Buscar

VIETNÃ Mauricio de Nassau

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GASTRONOMIA ORIENTAL
 VIETINÃ
VIETINÃ
A região do atual país fez parte da china imperial por mais de um milênio, a partir de 111 a.C até 938 d.C. Os vietnamitas se tornaram independentes da China Imperial no ano de 938, após a vitória vietnamita na batalha do bang. Dinastias reais vietnamitas sucessivas floresceram quando a nação se expandiu geográfica e politicamente para o Sudeste da Asia, até a península da Indochina ser colonizada pelos governos em meados do Século XIX. Na sequência de uma ocupação Japonesa, na década de 1940, os vietnamitas lutaram contra o domínio francês na primeira guerra indochina, que resultou na expulsão dos Franceses em 1954. A partir daí, o Vietnã foi dividido politicamente em dois estados rivais, o Vietnã do Nordeste e o Vietnã do sul. O conflito entre os dois lados se intensificou, com forte intervenção dos Estados Unidos, no conflito que ficou conhecido como a Guerra do Vietinã. A guerra terminou com a vitória norte-vietnamita em 1975. Após a vitória do Vietnã do Norte sobre o Vietnã do Sul, representado pela Frente Nacional de Libertação do Sul do Vietnã, o país passou a ser
a República Socialista do Vietnã, mantida até aos dias atuais 
VIETINÃ
  Com quase 90 milhões de habitantes, sendo que a maioria segue a religião budista, o Vietnã é um país rural e que concentra sua força de trabalho em fazendas, ou seja, é da agricultura que vem o sustento das famílias vietnamitas. Após a Guerra do Vietnã, em 1975, o país começou a receber investimentos industriais das grandes potenciais asiáticas e ocidentais, porém, ainda apresenta uma estrutura rural de sociedade.
HISTÓRIA
VIETINÃ
CONHECENDO O VIETINÃ
Pouco conhecido fora dos livros de história, o Vietnã possui cultura rica e tradições que conquistam turistas de todo o mundo. Localizado no sudoeste asiático, o país era sinônimo de conflito armada até pouco tempo atrás. Atualmente, é um dos destinos turísticos que mais cresce em todo o continente 
Localizado no sudoeste asiático, o Vietnã é um dos destinos turísticos que mais cresce em todo o continente.
VIETINÃ
Trajes vietnamita
 Inteiramente feito de seda, o famoso traje vietnamita é usado pelos agricultores do país.
Quando falamos da cultura do país, o famoso traje vietnamita se destaca. Seu nome original é Ao Daí, e se assemelha muito a um vestido que vai do pescoço ao joelho e é inteiramente feito de seda. Junto com o chapéu vietnamita, usado pelos agricultores, é um dos símbolos mais fortes da cultura do Vietnã e admirado em todo o mundo, crescendo cada vez mais como um produto de exportação de sucesso.
FESTIVAIS NO VIETINÃ
Outro item cultural bastante importante é a Festa do Tet, o ano novo lunar, celebrado nos quatro primeiros dias de janeiro. Neste período, a população decora as ruas e avenidas com o vermelho tradicional do país (também símbolo da alegria e felicidade) e celebra com muitos fogos de artifício. Outra celebração bem tradicional é o dia dos mortos (TrungNguven), em que a família dedica frutas e pratos quentes aos antepassados como oferenda. Os vietnamitas acreditam que os mortos vagueiam pelas casas durante o 15 ºdia do sétimo mês do ano.
PRATOS TÍPICOS DO VIETINÃ
 No Vietnã, os pratos mais comuns envolvem molho de peixe, arroz, pasta de camarão, limão, pimenta, canela vietnamita e muitas ervas e legumes frescos. Com pouco uso de óleo em seus pratos, é considerada uma das cozinhas mais saudáveis do mundo, com destaque para o CanhChua (sopa de ervas e legumes) e GoiCuon (rolinhas de arroz e legumes).
ÍNDIA
GARAN MASSALA
A palavra Garam Masala significa “mistura quente”. Essa mistura é derivada de diversas combinações de especiarias da culinária do Sul da Índia. As misturas e propriedades dessas especiarias promovem o “aquecimento”, aumentando o metabolismo do corpo. Não é quente propriamente dito, mas uma mistura picante.
