Buscar

Introdução às Profissões em Comunicação_Aula_Publicidade_2014.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PUBLICIDADE
PRIMEIRO, VAMOS SABER O QUE O DICIONÁRIO DIZ:
PUBLICIDADE 
n substantivo feminino
1	característica do que é público
2	Rubrica: publicidade.
arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público
3	Rubrica: publicidade.
divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação
4	Rubrica: publicidade.
m.q. propaganda ('difusão')
FONTE: DICIONÁRIO HOUAISS
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PROPAGANDA 
substantivo feminino
1	divulgação de uma ideia, crença, religião
Ex.: trabalho de p. da Igreja católica 
2	ação de exaltar as qualidades para um grande número de pessoas
Exs.: fazer p. de um candidato
 a p. é a alma do negócio 
3	Rubrica: publicidade.
difusão de mensagem verbal, pictórica, musical etc., de conteúdo informativo e persuasivo, em TV, jornal, revista etc.; publicidade
Ex.: escritório de p. 
4	Derivação: por extensão de sentido.
peça de propaganda; anúncio
Ex.: gosto muito dessa p. 
FONTE: DICIONÁRIO HOUAISS
PUBLICIDADE
AGORA, VAMOS VER O QUE DIZ O DICIONÁRIO DE PROPAGANDA E JORNALISMO, DE MÁRIO ERBOLATO:
PUBLICIDADE – 1. ARTE DE DESPERTAR NO PÚBLICO O DESEJO DE COMPRA, LEVANDO-O À AÇÃO. 2. CONJUNTO DE TÉCNICAS DE AÇÃO COLETIVA, UTILIZADAS NO SENTIDO DE PROMOVER O LUCRO DE UMA ATIVIDADE COMERCIAL, CONQUISTANDO, AUMENTANDO OU MANTENDO CLIENTES.
PUBLICIDADE
PROPAGANDA – 1. CONJUNTO DE ATIVIDADES QUE VISAM INFLUENCIAR O HOMEM, COM O OBJETIVO RELIGIOSO, POLÍTICO OU CÍVICO, MAS SEM FINALIDADE COMERCIAL. 2. (...) CONSIDERA-SE PROPAGANDA QUALQUER FORMA REMUNERADA DE DIFUSÃO DE IDEIAS, MERCADORIAS, PRODUTOS OU SERVIÇOS, POR PARTE DE UM ANUNCIANTE IDENTIFICADO.
PUBLICIDADE
HÁ DIFERENÇA ENTRE OS VOCÁBULOS PROPAGANDA E PUBLICIDADE. PARA SANT’ANNA (2005), PUBLICIDADE DERIVA DE PÚBLICO (DO LATIM PUBLICUS) E DESIGNA A QUALIDADE DO QUE É PÚBLICO. SIGNIFICA O ATO DE VULGARIZAR, DE TORNAR PÚBLICO UM FATO, UMA IDEIA. JÁ PROPAGANDA É DEFINIDA POR ELE COMO A PROPAGAÇÃO DE PRINCÍPIOS E TEORIAS. 
PUBLICIDADE
FOI TRADUZIDA PELO PAPA CLEMENTE VII, EM 1957, QUANDO FUNDOU A CONGREGAÇÃO DA PROPAGANDA, COM O FITO DE PROGRAMAR A FÉ CATÓLICA PELO MUNDO. DERIVA DO LATIM PROPAGARE, QUE SIGNIFICA REPRODUZIR POR MEIO DE MERGULHIA, OU SEJA, ENTERRAR O REBENTO DE UMA PLANTA NO SOLO. 
PUBLICIDADE
PROPAGARE, POR SUA VEZ, DERIVA DE PANGERE, QUE QUER DIZER ENTERRAR, MERGULHAR, PLANTAR.
“SERIA, ENTÃO, A PROPAGAÇÃO DE DOUTRINAS RELIGIOSAS OU PRINCÍPIOS POLÍTICOS DE ALGUM PARTIDO.”
