Buscar

Consultoria (1)

Prévia do material em texto

�
�
�
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
	SOROCABA	
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
2º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
Processos Gerenciais e Matemática
AUTORES
Bruna Aparecida da Silva RA 2855177770
Claudiane Mendes Andrade	RA 1709862426
Simone Regina Queiroz Miguel	RA 1709918994
 Luís Renato Sant’Anna RA 1600342314
Felipe
 
Consultoria
 SUMÁRIO
	1
	Introdução
	Página 3 
	2
	Organograma
	Página 4
	3
	Estrutura Organizacional
	Página 5
	4
	Considerações Finais
	Página 10 
	5
	Referências
	Página 11
 
 
1- Introdução 
Trata-se de uma empresa regional que iniciou suas atividades com um supermercado, e cresceu após 20 anos, tornando-se um Hipermercado BOM SUCESSO da cidade de Boituva, SP, centralizado no centro da cidade, onde é concentrada a maior parte da população.
Tendo como objetivo a venda de produtos alimentícios e juntando eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 
Desenvolvendo também profissionais e qualificando pessoas para uma maior qualidade em atendimento e vendas para a população. 
Tornando o crescimento da empresa maior em lucros, formando e desenvolvendo valores éticos e morais para a região Sul. 
2 - Organograma da empresa:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Presidente
	
	
	
	
	
	
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	Diretoria
	 
	 
	Compras e Finanças
	 
	Operações
	 
	 
	
	 
	 
	
	 
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
	Gerências: Mercearia; Hortifrúti; Padaria;
	
	
	
	
	Armarinho e Têxtil; Açougue e Peixaria; 
	
	
	
	
	Segurança. 
	
	 
	
