Buscar

SLIDE UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Senhor do Bonfim
2017
Sistema de Ensino Presencial Conectado PEDAGOGIA
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Sistema de Ensino Presencial Conectado PEDAGOGIA
EQUIPE:
Natana Flaviany Nascimento de Azevedo
Valéria Mirielle Monteiro Dos Santos
Maria Conceiçao Monteiro dos S. e Santos
Maianne Kelly de Souza
Lidiane barbosa da silva
INTRODUÇÃO 
Transformações ocorrem a todo momento, tanto no Campo Social como no Educacional;
Educação de qualidade para todos;
Problemas Educativos (Métodos de Ensino); 
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Educação em debate (O Assuntos principal é sobre as metodologias didáticas-pedagógicas);
O Uso da Tecnologia na Educação
(O desafio que o professor enfrenta com as novas ferramentas tecnológicas)
As novas tecnologias têm grande influência sobre a educação, afetando a formação dos seres humanos;
O interesse em compreender as relações entre educação e tecnologia é justificado pelo papel que esta desempenha no processo de ensino-aprendizado de uma sociedade. 
TECNOLOGIA X ESCOLA
As tecnologias foram inseridas nas escolas há algum tempo, mas muitas vezes são mal utilizadas e interpretadas pelo corpo docente.
Segundo Valente (1993, pag. 05), "o advento tecnológico na escola provocou o questionamento dos métodos e da prática educacional“.
PROFESSOR X FERRAMENTAS TECNOLOGICAS 
Muitos professores ainda se sentem inseguros quanto ao o uso das Tecnologias, ainda são fiéis aos livros..
Para que a prática docente esteja em sintonia com as necessidades dos estudantes, conforme preconiza Sancho (1998 p.23), é necessário que os professores sejam preparados para fazer o uso da tecnologia nas suas aulas
FERRAMENTAS TECNOLOGICAS E SUAS INFORMAÇÕES 
As ferramentas tecnológicas criam algumas dificuldades, mas possibilitam várias outras facilidades, pois os professores podem estar em constante contato com informações atuais, e as redes sociais possibilitam integração entre a classe, tirar dúvidas, trocar ideias, participar de debates, lhe auxiliando também na implantação da tecnologia nas atividades em sala de aula.
FERRAMENTAS TECNOLOGICAS E SUAS INFORMAÇÕES (continuação)
Não se pode fechar os olhos para a inovação, pois é um aporte de pesquisa e de renovação pedagógica, que beneficia professores, alunos, pesquisadores e até mesmo a sociedade.
De acordo com PAIVA (2008. p.9),
 A tecnologia da informação evoluiu rapidamente juntamente o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, radio, televisão, telefone, e fax. 
MATÉRIA EDUCATIVA + TECNOLOGIA COMPLEMENTAR
Mudança, Orientação do professor, conselheiro da aprendizagem, nexte novo contexto deve ensinar onde colher, como tratar e como utilizar essas informações. 
O processo de aprendizagem é particular de cada aluno, e o mesmo acontece com suas características, maturidade e interesses pessoais. Os profissionais da Educação devem ter ciência das suas ações e responsabilidade, nessa era altamente tecnológica, terão alunos que não se conformarão com conhecimentos fragmentados. 
MATÉRIA EDUCATIVA + TECNOLOGIA COMPLEMENTAR (continuação)
Não compete aos recursos tecnológicos substituir as atividades tradicionais, eles são mais um meio dinâmico de facilitar a elaboração das mesmas e instigar a procura de conhecimento pelos alunos;
O professor precisa adaptar o conteúdo e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula, e também direcioná-los quais ferramentas digitais são mais adequadas, para eles atingirem seus objetivos;
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se constitui em um encontro do docente e seus alunos com a tecnologia. Faz-se necessário dessa maneira, que haja a incorporação dessas tecnologias, para que a prática docente torne-se mais atrativa, possibilitando assim, um rompimento da aula tradicional expositiva, desenvolvida diante do quadro e do giz, fazendo com que os alunos possam sentir-se mais motivados, e que consigam por meio das mesmas, interpretar melhor os conteúdos, pois irão se deparar com os chamados “lixos eletrônicos”, e necessitarão do suporte do professor para discernir entre o certo e o errado, e construir o seu conhecimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No processo ensino-aprendizagem são parcerias indispensáveis:
O professor;
O aluno e;
Novas metodologias de ensino.
Em sala de aula se faz necessário que a tecnologia apresente duas dimensões: a lúdica e a educativa.
A tecnologia, como proposta pedagógica, proporciona a relação e a interação entre os alunos, professores e sociedade.
OBRIGADO PELA
ATENÇÃO! 
	REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria E. B. Inclusão Digital do Professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec., S. Paulo, vol. 14, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2017.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, editora Moderna, p. 27-35, abr. 1995. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em: 18 abril 2017.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. Disponível em <www.veramenezes.com/techist.pdf> acesso em 2 ago. 2008. 
PIROZZI, Giani Peres. Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI. Nova Andradina/MS, Revista Pitágoras; 2013.
SANCHO. Juana Miranda. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed,. 1998. 
VALENTE, José Arnaldo. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: MORAN, José M. e ALMEIDA, Maria E.B de. (Org.). Salto para o Futuro. Brasília. SEED‐MEC, 2005, p. 22-31.
VALENTE. J. A. Liberando a mente: computadores na educação. UNICAMP. Campinas: São Paulo, 1993.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais