Buscar

segundo resumo - Gestão da Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
INDICADORES DE QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
O artigo objetiva mostrar através de estatísticas os indicadores de Qualidade e Produtividade da Manutenção nas indústrias brasileiras, tomando como referência o Documento Nacional da Manutenção, edição de 2011.
A indústria brasileira ainda tem um elo muito forte entre a Gestão da Manutenção estar ligada a Gestão da Qualidade, o que não é um modelo ideal, pois a relação entre manutenção e gestão representam baixa utilização de ferramentas gerenciais dedicados que auxiliam e tratam de forma estratégica a sua função. A melhor maneira de melhorar a qualidade é através de um conjunto de ações para alcançar as metas estabelecidas, portanto não devem ser utilizadas de maneira isolada. As empresas brasileiras ainda utilizam o 5S para promover a qualidade da manutenção devido a sua facilidade de organização, porém existem ferramentas com melhores amostragens de qualidade, como por exemplo o MCC e o 6 sigmas, ferramentas as quais tem maior complexidade de implantação e seu custo inicial, pois depende de uma boa base de treinamentos e capacitações. 
A Engenharia da Manutenção tem sido adotada como um conjunto de técnicas e ferramentas de gestão estratégica, avançando do nível de manutenção corretiva não planejada para o nível mais alto de Engenharia de Manutenção, consequentemente aumentando a disponibilidade de equipamentos, aumentando a performance de instalações existentes e melhora a busca por falhas. Através de um gráfico de tendência, o autor mostra que a as atividades de engenharia de manutenção no Brasil poderá chegar a um patamar de 77,35% de utilização nas indústrias que não a utilizavam.
A gestão da manutenção industrial tem como principal objetivo promover a maior disponibilidade e desempenho das máquinas e equipamentos para garantir o perfeito funcionamento da produção e contribuir para o retorno sobre o investimento. Tendo este objetivo claro, cria-se um plano de gerenciamento e controle para determinar as ações e projetos que serão realizados para que se alcance estes objetivos. 
INDICADORES DE PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO
	O autor define a produtividade da manutenção como podendo ser obtida através da relação entre faturamento e custos, onde a produtividade máxima pode ser alcançada com a redução dos custos e o aumento do faturamento. Há tendência de queda do custo de manutenção pelo faturamento bruto, à medida que se emprega tipos de manutenção mais eficazes; embora o alto custo inicial; à médio e longo prazo reduz-se o comprometimento do Faturamento Bruto. É comum o emprego de manutenção que represente um baixo custo e de baixo nível de organização, pois não é tratado de forma estratégica a disponibilização de recursos, isso pode impactar no futuro em um maior faturamento por manutenções Corretivas e Preventivas. A disponibilidade de equipamentos vem aumentando nos últimos anos, mesmo que de maneira lenta, mas já representa uma redução nos custos fixos e aumento de produtividade. Mostra-se também uma tendência de queda para o custo anual, a qual mostra o empenho das empresas em reduzir os custos de manutenção e na gestão de ativos. Através de gráficos e análise de dados estatísticos o autor mostra que as ações gerenciais e o tratamento estratégico da manutenção resultam em um cenário confiável para os próximos anos, onde a manutenção começará a fazer parte de foco estratégico das industrias, visando a redução de custos e aumento da disponibilidade de equipamentos, consequentemente aumentando a produtividade dos equipamentos.

Outros materiais