Buscar

exame direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considerando os termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Declaração Universal de Direitos Humanos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, diretamente ou por meio de representantes.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Após as consequências devastadoras da Segunda Guerra Mundial, os países resolveram criar uma organização mundial para regular as relações entre os povos. Nesse marco, surgiu, em 1945, a Carta das Nações, cujos fundamentos visavam, essencialmente, à manutenção da paz internacional, que incluía a proteção da integridade territorial dos Estados frente à agressão e à intervenção externa; ao fomento entre as nações de relações de amizade, levando em conta os princípios de igualdade, soberania e livre determinação dos povos; e à realização de cooperação internacional para solução de problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, incluindo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, sem fazer distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião. A Carta das Nações deu origem à ONU, que, posteriormente, criou uma carta de direitos — a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) — adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Acerca dos direitos fundamentais previstos no documento mencionado no texto acima, assinale a opção incorreta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A DUDH protege o genoma humano como unidade fundamental de todos os membros da espécie humana e também reconhece como inerentes sua dignidade e sua diversidade. Em um sentido simbólico, a DUDH reconhece o genoma como a herança da humanidade.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Fraternidade.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser caracterizada, primeiramente por sua amplitude, compreendendo um conjunto de direitos e faculdades, sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual. Em segundo lugar, pela universalidade, aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, seja qual for o regime político dos territórios nos quais incide. Assinale abaixo a assertiva que é contrária ao enunciado acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece uma série de direitos a toda a pessoa. Dentre eles, é possível citar os seguintes, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Toda pessoa, que puder por ela pagar, tem direito à instrução nos diferentes níveis. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, está baseada no mérito.
 
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A Declaração pressupõe as diferenças culturais entre os povos, mas adota determinados princípios e regras com caráter absoluto e pretensão de universalidade, como a proibição da escravidão e da tortura e a igualdade de todos perante a lei.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Esta declaração em seu item XIII prevê que todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado e que todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a este regressar. Assim, em relação ao asilo político previsto nesta declaração, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta em relação à DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os direitos nela contidos são inalienáveis.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada em Paris, em 10 de dezembro de 1948, tem como fundamento:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
a dignidade da pessoa humana.

Outros materiais