Buscar

Exclusão Social na Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A palavra “exclusão” vem do latim exclusĭo e significa: ato de excluir; não inclusão; afastamento; impedimento. O termo associado à sociedade é vivenciado por todos no mundo, desde o surgimento das primeiras civilizações. A exclusão social refere-se ao afastamento do indivíduo de seus direitos e do gozo dos bens públicos e de consumo. Em outras palavras, o ser humano que não desfruta de relações sociais e políticas, está em um processo de exclusão da sociedade.
Esse fenômeno pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, o mais comum na sociedade atual é a pobreza, isto é, a situação econômica em que o ser humano se encontra influencia indiretamente e diretamente nas suas relações sociais e políticas. Esse quadro econômico e social leva uma pessoa ao impedimento do gozo dos seus direitos humanos, como por exemplo, a falta de uma moradia, ausência de saneamento básico e água potável, não possuem uma atividade de lazer, falta de energia elétrica, deficiência em atendimentos de saúde, etc. Isso leva a pessoa a uma vida precária, que consequentemente gera uma exclusão social desse indivíduo que não possui características e direitos “iguais” ao do seu próximo, impedindo, dessa maneira, qualquer contato social com o mundo. 
O desemprego é um fator que atua indiretamente nesse processo, pois ele exclui o ser humano de uma relação socioeconômica com a sociedade, além de trazer como consequência o impedimento do consumo de bens comuns, ou seja, ele quebra o ciclo de produção e consumo, gerando uma defasagem no contato socioeconômico.
As relações familiares e contatos frequentes podem também ser um dos quesitos que auxiliam no fenômeno da exclusão. O primeiro contato social de uma pessoa com o mundo é a família, se houver algum problema ou ruptura nessa relação, pode resultar em relações difíceis para essa pessoa com o “mundo exterior”, quer dizer, se tiver algo errado ou diferente no convívio de um ser humano com as pessoas que o cercam diariamente, ele consequentemente terá problemas de exclusão com os contatos secundários e com pessoas diferentes. 
Além desses fatores, devemos ressaltar o termo “sociocultural” que de acordo com o dicionário Aurélio significa “relativo à classe social ou ao grupo social, assim como à cultura que contribui para caracterizá-los”, isto é, os aspectos culturais e sociais englobados. Fazendo uma analogia com a exclusão social, o contato de pessoas com diferentes culturas e sociedades pode também levar à exclusão. Quando um cidadão de uma determinada civilização efetua o processo de migração para outra civilização com uma cultura diferente e características físicas, sociais e/ou políticas diferenciadas acontece um choque de culturas que pode levar aquele estrangeiro a um status de isolamento da sociedade. 
 
Usando como base o exemplo acima, o preconceito racial, religioso e de sexualidade pode levar o indivíduo afetado a um processo de exclusão. Nesse caso, há um choque de crenças e opiniões. Portanto, o desrespeito à crença e ao pensamento do próximo é de extrema importância no âmbito social, é um fator agravante nas relações da sociedade e pode levar uma pessoa a tomar decisões drásticas e precisa ser repensado cautelosamente por todos os cidadãos. 
O Estado influencia indiretamente no processo de exclusão. O papel dele nesse caso é o dever de fazer valer em todas as regiões e grupos sociais os direitos humanos. Os representantes políticos são escolhidos pela população, que depende de forma direta do auxílio desses na suas relações sociais, econômicas e políticas. Se o governo não auxilia o seu povo, não há como frear esse processo de exclusão. As pessoas que sofrem de isolamento social precisam de ajuda e de uma infraestrutura que possa contribuir para ela ter relação com a sociedade.
Marco Aurélio, um pensador, citou a seguinte frase “um homem separado de um só homem é excluído de toda a comunidade”. Isso quer dizer que qualquer exclusão ou isolamento de uma pessoa em relação à outra é visto como uma exclusão da comunidade em geral, pois todos têm o direto de se expressar e de se interagir com a população. 
O termo sociedade vem do latim societas cujo significado é “associação amistosa com outros”. Ou seja, não existe sociedade sem integração de pessoas distintas, não existe uma sociedade sem diferentes contatos culturais, não haveria uma sociedade se não houvesse a necessidade de comunicação e respeito mútuo entre os integrantes de um grupo. Sociedade é sinônimo de respeito e organização. 
A exclusão social de um indivíduo não deve ser aceita pela população em geral. Esse fenômeno não deve ser visto como algo recorrente de um processo de socialização, pois esse termo não existe em um lugar que recebe a definição de “sociedade”, porque ele contradiz a verdadeira essência dela. 
“Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.” – Augusto Cury- Como diz a frase, os problemas precisam ser solucionados. E a exclusão social é um problema que vem sendo enfrentado pela sociedade há muito tempo. Um passo já foi dado: reconhecê-lo. Depois vem a ação. Não existe uma sociedade que exclua seus integrantes. Esse processo de solução do problema começa primeiramente com os cidadãos, com a subjetividade de cada um, ou seja, cada pessoa deve repensar os seus atos e mudar suas atitudes. E então, o Estado deve agir, no auxílio dos indivíduos que sofreram e sofrem com a exclusão, deve investir em infraestrutura de lazer que agregue toda a população, abrir mercados de trabalhos, incentivarem obras para a comunidade e deixar sempre em evidencia os direitos de cada cidadão. Só poderemos dizer que vivemos em uma sociedade quando todos possuírem os mesmos direitos e forem reconhecidos igualmente perante a lei. Enquanto isso, nós seremos uma população em um processo de socialização.

Outros materiais

Perguntas Recentes