Buscar

portfolio 2

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ANDRÉIA ROCHA TRINDADE
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 02: METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL
Tangará da Serra
2017
ANDRÉIA ROCHA TRINDADE
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 02: METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL
Prof. Tutor: Raphael Gustavo Testa
Tangará da Serra
2017
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 2: 
Disciplina: Fundamentos básicos do vôlei.
Tempo estimado: 1 aula
Objetivos Gerais:
 Identificar as regras elementares do voleibol.
Recrear e divertir o aluno proporcionando são jogos que têm por objetivo recrear, socializar ou distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação cognitiva, motora e de lazer.
Procedimentos Didáticos
Atividade 1: Primeira parte a ser realizada é pedir para que os alunos exponham seu conhecimento sobre o voleibol. Deixando que os fiquem livres para debater sobre o tema. Estabelecer uma conversa inicial com os alunos a respeito da modalidade é fundamental para compreender o que eles já sabem. Aproveite este momento para contar à turma mais sobre a origem e a evolução do voleibol e exponha algumas das regras da modalidade.
Atividade 2: Em seguida, Iremos para o aquecimento, onde os alunos serão levados para quadra da escola, começaremos com os jogos recreativos, pois através desse jogos, revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição, permitindo à criança se integrar no meio em que vive.
Atividade 3: A queimada russa, que tem como objetivo: queimar, não ser queimado e salvar seus colegas. As crianças terão oportunidades de jogar tentando manter o jogo vivo. Para isso poderão ou não manter os colegas jogando. Divida a turma em grupos, a base do jogo é tocar a bola entre os integrantes, utilizando os fundamentos do voleibol (toque e manchete), mantendo em jogo com maior número de toques possível. E com propósito: colocar os alunos frente a frente com a sensação de vencer ou colaborar. As crianças estarão avaliando seu desenvolvimento de acordo com o equilíbrio do jogo. 
Atividade 4: Depois partiremos para o jogo pré-desportivo voleibol gigante, onde os participantes serão divididos em duas equipes com o mesmo número de participantes, independente do número de pessoas participantes do jogo.
Regras: Cada equipe deverá dar no mínimo 3 e no máximo 5 toques na bola, antes que ela passe para a quadra adversária. Será computado um total de pontos determinados pelo recreador.
Atividade 5: Em seguida jogaremos o jogo pré-desportivo voleibol pega-pega. O jogo inicia com uma das equipes "sacando", com no máximo 3 toques ou passes (para aqueles que ainda não sabem dar toques) e passar a bola para o outro lado. A equipe que deixar cair a bola, deverá fugir e a outra equipe tentará pega-los. Os integrantes que conseguirem chegar até o 'ferrolho'-determinado pela professora - estará salvos. O jogo reinicia, e os alunos pegos aguardam o jogo terminar antes de voltarem à quadra. Ganha a equipe que ficar com mais integrantes.
Atividade 6: E por fim, discutiremos alguns dos fundamentos do vôlei. Definem-se fundamentos como sendo as partes que, quando somadas compõem o jogo como um todo. São eles: o toque, manchete, o ataque, saque por baixo e por cima.
Toque é a maneira como tocamos a bola no voleibol. Através do toque de bola é que fazemos a recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas dependerá de recebermos ou passarmos a bola com perfeição.
A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos. É o fundamento com maior riqueza de movimentos dentro do voleibol. Requer uma combinação de movimentos extremamente complexa para a sua execução.
O ataque é feito após o levantamento, a técnica usada para fazer o ataque é a famosa CORTADA e tem como objetivo "cravar" a bola na quadra adversária.
Saque por baixo e por cima saque por baixo e feito na zona de saque que e atrás da linha final o jogador tem que estar na posição mãos sobre os joelho ou relaxadas ao longo do corpo não e permitido pisar na linha. O movimento e com a perna contraria da mão que saca, pernas afastadas, joelho flexionado e tronco inclinado o braço da mão que saca tem que estar estendido à mão poderá ser fechado ou aberto Saque por cima e feito a trás da linha final. Saque por cima e executado com o braço acima da cabeça no saque por cima a perna contraria que passa a frente, sacar com a mão contraria a bola tem que bater na palma da mão o braço tem que estar estendido ponta dos dedos para cima.
Atividade 7. No Sistema 6x0, também chamado de sis tema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos é o mais utilizado nas escolas, e normalmente é usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte. Neste sistema, o levantador será aquele que estiver na posição três (no meio da rede, onde normalmente fica o jogador “meio - degrede"). Por isso, este sistema provoca pouca efetividade na cortada e na utilização do bloqueio. 
O Sistema 5x1 é o mais utilizado atualmente. Por ter apenas um levantador, ele atua, quando está na zona de ataque, igual aos levantadores do sistema 4x2 simples e quando está na zona de defesa igual ao sistema 4x2 com infiltração. Ou seja, quando ele está na rede, existem duas opções de atacantes para distribuir a jogada. Quando ele está no fundo (ou n a zona de defesa), há três opções de atacantes na rede. Essa e sistema que não utiliza muito nas escolas. 
No 4x2 simples há dois levantadores, que se colocam nas posições diagonais da quadra, mais quatro atacantes. Com esse sistema, há sempre um levantador na rede juntamente com dois atacantes.
Após a partida, organize um alongamento em grupo, conduzido por um ou dois alunos, sob a sua orientação. Para finalizar, converse com a turma e verifique quais foram os pontos positivos e negativos das atividades e peça que enumerem as situações de jogo e os fundamentos que precisam ser aprimorados em aulas futuras.
Material necessário: Bolas, rede e quadra, bola de plástico gigante, apito, garrafa pet, lápis, caneta e barbante.
Importância Acadêmica da prática: Melhorar nossa coordenação e a prender atividades para passarmos para nossos alunos.
Considerações Finais:
Conclui-se que a Educação Física Escolar tendo como conteúdo o Voleibol, implica em uma série de benefícios para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O trabalho conclui ainda que, o voleibol é perfeito para ser desenvolvido tanto na escola como conteúdo de uma aula de Educação Física Escolar, como também uma modalidade esportiva para fins de competições, através das aulas de Atividades Curriculares. Além de ter uma grande importância tanto para o aluno, quanto para o acadêmico, o vôlei desenvolve no indivíduo o entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento pela apreensão de mundo. Também desenvolve o respeito com seus companheiros de escola em ambos os sexos, e aos professores que contribuíram e influenciaram na formação dos alunos pela imposição de regras nas atividades lúdicas.

Continue navegando