PUBLICIDADE
PARA QUE OS CONCEITOS FIQUEM MAIS CLAROS E MAIS ABRANGENTES, VAMOS CONHECER TRÊS DEFINIÇÕES EM LÍNGUA INGLESA QUE EXPLICAM A PROPAGANDA EM SEUS DIFERENTES ASPECTOS:
PUBLICIDADE
ADVERTISING
ANÚNCIO COMERCIAL, PROPAGANDA QUE VISA DIVULGAR E PROMOVER O CONSUMO DE BENS (MERCADORIAS E SERVIÇOS); ASSIM COMO A PROPAGANDA DITA DE UTILIDADE PÚBLICA, QUE OBJETIVA PROMOVER COMPORTAMENTOS E AÇÕES COMUNITARIAMENTE ÚTEIS (NÃO SUJAR AS RUAS, RESPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO, DOAR DINHEIRO OU OBJETOS PARA A CARIDADE...
PUBLICIDADE
PUBLICITY
INFORMAÇÃO DISSEMINADA EDITORIALMENTE (ATRAVÉS DE JORNAL, REVISTA, RÁDIO, TV, CINEMA OU OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICO) COM O OBJETIVO DE DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE PESSOAS, EMPRESAS, PRODUTOS, ENTIDADES, IDEIAS, EVENTOS ETC., SEM QUE PARA ISSO O ANUNCIANTE PAGUE PELO ESPAÇO OU TEMPO UTILIZADO NA DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO.
PUBLICIDADE
PROPAGANDA
PROPAGANDA DE CARÁTER POLÍTICO, RELIGIOSO OU IDEOLÓGICO, QUE TEM COMO OBJETIVO DISSEMINAR IDEIAS DESSA NATUREZA.
FONTE: PROPAGANDA DE A A Z, 
DE RAFAEL SAMPAIO.
PUBLICIDADE
UM POUCO DE HISTÓRIA...
A ATIVIDADE PUBLICITÁRIA TEVE INÍCIO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA, CONFORME  DEMONSTRAM   TABULE-TAS  DESCOBERTAS  EM  POMPEIA.  
 ALÉM DE TEREM A FUNÇÃO DE ANUNCIAR EMBATES DE GLADIADORES, AS TABULETAS FAZIAM  REFERÊNCIAS ÀS DIVERSAS CASAS DE BANHOS EXISTENTES NA CIDADE. 
PUBLICIDADE
A PUBLICIDADE ERA SOBRETUDO ORAL,  FEITA POR MEIO DE PREGOEIROS, QUE ANUNCIAVAM AS VENDAS DE ESCRAVOS, GADO E OUTROS PRODUTOS,  RESSALTANDO, ASSIM, AS SUAS VIRTUDES.
PRIMEIRA ETAPA DA PUBLICIDADE, QUE SE PROLONGOU ATÉ A  IDADE MÉDIA, EVIDENCIAVA SUA ATIVIDADE A SERVIÇO  DOS MERCADORES  E  COMERCIANTES  QUE,  
ATRAVÉS  DE  GRITOS,  RUÍDOS  E  GESTOS,  
PROCURAVAM  TORNAR CONHECIDA DO PÚBLICO SUA MERCADORIA.
PUBLICIDADE
A UTILIZAÇÃO DE SÍMBOLOS, HOJE EM DIA TÃO COMUNS, INICIA-SE NESTE PERÍODO. NAQUELA ÉPOCA, AS CASAS NÃO POSSUÍAM NÚMERO E AS RUAS NÃO ERAM IDENTIFICADAS. O COMERCIANTE SE OBRIGAVA, ENTÃO, A IDENTIFICAR SEU ESTABELECIMENTO COM UM SÍMBOLO; OU SEJA, UMA CABRA SIMBOLIZAVA UMA LEITERIA E UM ESCUDO DE ARMAS SIGNIFICAVA A EXISTÊNCIA DE UMA POUSADA. 
PUBLICIDADE
ESTES SÍMBOLOS TORNARAM-SE MAIS TARDE EM EMBLEMAS DE MARCA E LOGOTIPOS.
COM A INVENÇÃO DA IMPRENSA MECÂNICA, POR GUTENBERG, SURGE NO SÉCULO XV, UMA ETAPA IMPORTANTE DA PUBLICIDADE.
PUBLICIDADE
CREDITAM-SE À UTILIZAÇÃO DO PAPEL, GRANDES PROGRESSOS AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POIS, MESMO ANTES DA IMPRESSÃO DOS LIVROS, SURGIRAM OS PRIMEIROS PANFLETOS, OU FOLHAS VOLANTES, QUE A REFORMA POSTERIORMENTE SE UTILIZARIA. NESTA ÉPOCA, SURGE O PRIMEIRO CARTAZ DE QUE SE TEM CONHECIMENTO: IMPRESSO EM 1482, DESTINAVA-SE A ANUNCIAR UMA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA. EM 1625, APARECEU NO PERIÓDICO INGLÊS MERCURIUS BRITANNICUS O PRIMEIRO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE UM LIVRO.
PUBLICIDADE
EM 1631, NA FRANÇA, THÈOPHRASTE RENAUDOT CRIA NA SUA GAZETA UMA PEQUENA SEÇÃO DE ANÚNCIOS.  CRIA-SE, ENTÃO, UMA NOVA FONTE DE RECEITA PARA O JORNAL QUE ATÉ ENTÃO VIVIA SOMENTE DA VENDA DE ASSINATURAS.
PUBLICIDADE
O PRIMEIRO PUBLICITÁRIO E CRIADOR DA PRIMEIRA AGÊNCIA FOI VOLEY B. PALMER QUE FICOU CONHECIDO AO PLANEJAR A PUBLICIDADE DE VÁRIOS ANUNCIANTES EM 1841, NA FILADÉLFIA E BOSTON, COBRANDO DOS PERIÓDICOS 25% DO CUSTO DOS ANÚNCIOS. 
PUBLICIDADE
A PRIMEIRA CAMPANHA PUBLICITÁRIA TERIA SIDO  PLANEJADA  POR  JOHN WANAMAKER, DESTINADA A UM ESTABELECIMENTO DE ROUPAS MASCULINAS NA FILADÉLFIA, DANDO UM APOIO PUBLICITÁRIO, ATÉ ENTÃO NUNCA VISTO, UTILIZANDO, ALÉM DOS ANÚNCIOS DE  IMPRENSA, DE GIGANTESCOS PAINÉIS EXTERIORES, DESFILES DE CARROS DECORADOS E OFERTA DE BANDEIROLAS.
PUBLICIDADE
COM O ADVENTO DA ERA INDUSTRIAL, A PRODUÇÃO EM MASSA E A CONSEQUENTE NECESSIDADE DE AUMENTAR O CONSUMO DOS BENS PRODUZIDOS, A TÉCNICA PUBLICITÁRIA FOI-SE APERFEIÇOANDO, PASSANDO A SER MAIS PERSUASIVA NAS SUAS MENSAGENS E PERDENDO, 
 QUASE QUE POR COMPLETO,   SEU  SENTIDO  UNICAMENTE  
 INFORMATIVO. 
PUBLICIDADE
A CONCORRÊNCIA DESENFREADA ENTRE AS VÁRIAS MARCAS, PRATICAMENTE OBRIGOU O APARECIMENTO DE UM TIPO DE PUBLICIDADE MAIS AGRESSIVA, CHAMADA PUBLICIDADE COMBATIVA, COM A TENTATIVA DE IMPOR UM PRODUTO, AO INVÉS DE SUGERI-LO.  ISTO DEU ORIGEM A MUITOS EXCESSOS QUE SÓ FORAM BARRADOS COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEGISLAÇÃO QUE  REGULOU A ATIVIDADE PUBLICITÁRIA.
PUBLICIDADE
ATUALMENTE, A MAIOR PARTE DAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS É SUGESTIVA E TEM POR BASE OS ESTUDOS DE MERCADO E DE MOTIVAÇÕES. A PUBLICIDADE INFORMATIVA E COMBATIVA NÃO DEIXOU DE EXISTIR COMPLETAMENTE; SEU ESPAÇO FOI PREENCHIDO PELAS RELAÇÕES PÚBLICAS, ENQUANTO A PROPAGANDA OCUPOU O  LUGAR DA PUBLICIDADE COMBATIVA.
PUBLICIDADE
ALGUNS SOCIÓLOGOS DIVIDIRAM EM TRÊS ÉPOCAS (OU ERAS) O LONGO CAMINHO PERCORRIDO PELA PUBLICIDADE:
1.   NA ERA PRIMÁRIA, LIMITAVA-SE A INFORMAR O PÚBLICO SOBRE OS PRODUTOS EXISTENTES, AO MESMO TEMPO EM QUE OS IDENTIFICAVA ATRAVÉS DE UMA MARCA. ISTO SEM ARGUMENTAÇÃO OU INCITAÇÃO À COMPRA;
PUBLICIDADE
2.   NA ERA SECUNDÁRIA, AS TÉCNICAS DE SONDAGEM DESVENDAVAM OS GOSTOS DOS CONSUMIDORES E IAM ORIENTAR A PUBLICIDADE, QUE SE TORNOU SUGESTIVA;
PUBLICIDADE
3.   NA ERA TERCIÁRIA, BASEANDO-SE NOS ESTUDOS DE MERCADO, NA PSICOLOGIA SOCIAL, NA SOCIOLOGIA E NA PSICANÁLISE, A PUBLICIDADE ATUA SOBRE AS MOTIVAÇÕES INCONSCIENTES DO PÚBLICO, OBRIGANDO-O A TOMAR ATITUDES E LEVANDO-O A DETERMINADAS AÇÕES. 
