Buscar

RESUMO MICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO MICOLOGIA- BLOCO II PARASITO
Como diferenciar cromoblastomicose de esporotricose, justificar. Como evitar esse tipo de infecção.
Esporotricose: Micose sub-cutanea mais comum na América Latina. Existe a forma clássica e a zoonotica. Clássica- Doença adquirida por ferimentos no manuseio de vegetais contaminados ou em contato com terra contaminada. Zoonotica- Adquirida por animais infectados com o fungo, mordedura ou arranhadura. Formação de nódulos subcutâneos com período de encubação de 3 a 6 meses. Agente etiológico Sporothrix. Para evitar- Uso de luvas e vestimentas adequadas ao lidas com solo e animais infectados.
Cromoblastomicose: Micose sub-cutanea, causada por fungos demáceos. Esse fungo vive em plantas e em restos de matéria orgânica em decomposição no solo. Acomete trabalhadores rurais que trabalham descalços e sem vestimenta adequada. A cura é difícil de ser obtida. Pode ser tratada com crioterapia associada a antifúngico, itraconazol e anfotericina B, basicamente.
Explicar o porque o coccidioides immites tem alta patogenicidade. Qual o tipo de infecção que ele causa?
A coccidioidomicose é uma micose sistêmica, causada por um fungo dimórfico atipico que acomete o homem e uma ampla variedade de animais. A infecção é causada pela inalação de esporos do fungo. Uma vez inalados, os esporos de C. immitis se convertem em grandes esferas invasivas. Se for leve, a infecção pulmonar causa sintomas parecidos com os da gripe . Atinge os pulmões de forma primária e aguda.
Completar lacunas: Os agentes dermatofitose possuem uma enzima ...Queratinase....... que é responsável pela quebra de ...Queratina........ na pele. A Malassezia furfur agente causador da ..Pytiriasis versicolor.......... e apresenta uma enzima ...Lipase........ que degrada ...Lipidios.......... . Ai tinha que dizer 3 razões para aumento no numero de infecções oportunistas e citar duas delas. Falar de um antifúngico fungistatico e um fungicida.
Conceitos de micotoxicose e micetismo e exemplos de como cada um atua no nosso organismo.
O micetismo é o envenenamento ou intoxicação por ingestão de macrofungos (cogumelos), alimentos contaminados por fungos que produzem toxinas, as quais ficam impregnadas nos alimentos.
Micotoxicose é uma doença gerada pela ingestão de micotoxina, uma toxina produzida pela fungo no alimento, que pode causar danos severos a saúde. Um dos sinais de presença de fungos nos alimentos é a presença do bolor, 
Que infecção é causada pelos dermatófitos e que características desses fungos diferenciam das demais? Infecções cutâneas. Os dermatofitos são fungos filamentosos que são produtores da enzima queratinase, que degrada a queratina podendo assim colonizar pele, unhas e cabelo.
Desconfia-se que a pneumonia de um HIV positivo tem como agente etiológico Candida Albicans ou Cryptococcus neoformans. Quais exames podem ser feitos para descobrir qual o agente envolvido? Explique cada exame. 
Cultura de fungos a 28 e 37 graus e exame microscópico de escarro.
Diga como e onde agem simplificadamente os polienicos e as equinocandinas.
Polienos: Se liga ao ergosterol fazendo poros na membrana plasmática.
Equinocandinas: Inibidor da Glucana Sintase, parede celular.
O que é aflatoxina e como é o seu mecanismo de ação? 
As aflatoxinas são produzidas por Aspergillus flavos parasita, mas na infecção não
 produzem toxina. Os esporos germinam e produzem a toxina, e tais esporos podem ser
 carreados por insetos em contato com grãos. Os bolores crescem e produzem toxina, que
 podem ser hepatotóxicas, carcinogênicas. Essas toxinas podem se acumular no leite, em
 ovos e na carne.

Outros materiais