Buscar

Gestão escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão escolar
Aula 9: Olhar para a prática da gestão escolar: uma discussão da relação teoria e prática
A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA:
Os desafios estão presentes, a todo o momento, no cenário de atuação da equipe gestora, como pudemos observar na aula 4.  
Agora, nesta aula, esses desafios ganham uma dimensão maior ainda, quando nos voltamos para implementação de uma gestão democrática na perspectiva de que a escola deixe de ser um lugar fechado, numa redoma de vidro, e isolada da realidade.  
Conselho Escolar
Ao envolver principalmente os Conselhos Escolares abordados também na aula 7, tais conselhos passam a ser reconhecidos como integrantes de uma comunidade educativa que interage substancialmente com a sociedade, caracterizando assim a implementação da gestão democrática na escola.
Para compreender melhor esses desafios, no cenário escolar, assista ao vídeo que apresenta a discussão de especialistas sobre o conflito que existe entre sociedade e escola e os desafios da ampliação e aperfeiçoamento dessa relação.
Como pudemos observar no vídeo, a implementação da gestão democrática não se dá de forma simples ou sem conflitos. No entanto, para que se concretize verdadeiramente, é fundamental a interação entre a comunidade educativa e a sociedade.
Levando em conta implementação da gestão democrática veja as idéias de Heloísa Lück e Vitor Paro:
Autores como Heloísa Lück e Vitor Paro, presentes em nossas aulas com suas ideias e estudos, partem da premissa de que, através da realização de um trabalho participativo, autônomo e democrático, envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola, podemos contribuir para o rompimento do autoritarismo que ainda permanece no interior das escolas e proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor na busca de uma escola pública de qualidade.
No entanto, imprimir uma nova filosofia de gestão é um dos grandes desafios porque implica na ruptura de paradigmas tradicionais.
De acordo com um dos autores (PARO, 2001), há pessoas trabalhando na escola, especialmente em postos de direção, que se dizem democratas apenas porque são liberais com alunos, professores, funcionários ou pais, porque lhes dão abertura ou permitem que tomem parte desta ou daquela decisão.
Mas o que esse discurso parece não conseguir encobrir totalmente é que, se a participação depende de alguém que dá abertura ou permite sua manifestação, então a prática em que tem lugar essa participação não pode ser considerada democrática porque democracia não se concede, se realiza: não pode existir “ditador democrático”.
Diante do que acabamos de ver...
...é importante que você reflita com base nas observações que realiza em seu campo de estágio a forma como a escola desenvolve ações, ou não, que caracterizam uma gestão democrática. Além disso, é necessário que você  identifique qual a situação da equipe gestora e docente frente à perspectiva democrática. A partir destas constatações, você terá que identificar os desafios da implementação da gestão democrática na escola que observa.
Para você observar, refletir e analisar no seu campo de estágio
No debate apresentado no vídeo da TV ESCOLA que você assistiu, uma das professoras faz a seguinte afirmação: “Participação se aprende”. 
Na perspectiva da ampliação e aperfeiçoamento da relação sociedade e escola, como você analisa as oportunidades de participação vivenciadas pelos atores da escola onde realiza o seu estágio? Elas existem? Contribuem para o aprimoramento do processo democrático?
Leve esta análise para o item 4 do seu relatório de estágio,  as considerações finais.
A ESCOLA COMO UMA COMUNIDADE EDUCATIVA QUE INTERAGE COM A SOCIEDADE
A atuação consciente do Conselho  Escolar contribui para que se efetive a atuação dos processos democráticos da gestão escolar, favorecendo  a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais.
Mas, qual é o significado dos Conselhos Escolares?
O relato do professor Walter Pinheiro Barbosa Júnior
Walter Pinheiro Barbosa Júnior, do Departamento de Educação, da UFRN nos diz o quanto, na prática, é difícil de se entender e viver a gestão participativa através dos conselhos escolares. No entanto, sabemos que a construção de uma cidadania participativa passa pela efetivação do desafio do conselho escolar.
Continuando a nossa conversa, é importante entender sobre a ação que os conselhos escolares desenvolvem e que, além de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola, têm como atribuição também analisar as ações e meios que a escola utiliza para o cumprimento de suas finalidades, propiciando participação e decisão.
Dessa forma, o conselho escolar deve ser um espaço de discussão e negociação e encaminhamentos das necessidades educacionais, onde se busca incentivar uma cultura democrática, participativa, cidadã.
A ESCOLA COMO UMA COMUNIDADE EDUCATIVA QUE INTERAGE COM A SOCIEDADE
A construção de uma cidadania participativa passa pela contribuição da escola pública. Dessa forma, vemos que o Conselho torna-se o sustentáculo de projetos político-pedagógicos que se propõem a definir os rumos e as prioridades das escolas considerando os interesses e as necessidades da maioria.
O projeto político-pedagógico deve representar os anseios da comunidade escolar, sendo construído com base em discussões sobre os objetivos e os problemas que precisam ser superados, através de práticas pedagógicas coletivas e da responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar. 
Esse processo  deve ser coordenado e acompanhado pelos conselhos escolares.
Para você observar, refletir e analisar...no seu campo de estágio
Uma gestão democrática e participativa se estabelece a partir do gerenciamento, fundamentada na gestão compartilhada, através do conselho escolar e com as organizações associativas da escola, legitimando a tomada de decisão de forma colegiada.
Na escola onde realiza seu estágio, você identifica alguma ação que favoreça uma integração maior entre escola e comunidade?  Argumente porque essa ação é relevante.
Leve este argumento para o item 4 do seu relatório de estágio,  as considerações finais.
O QUE DISTANCIA A TEORIA E PRÁTICA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
À medida que a escola concretiza ações democráticas, ela diminui significativamente a distância entre a teoria e a prática. Assim como diz Celso Antunes (2002), “democracia é algo que se aprende e se aprende, principalmente praticando-a, vivenciando-a”. Se o que pretendemos é uma sociedade justa, igualitária, e isso se dará se a mesma for democrática, temos que ser capazes de transpor o discurso da democracia, vivenciando-a em todos os espaços possíveis. E o espaço escolar é o local onde nós, educadores, podemos contribuir efetivamente para esta prática.
Nessa perspectiva, e retomando o tema inicial da nossa aula, superam-se concepções meramente burocráticas e dificuldades, que não devem ser vistas como obstáculos, e sim como desafios a serem vencidos. 
Assim, de acordo com Vitor Paro, o conselho escolar torna-se um instrumento que existe e precisa ser aperfeiçoado com vistas a que se torne o embrião de uma verdadeira gestão colegiada que esteja articulada com os interesses populares da escola.

Outros materiais