PUBLICIDADE
A PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA MITIFICA E CONVERTE EM ÍDOLO O OBJETO
DE CONSUMO, REVESTINDO-O DE ATRIBUTOS QUE FREQUENTEMENTE ULTRAPASSAM AS SUAS PRÓPRIAS QUALIDADES E SUA PRÓPRIA REALIDADE.
FONTE: EXTRAÍDO DE
ELOÁ MUNIZ. 
CADERNO UNIVERSITÁRIO, 
N.148, CANOAS, 2004, EDITORA ULBRA
PUBLICIDADE
PARA PESQUISAR
PORTAL DA PROPAGANDA (WWW.PORTALDAPROPAGANDA.COM.BR) 
          
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE (HTTP://WEBSERVER.4ME.COM.BR/WWWROOT/ABAP/)
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES (WWW.ABA.COM.BR) 
CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA
 (WWW.CONAR.ORG.BR) 
PUBLICIDADE
PEÇAS PUBLICITÁRIAS MAIS COMUNS
ANÚNCIO (JORNAL OU REVISTA) 
ENCARTE (ANÚNCIOS SOLTOS – OU SUPLEMENTOS COM PUBLICIDADE –, DISTRIBUÍDOS COM A EDIÇÃO NORMAL DOS JORNAIS E REVISTAS)
FILME (TELEVISÃO)
SPOT (RÁDIO) – BREVE COMUNICAÇÃO, QUE NÃO EXCEDE A TRINTA SEGUNDOS E QUE, COM FUNDO MUSICAL OU NÃO, TRANSMITE MENSAGEM PUBLICITÁRIA. 
PUBLICIDADE
JINGLE – MENSAGEM PUBLICITÁRIA MUSICADA QUE CONSISTE EM ESTRIBILHO SIMPLES E DE CURTA DURAÇÃO, PRÓPRIO PARA SER LEMBRADO E CANTAROLADO COM FACILIDADE (HOUAISS); PROPAGANDA GRAVADA COM TEXTO, IMAGEM E/OU MÚSICA, COM A DURAÇÃO ENTRE TRINTA SEGUNDOS A UM MINUTO, TRANSMITIDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAIS.
PUBLICIDADE
CARTAZ – ANÚNCIO AO AR LIVRE OU EM GRANDES RECINTOS, FACILMENTE DISTINGUIDO PELO PÚBLICO EM VIRTUDE DE SEU ENORME TAMANHO. COMPOSTOS POR VÁRIAS FOLHAS IMPRESSAS, ELAS SÃO COLADAS NO LOCAL, COMO NOS OUTDOORS. 
PUBLICIDADE
OUTDOOR – PAINÉIS COLOCADOS EM LOCAIS MAIS VISÍVEIS DAS CIDADES, OU NAS ESTRADAS, E QUE ANUNCIAM PRODUTOS E SERVIÇOS. SÃO CONSTITUÍDOS PELA COLAGEM ENTRE 16 E 32 FOLHAS DE PAPEL, SENDO CADA UMA IMPRESSA EM CORES, DETERMINANDO PARTE DE UM ANÚNCIO. 
PUBLICIDADE
CARTAZETE – PEQUENO CARTAZ, COM PROPAGANDA, UTILIZADOS EM PONTOS DE VENDA.
 PAINEL – ARMAÇÃO DE MADEIRA E DE METAL, FIXADA EM TERRENOS, À MARGEM DAS ESTRADAS OU EM PRÉDIOS ALTOS, NA QUAL SÃO COLOCADOS ANÚNCIOS IMPRESSOS OU LUMINOSOS.
PUBLICIDADE
LETREIRO – ANÚNCIO EM TABULETA.
FOLDER – FOLHETO COM UMA SÓ FOLHA IMPRESSA E DOBRADA, PARA FINS PUBLICITÁRIOS. 