A Índia é bastante conhecida por sua maravilhosa culinária, com diversidades regionais e suas características específicas, sendo muito agradável sua experiência para todos os paladares. A culinária hindu é conhecida mundialmente por seus pratos vegetarianos e os pratos regionais da Índia se destacam pelo uso de suas especiarias.
ÍNDIA
GARAN MASSALA
Na Índia, originalmente, as especiarias mais comercializadas foram canela, cravo, cardamomo, açafrão, coentro, cominho e gengibre. Isso levanta a possibilidade de que o Garam Masala foi originalmente usado por cozinheiros mais nobres, e não em casas comuns, sendo popularizado conforme o passar dos anos.
Garam Masala, em sua versão mais básica consiste de sementes de coentro, cominho, cardamomo, canela, cravo, noz-moscada e pimenta preta. Versão mais “básica”, pois não há somente uma única versão de misturas e modo de preparo. Isso varia de acordo com as regiões que é produzida e das tradições familiares que a utilizam.
ÍNDIA
GARAN MASSALA
Historicamente, famílias hindus unidas por casamento, compartilharam suas especiarias, incluindo receitas com Garam Masala, criando-se assim, misturas novas que representam esta união entre as famílias, passando de geração em geração.
No noroeste da índia, geralmente inclui cravo, verde, preto e/ou marrom, cardomomo, canela, cassia, Mace e/ou noz-moscada. Pimenta preta é por vezes adicionado se essa mistura for utilizada imediatamente. Pois a adição de pimenta preta muda o caráter e o sabor dessa mistura. Caraway e cominho preto também são típicos na região Norte da Índia. Essas especiarias são trituradas juntamente, porém não são assadas.
ÍNDIA
GARAN MASSALA
Esse tempero é bastante utilizado para diversos pratos de carnes, frangos ou legumes. Muito assemelhada ao mais conhecido como Curry, porém não tem a mesma cor amarela. Algumas outras variações regionais fazem as misturas que compõem essa especiaria com ervas, enquanto outras utilizam água misturada com outras especiarias trituradas, além de vinagre e outros líquidos como leite de coco, obtendo assim uma forma mais pastosa.
Sua versatilidade surpreende, pois esse tempero aromático pode ser usado com sucesso em diversos pratos. Tais como cabrito, cordeiro, carne de porco, peixe, ovos, batatas, legumes, e até em pizzas e massas em geral.
ÍNDIA
PIZZA 
TEMPERO A PARTE
ÍNDIA
RESTAURANTES 
São divididos em Veg e Non-Veg. Isso acontece porque grande parte da população é vegetariana, muitas vezes por opção e outras por religião.
Existem vários tipos de jejum alguns só comem frutas, outros só comem até as 18 horas.... 
Nos restaurantes, é comum para todos na mesa dividirem toda a comida, cada um colocando um pouco de cada coisa nos seus pratos para comer com os pães.
ÍNDIA
Condimentos 
A comida que os indianos comem geralmente é muita temperada, aproveitando da riqueza de especiarias e ervas que se encontram no país.  Entre as especiarias indianas mais comuns estão: açafrão, assafétida, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo, cúrcuma, erva-doce, gergelim, hortelã, louro, macis, mostarda, noz-moscada, pimenta branca, pimenta preta, e tulsi (um tipo de manjericão indiano). Alho, gengibre, coco, tamarindo, e vários tipos de chilis também estão entre os temperos indianos predominantes.
ÍNDIA
Condimentos 
A comida que os indianos comem geralmente é muita temperada, aproveitando da riqueza de especiarias e ervas que se encontram no país.  Entre as especiarias indianas mais comuns estão: açafrão, assafétida, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo, cúrcuma, erva-doce, gergelim, hortelã, louro, macis, mostarda, noz-moscada, pimenta branca, pimenta preta, e tulsi (um tipo de manjericão indiano). Alho, gengibre, coco, tamarindo, e vários tipos de chilis também estão entre os temperos indianos predominantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais