Buscar

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO COM TÉCNICAS MANUAIS DE MASSAGENS RELAXANTES MUSCULARES E SEUS BENEFÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRATAMENTO TERAPÊUTICO COM TÉCNICAS MANUAIS DE MASSAGENS RELAXANTES MUSCULARES E SEUS BENEFÍCIOS
PRISCILA MIRANDA SILVA
PALAVRAS-CHAVE: Tratamento, Técnicas, Manuais
Resumo: O tratamento terapêutico com massagem é um conjunto de manobras que, a partir do toque, desempenha resultados benéficos relaxantes musculares, proporcionando mudanças psicológicas, promoção do bem estar e melhora do comprometimento, limitações funcionais e incapacidades associadas as condições clínicas que permita empreender técnicas manuais e desenvolver os regimes de tratamento terapêutico e estimular no organismo humano eventos fisiológicos que influenciam os estados emocionais e a cognição do paciente. 
INTRODUÇÃO
O objetivo deste é discutir aspectos relevantes do tratamento terapêutico com as técnicas manuais de massagens relaxantes musculares destacando seus benefícios e tendo a mão como instrumento primário do toque essencial ao fisioterapeuta, as habilidades psicomotoras e cognitivas desenvolvidas pelo profissional será capaz de diagnosticar a causa através da manipulação qualitativa. 
OBJETIVO 
Identificar o grau de incapacitação e qualidade de vida e especificar a melhor técnica manual de massagem relaxante muscular e seus benefícios a ser utilizada no tratamento terapêutico. 
MATERIAIS E MÉTODOS
A pesquisa realizada foi a qualitativa, e os métodos utilizados para elaboração desse trabalho foram de livros e conteúdo da internet em sites, usando como critério de busca os descritores: Manual de Massagem Terapêutica, fundamentos de Massagem Terapêutica, Massagem Técnicas e Resultados no período do dia 19 de setembro de 20017. Os termos chaves utilizados foram “técnica manual” e “massagem relaxante”. Desse modo, o presente trabalho visa discutir os aspectos do tratamento terapêutico e técnicas manuais de massagens relaxantes musculares. Isto justifica-se em virtude dos benefícios para o caminho da cura e saúde sendo está uma comunicação não verbal entre terapeuta e paciente.
RESULTADOS 
Os efeitos obtidos pelas técnicas de massagem relaxante muscular tem como principais características a redução da dor, vasodilatação na pele, aumento do fluxo de sangue venoso, indução do sono e ajuda a remover agentes inflamatórios. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação.
 
CONCLUSÃO
Com base na pesquisa observamos que a massagem é uma prática que requer consciência do que está tocando, além de conhecimento básico de anatomia e fisiologia e também conceitos de variação de pressão aplicada sobre a pele, posicionamento e direção de deslizamento, região e estímulo e ritmo. A consciência das potencialidades da massagem, possibilita ao terapeuta a capacidade de explorar as diferentes técnicas quer permeiam o desenvolvimento dessa arte.
REFERÊRENCIA
ANDRADE, Carla-Krystin; CLIFFORD, Paul. Massagem Técnicas e Resultados. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 118 p. 
CASSAR, Mario-paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001. 07 p.
FRITZ, Sandy. Fundamentos de Massagem Terapêutica. 2 ed. São Paulo: Manole, 2002. 03 p.

Outros materiais