Buscar

PRATICA 4 Segunda Lei de Ohm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira Lei de Ohm
Prática 4 - Data 26/10/2017
Faculdade Senai CIMATEC
	Ana Carolina Lima, Caroline Bittencourt, Caroline Borges, Kleber Luiz Xavier, Robson Júnior, Silmar
Entregue ao professor Caio da disciplina Física Prática c
Nesse experimento foi mensurado a resistividade elétrica de 5 fios. Em quatro  fios,  possuem o mesmo material com diâmetros diferentes e um quinto fio de material diferente. Através dos valores obtidos no experimento posto em um gráfico da resistência do fio (Ω) em função seu comprimento L(metros) obtemos o valor do coeficiente angular do gráfico e depois calculamos suas respectivas resistividades e condutividades.
Palavras-chave: Primeira Lei de Ohm, Resistor.
Introdução
 A resistência elétrica de um corpo qualquer depende do tipo de material, das dimensões deste corpo, da temperatura e do valor da tensão aplicada. Diz-se, deste modo, que a resistência é uma grandeza macroscópica, uma vez que depende das características macroscópicas deste material. Há, no entanto, outra grandeza relacionada à resistência que não depende das dimensões do material: a resistividade elétrica.
A resistividade elétrica é uma propriedade específica dos materiais e depende de características microscópicas intrínsecas. Isto significa que duas peças de diferentes dimensões, de um mesmo material, apresentarão resistências elétricas distintas, embora possuam a mesma resistividade Sendo expressa por:
Onde:
ρ= resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura.
ℓ= comprimento do condutor
A= área da secção transversal.
Experimento 
Materiais e Métodos 
Os materiais utilizados na prática estão listados a seguir:
Placa de fios resistores;
1 multímetro digital;
Fios para ligação.
A montagem do experimento foi realizada como pode ser observado nas figuras 1 e 2. A placa de fios resistores é composta por 5 fios, sendo 4 deles do mesmo material e o último de material diferente (cobre). Para medir a resistência do primeiro fio (Resistor 1) da placa de resistores, foi ligado um terminal do multímetro no primeiro pino, já o segundo terminal do multímetro foi ligado ao segundo pino (250 mm) do mesmo fio. Esse procedimento foi realizado para todos os fios, anotando assim os valores referentes a resistência do fio em cada comprimento, como podemos observar na tabela 1.
Figura 1 - Montagem Experimento
Figura 2 – Fios Resistores da placa
Tabela 1 - Resistência x Comprimento do fio
	 
	Resistência (Ω) Desvio± 0,1
	L (m)
	R1
	R2
	R3
	R4
	0,25
	4,50
	1,9
	1,10
	1,5
	0,50
	8,50
	3,5
	1,90
	2,9
	0,75
	12,60
	5,0
	2,70
	4,1
	1,00
	16,80
	6,6
	3,50
	5,3
	A
	1,28E-09
	2,03E-09
	5,05E-09
	2,15E-9
A partir desses dados podemos observar os gráficos de resistência x comprimento para cada fio.
A partir dos gráficos e das tabelas obtidas podemos perceber que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor, quanto maior o tamanho do condutor, maior será a resistência deste. Assim, também podemos relacionar a resistência com a área que é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior a área, menor será a resistência. A resistividade é uma grandeza que depende do comprimento do fio e da sua área, essa relação pode ser vista na fórmula de resistividade. É de extrema importância entender a relação entre resistência, comprimento e área, pois possui diversas utilidades desde a construção de um motor elétrico até o dimensionamento de um fio para instalações elétricas
Conclusão
Em termos práticos,ainda não é possível alcançar experimentalmente os mesmos resultado obtidos através da teoria,isto ocorrerá por uma série de fatores. Dentre os principais: por falta de calibração do instrumento,erro humano e por constante aproximação dos valores. Estes resultados finais sempre estarão condicionados a um grau de precisão,que ira definir a variação do erro para mais ou para menos.
Observa-se nesta prática da segunda lei de ohm ,que a partir  de cada resistência encontramos comprimentos distintos  e medidas diferentes. Com isso, quanto maior o comprimento era maior a resistência em cada resistor, em relação ao diâmetro do fio quanto menor o diâmetro maior resistência, para cada resistor observamos tamanhos diferentes , medidas diferentes , e resistividade diferente para cada resistor tendo variações mínimas entre eles.
Referências 
RAMALHO JUNIOR, Francisco;FERRARO, Nicolau Gilberto; TOLEDO SOARES, Paulo Antônio.Os fundamentos da física 3.9ª ed. São Paulo: Moderna, 2007.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física, volume 3 - Eletromagnetismo. 9ª ed.LTC Editora, 2012.

Outros materiais