BROADSIDE (FOLHETÃO) – IMPRESSO, DESTINADO AO LANÇAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, QUE SE UTILIZA DE PAPEL DE GRANDE LARGURA E DISTRIBUÍDO COMO ENCARTE NOS JORNAIS E NAS REVISTAS.
PUBLICIDADE
BANNER (BANDEIROLA) – 1. PEÇA PUBLICITÁRIA EM FORMA DE BANDEIRA, CONFECCIONADA EM PLÁSTICO, TECIDO OU PAPEL, IMPRESSA DE UM OU DE AMBOS OS LADOS, GERALMENTE PARA SER PENDURADA EM POSTES, FACHADAS OU PAREDES, EXPOSTA NA VIA PÚBLICA, EM PAVILHÕES DE EXPOSIÇÕES, PONTOS DE VENDA ETC.; BANDEIRA, GALHARDETE. 
 2. CURTA MENSAGEM PUBLICITÁRIA EM UM SITE DA INTERNET, COM LINK PARA A PÁGINA DO ANUNCIANTE
PUBLICIDADE
MÓBILE – PEÇA PUBLICITÁRIA CONFECCIONADA GERALMENTE EM PAPELÃO, ARAME ETC., QUE SE COLOCA EM PONTOS DE VENDA, SUSPENSA DO TETO POR FIOS, PARA MOVER-SE AO VENTO.
BRINDE – PEÇA PROMOCIONAL QUE SE OFERECE VISANDO A OBJETIVOS DE MARKETING. EX.: O B. AOS CLIENTES NESTE NATAL SERÁ UMA AGENDA DE COURO. (HOUAISS)
PUBLICIDADE
DISPLAY – 1. PEÇA DE PROPAGANDA (CARTAZ EM SUPORTE RÍGIDO, OBJETO TRIDIMENSIONAL ETC.), GERALMENTE EXPOSTA EM PONTOS DE VENDA, COM O OBJETIVO DE ATRAIR OS CONSUMIDORES PARA DETERMINADO PRODUTO, SERVIÇO OU MARCA; 2. PEÇA PROMOCIONAL CONCEBIDA PARA EXPOR E ANUNCIAR DETERMINADO PRODUTO OU LINHA DE PRODUTOS, GERALMENTE PRODUZIDA PELO FABRICANTE E COLOCADA EM POSIÇÃO DE DESTAQUE NO PONTO DE VENDA; EXPOSITOR; MOSTRUÁRIO.
FONTES: DICIONÁRIO DE PROPAGANDA 
E JORNALISMO E DICIONÁRIO HOUAISS.
PUBLICIDADE
ANÚNCIO
MENSAGEM QUE PROCURA TRANSMITIR AO PÚBLICO, POR MEIO DE RECURSOS TÉCNICOS E POR MEIO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, AS QUALIDADES E OS EVENTUAIS BENEFÍCIOS DE DETERMINADA MARCA, PRODUTO, SERVIÇO OU INSTITUIÇÃO.
FONTE: HOUAISS
PUBLICIDADE
CONCEITOS DE PROPAGANDA 
APRESENTADOS POR RAFAEL SAMPAIO. NO LIVRO PROPAGANDA DE A A Z:
 
“É A MANIPULAÇÃO PLANEJADA DA COMUNICAÇÃO VISANDO, PELA PERSUASÃO, PROMOVER COMPORTAMENTOS EM BENEFÍCIO DO QUE A UTILIZA”;
“É A DIVULGAÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO COM O OBJETIVO DE INFORMAR E DESPERTAR INTERESSE DE COMPRA/USO NOS CONSUMIDORES”;
PUBLICIDADE
“DISSEMINAR INFORMAÇÕES, RACIOCÍNIOS E IDEIAS QUE PERMITAM AOS CONSUMIDORES ESTAREM MAIS INFORMADOS SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS EXISTENTES E A SUA DISPOSIÇÃO E, DE OUTRO, POSSIBILITAR AOS ANUNCIANTES O AUMENTO DE SEUS NEGÓCIOS, ATRAVÉS DA CONQUISTA DE MAIS CONSUMIDORES.”
