Buscar

apol 3 fundamentos filosofia e formação sócio histórica do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 3
1 Leia o seguinte fragmento: “Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos” (Empirismo e Racionalismo. Ricardo Ernesto Rose. Disponível em: <http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo>. Acesso em 12 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
	
	A
	Também chamado de racionalismo inatista, segundo o inatismo, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento, sendo melhor confiar naquilo que a razão pode conhecer.
	
	B
	Segundo o empirismo, em oposição ao racionalismo inatista, o conhecimento é produzido a partir das experiências que realizamos por meio dos nossos órgãos dos sentidos.
	
	C
	Segundo o inatista Rene Descartes, nossas ideias são de três tipos: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
	
	D
	Aristóteles, discípulo de Platão e seu continuador, sistematizará o racionalismo inatista lançando as bases lógico-formais do racionalismo inatista.
2 Leia o fragmento a seguir: “O que é conhecer? Poder-se-ia dizer que o conhecimento são as informações que assimilamos sobre determinado objeto ou fato; mas o conhecimento em si é também um processo, pois para que possamos conhecer precisamos investigar aquilo que se faz objeto. No processo de investigação criamos uma imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito daquilo que pretendemos dominar” (Dogmatismo e Ceticismo. Disponível em: http://livredialogo.blogspot.com.br/2014/06/dogmatismo-e-ceticismo.html. Acesso em 13 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
	
	A
	Dogmático, em sentido filosófico, é todo sujeito que não admite discutir suas ideias.
	
	B
	Dogmático ingênuo é a corrente filosófica que toma como verdade tudo aquilo que cada um afirma sobre as coisas.
	
	C
	O dogmatismo crítico é a corrente filosófica que se funda na crítica a todas as correntes de pensamento filosófico.
	
	D
	O ceticismo filosófico afirma a impossibilidade de conhecermos a verdade.
3 Ao iniciar a Republica precisou-se construir um novo governo. É então, convocada uma constituinte para criar uma Constituição Nacional que regeria todos os demais poderes. Assim, em 1891 é concocada a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil , nome dado  tendo em vista toda a organização do governo estar fundamentada no modelo da República dos Estados Unidos, maior república da Améria na época. Assinale a baixo quais são alguns dos principais destaques desta constituição:
	
	A
	Respeito a autonomia do estado e da igreja como poderes independentes
	
	B
	Reconhecimento do voto amplo inclusive para mulheres
	
	C
	Presidencialismo e regime federativo
	
	D
	Liberdade de expressão e estímulo participação popular
4 Guerra de Canudos (1896–1897) é emblemática no debate sobre a formação da nação no período republicano. A República recém-proclamada enfrentou um Brasil desconhecido: o sertão e os sertanejos. A guerra, tragicamente, significou um aprendizado para os brasileiros demonstrando que:
	
	A
	a fragmentação e as grandes distâncias das regiões litorâneas impediram a organização e o crescimento das comunidades sertanejas.
	
	B
	a unidade cultural do país é fruto de um longo processo de gestação iniciado com a ocupação do litoral e o fabricação de açúcar.
	
	C
	a presença da Igreja Católica no sertão representava um elo entre a comunidade e as autoridades republicanas.
	
	D
	a frágil base política em que se assentava o governo republicano foi incapaz de reconhecer a questão social e cultural suscitada por Canudos.
5 Sobre a ideologia, considere as alternativas abaixo e assinale a única opção correta.
	
	A
	O conceito de Ideologia deve ser entendido de forma separada do processo de alienação.
	
	B
	A ideologia, em seu conceito “negativo”, é compreendido como instrumento de dominação de uma classe sobre outra, no espectro de uma sociedade de classes.
	
	C
	Um dos autores que fala sobre Ideologia, Karl Marx, associa os processos ideológicos como forma de manter a intitulada coesão social, sendo sempre necessário o uso da força e da violência física.
	
	D
	A ideologia não se faz presente em uma sociedade dividida em classes, ou com a separação entre trabalho manual e intelectual.

Outros materiais