Buscar

Simulado Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado 2:
1.Vários são os exemplos que podem ser citados quanto ao uso não consciente dos recursos naturais esgotáveis que já estão gerando sérios problemas no mundo. Cite três desses exemplos.
	Agua – consumo não consciente – crise hídrica;
Combustível fóssil – petróleo e seus derivados;
Energia - derivado de usinas hidrelétricas.
Resposta Certa: Água potável, combustíveis fósseis, energia elétrica, minerais como ouro e o mercúrio.
2. Por quê precisamos entender o ambientalismo, que nos coloca a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades? Por quê é fundamental resgatar a política para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas?
	Porque a harmonia com o meio ambiente é obstruída pelo aumento de número de pessoas e pelo consumo em larga escala dos recursos naturais. Este aumento se dá não somente para sobrevivência do homem, mas para consumo visando seu prazer ou status. Isso sem contar que com o aumento da população e seu consumo exagerado, a sociedade acaba por disputar com a natureza o espaço que o circunda. As políticas públicas devem regular de forma justa e com igualdade o uso dos recursos naturais. Também deve limitar o consumo exagerado, da sociedade para que não falte recursos necessários a vida das gerações futuras.
Resposta certa: Precisamos entender o porque desses preceitos, para compreendermos melhor o histórico das políticas públicas de meio ambiente em nosso país (não que a mesma seja justificável em seus erros e acertos, mas está hoje da forma como se apresenta por determinantes históricos).
3. Para auxiliar no acompanhamento do impacto ambiental causado pelo homem, foram criados indicadores que permitem a avaliação do grau de conservação, a qualidade ambiental de uma determinada região. Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma determinada área. Qual dos indicadores abaixo NÃO é útil aos planos de gestão ambiental?
( ) Programas de acompanhamento biológico
( ) Programa de acompanhamento econômico
( ) Programas de controle de impacto
( ) Programas de acompanhamento social
(x) PIB
4. Sabe-se que há um aumento progressivo da população humana e que os seres vivos já consomem, no presente, algo em torno 40% do material orgânico produzido anualmente pela fotossíntese. Um cenário futuro de total esgotamento dos recursos naturais pode ser minimizado através de ações sustentáveis. Em relação a essas ações, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) Existe a necessidade de que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico, para um melhor planejamento das ações sustentáveis
( x ) O PIB é um indicador de evolução da economia de um país, e seu valor reflete de maneira direta, proporcionalmente, o quanto o país está investindo em Educação Ambiental e ações sustentáveis.
( ) A sustentabilidade está relacionada à capacidade de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras.
( ) Aumentar o preço do meio ambiente, aplicando-se impostos para seu uso, pode mudar a conduta de produtores e consumidores.
( ) O estabelecimento de regulamentações para prevenção e combate à contaminação dos ecossistemas pode ser considerada uma ação sustentável.
5. "Tem como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada". A frase acima refere-se ao:
( ) Programa de acompanhamento socioeconômico
( ) Programa de controle de impacto
( ) Programa de monitoramento de planos de ação específicos
( ) Programa de controle socioambiental
(x) Programa de acompanhamento biológico
6. Complete a lacuna da frase abaixo com a alternativa correta: Tendo em conta que __________________ está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras, cabe se perguntar como se traduzem em termos econômicos esta preocupação e, em particular, os direitos das futuras gerações.
( ) o desenvolvimento politico
( ) o desenvolvimento economico
(x) a sustentabilidade
( ) o desenvolvimento social
( ) a gestao ambiental
7. Devido ao crescimento populacional o atendimento das necessidades básicas de todo esse contingente humano atual e futuro exige e exigirá cada vez mais a utilização de recursos do meio ambiente, sendo necessário maior mobilização social e por isso as ações deverão ser:
(x) Sustentáveis
( ) Fiscalizatórias
( ) Predatórias
( ) Insustentáveis
( ) Corretivas
8. Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental. A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de ______ como o início de uma política ambiental efetiva no Brasil. Qual alternativa abaixo completa a lacuna da frase acima?
(x) 1930
( ) 1970
( ) 1900
( ) 1950
( ) 1990
9. Considerando as Políticas Públicas relacionadas ao Meio Ambiente, assinale a alternativa ERRADA:
( ) Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental.
(x) Tomando como critério a ineficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 2014 como o início de uma política ambiental efetiva.
( ) No Brasil a adesão aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país.
( ) Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem.
( ) Na escravatura, a degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo.
10. Em relação ao Consumo consciente e consumo sustentável, destacam-se: 
I. Que o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente pouco viável. 
II - Ele também reflete a respeito de seus atos de consumo e como irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza. 
III - Busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que grandes gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações. 
Estão corretas as afirmativas acima:
( ) Somente a III
( ) Somente I, II e III
(x) Somente a II
( ) Somente I e II
( ) Somente I e III

Outros materiais