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
3 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O Hipermercado Bom Sucesso, que iniciou suas atividades como supermercado e cresceu após 20 anos, detém 70% do mercado na cidade, com vendas de produtos alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 
Tendo na supervisão: Presidente, diretorias financeiras compras, operações gerencia de mercadorias secas e molhadas, horti fruti, padaria, armarinho e têxtil, açougue e segurança. 
Para definir esta estrutura temos como objetivo abranger o grande número da população da região, abrindo futuramente filiais e também juntar o mercado alimentício com eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Assim, abrangendo cidades vizinhas.
 	A direção da empresa vai orientar os colaboradores no melhor atendimento à base de treinamentos, para cada vez mais aperfeiçoar a qualidade e faturamento da empresa. Motivando sempre o alcance de novas oportunidades e cargos superiores para os integrantes desta empresa, se tornando uma espécie de degraus, formando líderes e fazendo um trabalho de liderança para determinados setores. 
Passando para os colaboradores as metas a serem cumpridas pelos setores da empresa e avaliando os resultados obtidos. Com muita organização em todas as áreas, o abastecimento, apresentação de setores, visibilidade em preços facilitando o acesso dos clientes, todos estes fatores vão ser minuciosamente cuidados.
Sempre buscando, por parte da empresa, dar informações de tudo o que acontece nela e levar ao conhecimento dos colaboradores. Tornando assim, uma equipe motivada e comprometida com a empresa. 
Diretoria: Financeira, Compras, Operacional
Propor uma reciclagem (Visão, Valores e Missão), mesmo todos os diretores já cientes de toda a parte teórica, mostrar na pratica com dinâmicas, porém com o rumo humano, assim desenvolvendo afeto com seus subordinados.
Criar uma reunião por semana, mostrando o que vem ajudando cada um na sua área e as dificuldades, com treinamentos internos focando a causa e principalmente a solução. Com isso, uma força tarefa para que a solução apareça mais rapidamente e não buscar culpados, sendo jogado de um lado para o outro. Assim, cada setor saberá a dificuldade de todos os outros, se ajudando mutuamente. A seguir, cada Diretor realizaria uma reunião individual com seus subordinados diretos, mostrando principalmente os números e salientando os bons resultado das vendas. 
Os diretores da área Financeira e Compras devem participar de treinamentos que desenvolvam “sua parte mais humana”, visando conhecer as dificuldades de seus subordinados, também como gerir equipes com inúmeros colaboradores, cada um com sua peculiaridade. 
Obs.: Todos os treinamentos e cursos seriam internos, gerando um custo menor à empresa.
Gerentes: Padaria (2), Mercearia e Secos e Molhados (1), Hortifrutícola (1), Linha Marrom/Branca (1), Armarinho e Têxtil (1), Segurança (1).
Primeiramente, dispensaria um Gerente da Padaria e todos participariam de uma nova reciclagem (Visão, Valores e Missão). A empresa daria um auxilio para que o gerente da padaria fizesse um curso sobre panificação, (com novos meios e técnicas) assim podendo distribuir o ensinamentos a todos de sua área.
Para o da mercearia, secos e molhados, um curso para aprimorar seus conhecimentos, assim também transmitindo para seus colaboradores.
A Hortifrutícola teria uma proposta custeada pela empresa, se diminuísse o desperdício, ele e mais um colaborador de sua equipe, passariam dois dias em um camping.
Para o Gerente da área de Segurança, um curso de defesa pessoal custeado pela empresa.
 Teria uma bonificação para os setores que diminuírem os desperdícios.
 Além de todas as propostas elencadas acima, vamos propor que o Diretor faça uma reunião por semana entre os lideres de todos os setores, para que possam trocar informações e soluções sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas em cada setor. Essa reunião seria sempre as sextas feiras pela manhã, com um café da manhã agradável, para que possam estar mais tranqüilos e dessa forma trazer novas idéias.
 Sugiro como meio de incentivo a todos os funcionários, criar um programa chamado “Banco de Idéias” para os colaboradores de todos os setores. Esse programa consiste em colocar uma urna em cada setor, para que o colaborador possa escrever em um papel a sua idéia de como melhorar seu setor, como por exemplo, evitar o desperdício. Essa idéia tem que ser aplicada pelo funcionário, com apoio e aprovação da empresa, e assim que for comprovada sua eficácia, esse funcionário receberá um prêmio em dinheiro, a ser estipulado por cada setor, baseado no impacto da economia gerada.
 Com essas medidas, que são simples e de fácil aplicabilidade, em pouco tempo a empresa estará obtendo mais lucros e diminuindo suas perdas.
Aspecto Motivacional e desenvolvimento de Capacitação da área operacional
Por parte de motivação, e analisando o que se implantou nas relações existentes no Hipermercado Bom Sucesso é a Teoria de ERC de Alderfer.
Clayton Alderfer, em 1969, reduziu os cinco níveis da pirâmide de Maslow para apenas três níveis de necessidades de motivação, que denominou teoria ERC :
Necessidades de existência (E): o desejo de bem-estar fisiológico e as exigências materiais necessárias à existência;
Teoria explanada na prática: Salários compatíveis com outras do mesmo segmento e localização, Benefícios, Condições Ambientais/Instalações seguras e limpas, Investimento em recursos tecnológicos para desenvolvimento de tarefas. 
Necessidades de relacionamento (R): o desejo de satisfação das relações interpessoais e interação social;
Teoria explanada na prática: Programa de Responsabilidade Social, Programa Ambiental, Envolvimento de funcionários no voluntariado chamado Talentos do Bem, AssociaçãoEsportiva, Salão de Convivência, Academia, Eventos para funcionários e familiares, Visita de familiares a empresa, Torneios Esportivos, Reuniões de cafezinho com Gerentes, Diretores.
Necessidades de crescimento (C): o desejo internalizado de crescimento continuado e desenvolvimento pessoal.
Teoria explanada na prática: Plano de Carreira, Promoções por mérito alcançável por bom resultados em avaliação de desempenho com feedback, Oportunidade de Crescimento Profissional, Programa de Reconhecimento por Projetos de Melhorias.
Esta teoria se assemelha à teoria de Abraham Maslow, reduzindo a três os níveis de necessidades. Entretanto, diferencia-se quanto à flexibilidade existente nas escalas, ou seja, pode haver a migração de uma escala para outra sem que as anteriores estejam completamente satisfeitas. 
Outra fonte de motivação no trabalho se dá através de metas onde a intenção de trabalhar em direção a uma meta, pois segundo Lock, a intenção de trabalhar em direção de uma meta constitui uma grande fonte de motivação.
Esta teoria é claramente evidenciada através dos indicadores que são impostos pela empresa nas quais os funcionários buscam atingir para lhes proporcionar um salário variável melhor, além de aumentar seu desempenho na ferramenta de avaliação para promoção, a tão conhecida avaliação de desempenho, imposta aos funcionários semestralmente.
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta empresa que se formou trouxe conhecimento e valores para pessoas que nelas desenvolvem serviços. 
Melhoria para região com a inovação de um hipermercado. Trazendo também qualificação e oportunidade de aprendizagem, onde diretores gerentes e operações trabalham juntos com um único foco.
Vender, crescer e prosperar. Claro que vendas tem altos e baixos, mas com um bom atendimento e qualidade em produtos, irão deslanchar para um maior crescimento da população. 
5 – Referências
Bibliográficas:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (Livro Principal)
MUROLO, Afrânio / BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada á administração, economia e contabilidade, - 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012. (Livro Principal)
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
POLO SOROCABA
Bruna Aparecida da Silva
Claudiane Mendes Andrade
Simone Regina Queiroz Miguel
Felipe
Luís Renato Sant’Anna
Trabalho apresentado como atividade avaliativa das disciplinas de Processos Gerenciais e Matemática do Curso Superior em Tecnologia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação da professora-tutora presencial 
Profª Katheryn Fernanda Santos.
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes