Buscar

Homeostasia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.
É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.
A homeostasia consiste no processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio. A homeostasia é caracterizada pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade, porque uma ação pode ter um efeito oposto do que é expectável.
O mecanismo de feedback pode ser definido como um conjunto de respostas produzidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio. conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio. É por intermédio do mecanismo de feedback que ocorre, por exemplo, a regulação da secreção dos hormônios (veja exemplo da figura acima) e o controle da temperatura e da pressão arterial. Graças a esse controle, é possível garantir a harmonia dos sistemas e, consequentemente, a homeostase (equilíbrio do meio interno). O sistema de feedback negativo é o que mais ocorre no organismo, sendo considerado por muitos autores o mecanismo primário para a manutenção da homeostase. Ele provoca uma mudança negativa em relação à alteração inicial, ou seja, um estímulo contrário àquele que levou ao desequilíbrioO mecanismo de feedback negativo pode ser explicado analisando-se, por exemplo, o controle da pressão sanguínea. Quando ela cai abaixo do normal, nosso corpo percebe que houve um desequilíbrio e iniciam-se processos que voltam a pressão sanguínea aos valores adequados. O mesmo ocorre quando a pressão sanguínea aumenta e o corpo imediatamente realiza ajustes para que ela retorne ao normal.
O feedback positivo, diferentemente do negativo, aumenta o estímulo que gera desequilíbrio,fazendo com que os valores estejam cada vez mais diferentes do padrão. Eles ocorrem em menor quantidade no nosso corpo e nem sempre são benéficos.
O feedback positivo pode causar danos ao corpo, uma vez que não programa o organismo para voltar ao estado de estabilidade. Um exemplo de ação nociva desse mecanismo ocorre quando uma pessoa perde uma grande quantidade de sangue. A perda do sangue faz com que o coração pare de bombeá-lo de forma eficiente e, consequentemente, ocasiona a queda de pressão e diminuição do fluxo sangue para o músculo do coração. Isso faz com que o coração diminua ainda mais o bombeamento, o que ocasiona uma maior diminuição do fluxo sanguíneo, enfraquecendo ainda mais o órgão. Esse processo persiste até levar o organismo ao óbito.
O líquido corporal total esta dividido em 2 grandes compartimentos: o líquido extracelular e o líquido intracelular. O líquido extracelular por sua vez é dividido em: líquido intersticial e plasma.
Em um ser humano adulto, a quantidade total de água representa 60% de todo o peso corporal, portanto, em um homen com peso média de 70 quilos, ele terá 42 litros de água, que corresponde a 42 quilos de toda seu peso corporal.
www.lookfordiagnosis.com
Pessoas obesas tem menos líquido corporal, devido ao fato do tecido conjuntivo comportar menos quantidade de liquidos.
Destes 60%, 2/3 ou 40% será do liquido intracelular, e os outros 20% do líquido extracelular, que por sua vez sera subdividido em 15% para o liquido intersticial e 5% para o plasma.
Vias de ganho de água corporal 
* ingestão de líquidos e alimentos (2300 ml/dia) * água metabólica (200 ml/dia)
 Vias de perda de água corporal * eliminação de urina pelos rins (1500 ml/dia) * evaporação pele (600 ml/dia) * pulmões (300 ml/dia) * TGI (100 ml/dia)
A quantidade de liquido ingerida e eliminada é fundamental para que a composição química do meio interno permaneça em equilíbrio.
O liquido extracelular contém grandes quantidades de sódio, cloreto e íons de bicarbonato, mais o nutrientes para as células como oxigênio, glicose,ácidos graxos e aminoácidos. Também contem dióxido de carbono que é transportados das células para os  pulmões para ser excretado,a alem de outros produtos de excreção celulares, que são transportados paras os rins para serem eliminados.    
O líquido  intercelular difere significativamente do líquido extracelular, por exemplo, ele contém grandes quantidades de íons de potássio, magnésio e fosfato, em vez dos íons de sódio e cloreto, encontrados  no liquido extracelular. Mecanismos especiais para o transporte  de íons, através das membranas  celulares, mantém  as diferenças  de concentração  iônicas  entre os líquidos extracelulares e intracelulares.
Íon sódio: Principal cátion do LEC, Facilita condução nervosa e neuromuscular, secreção glandular, equilíbrio hídrico 
Íon potássio: Principal cátion do LIC, Facilita condução nervosa e neuromuscular, determina potencial de membrana, equilíbrio hídrico
Ácido, básico. 
Edema Situação anormal em que é observado um acúmulo de líquidos nos espaços intersticiais. É um sinal de alguma alteração na homeostasia dos líquidos. Causas principais retenção renal de sal e água insuficiência cardíaca insuficiência venosa insuficiência renal inflamação, infecções, toxinas bloqueio do retorno linfático (câncer, infecções)
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.
No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).
Difusão simples Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração
A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ou permeases, existentes ao longo da membrana plasmática.

Outros materiais