobre a origem da ciência moderna, ressaltando três tópicos principais.
No primeiro tópico se faz uma abordagem sobre a busca do homem pelo conhecimento, onde a necessidade de controlar fenômenos naturais junto a própria sobrevivência biológica despertou o surgimento de uma nova perspectiva.
A busca do conhecimento pelo próprio conhecimento, por mera curiosidade intelectual. Com o passar do tempo a necessidade as questões não explicadas pelo homem naturais, assim nasce uma nova visão e assim surge a ciência pela qual conhecemos atualmente, composta por suas divisões.
No segundo tópico retrata uma nova maneira de investigar o mundo foca traços fundamentais que obtém destaque a experimentação, e a matematização. Os responsáveis por essa criação de ciência moderna, vale destacar Galileo Galilei que acreditava em teorias sobre a filosofia natural.
Na constituição dessa nova ciência foi de devida importância a base do conhecimento através dos experimentos, vale ressaltar que essas observações denominadas instrumentais tiveram um papel crucial, na implantação da nova ciência.
No terceiro tópico enfatiza que o surgimento da ciência moderna focalizada mais pela questão do método de investigação da natureza, não teve sentido usual por esses termos mais sim por outros motivos, o conhecimento cientifico não se resume somente pela observação sistemática, e registros de fenômenos vai além de outras explicações.
Descartes e seus sucessores próximos lançaram, assim um fértil programa de investigação que forneceria material de pesquisa por vários séculos.Nas mais diversas áreas da ciência, cita exemplos de outros grandes cientistas em grande parte do tópico e fica a questão de se saber mais a cada dia com novas experiências que vão ser modificados constantemente.
A obra fornece aspectos de grande entendimento, a questão da evolução a filosofia moderna com características bem explicitas sobre o seu surgimento. Pode-se observar que o método cientifico tem base inicial no pensamento, é necessidade de entender o meio ao qual se vive.
 Existe alguns pontos ao qual se deve questionar, os tópicos possuem uma linguagem bem explicativa.
Alguns pontos vale ressaltar poderia haver uma explicação bem mais resumida sobre a formação da ciência o autor em determinadas partes retorna ao mesmo principio citado anteriormente. Os exemplos são de grande revelia para entendimento de todo esse processo.
E uma leitura que exige um conhecimento básico sobre a evolução desse pensamento filosófico, e posteriormente cientifico.
Finalmente com o auxilio dessa obra podemos nos conscientizar para entendimento amplo e amadurecer mais o conhecimento sobre o processo de modernização, criação e evolução dos ramos científicos.

Outros materiais