PUBLICIDADE
NO ESTUDO SOBRE OS SETORES DA PROPAGANDA, RAFAEL SAMPAIO DESTACA:
O ANUNCIANTE (TAMBÉM CHAMADO DE CLIENTE). ELE É O INÍCIO DO PROCESSO DE PROPAGANDA E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL (EM TODOS OS SENTIDOS) POR SUA REALIZAÇÃO;
CORRETORES E AGENCIADORES;
AGÊNCIA: EMPRESA DEDICADA À ARTE E TÉCNICA DA PROPAGANDA;
PUBLICIDADE
 FORNECEDORES E PRODUTORAS: PESSOAS E EMPRESAS ESPECIALIZADAS NA PRODUÇÃO DAS PEÇAS (ANÚNCIOS, CARTAZES, COMERCIAIS, FONOGRAMAS ETC.);
VEÍCULO;
CONSUMIDOR.
PUBLICIDADE
SETORES DA 
PROPAGANDA
ANUNCIANTES
AGÊNCIAS/AGENCIADORES/
CORRETORES
FORNECEDORES/PRODUTORES
VEÍCULOS
CONSUMIDORES
PUBLICIDADE
SETORES DE UMA AGÊNCIA DE PROPAGANDA
VAMOS UNIR DOIS SETORES: ATENDIMENTO (FAZ O CONTATO JUNTO AO CLIENTE. DÁ ORIGEM AO BRIEFING) E PLANEJAMENTO (POSICIONAMENTO DE MARCA, INVESTIMENTO EM UM NOVO MERCADO, AÇÕES E ESTRATÉGIAS). 
ESTES SETORES REÚNEM AS TAREFAS DE ASSISTÊNCIA AO CLIENTE DA AGÊNCIA. 
PUBLICIDADE
COMEÇA COM O ESTUDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS, COMPREENSÃO DE SUAS DIFICULDADES E PROBLEMAS, OBSERVÂNCIA DE OPORTUNIDADES E PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS. 
ESTES SETORES TAMBÉM DEVERÃO OBSERVAR O BOM APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES DE COMUNICAÇÃO DOS CLIENTES.
PUBLICIDADE
CRIAÇÃO 
O SETOR DE CRIAÇÃO COMPREENDE BASICAMENTE QUATRO FUNÇÕES: CONCEPÇÃO-REDAÇÃO (DIREÇÃO DE CRIAÇÃO – É QUEM COORDENA A DUPLA DE CRIAÇÃO. FORMADA PELA DIREÇÃO DE ARTE E REDAÇÃO); DIREÇÃO DE ARTE (TRANSFORMAÇÃO DAS IDEIAS E CONCEITOS EM FOTOS, TRAÇOS E ILUSTRAÇÕES); PRODUÇÃO E EXECUÇÃO.
PUBLICIDADE
AQUI COMEÇAM A GERAÇÃO DO CONCEITO, DAS IDEIAS, DOS TEXTOS, DAS IMAGENS, DOS ANÚNCIOS, DOS FILMES, DOS SONS E DAS MUITAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO A SEREM UTILIZADAS PARA A MENSAGEM DO CLIENTE.
PUBLICIDADE
MÍDIA
CUIDA DE TODA A UTILIZAÇÃO DA VERBA DO CLIENTE. FAZ O ESTUDO E INDICA AO CLIENTE COMO E ONDE INVESTIR. O DEPARTAMENTO DE MÍDIA TEM A TAREFA DE SELECIONAR OS VEÍCULOS ADEQUADOS PARA ATINGIR O PÚBLICO-ALVO NOS MOMENTOS MAIS PROPÍCIOS, BUSCANDO ECONOMIA E EFICIÊNCIA. 
PUBLICIDADE
REDAÇÃO 
 SETOR DE ELABORAÇÃO DOS TEXTOS (INCLUI CHAMADAS, TÍTULOS, REDAÇÃO DE CORPO DO TEXTO E REVISÃO). 
PESQUISA 
SETOR DE BUSCA DE REFERÊNCIAS E INFORMAÇÃO. PODE SURGIR NA PESQUISA A DIREÇÃO PARA O ROTEIRO DE ALGUMA PEÇA OU CAMPANHA. 
PUBLICIDADE
RTVC 
ESTE DEPARTAMENTO CUIDA DAS PEÇAS DE MÍDIA RELATIVAS A RÁDIO, À TV E AO CINEMA.
PRODUÇÃO GRÁFICA
CUIDA DA ELABORAÇÃO DE TODO O MATERIAL GRÁFICO (FOTOLITO, GRÁFICA, PROVAS) DE UMA CAMPANHA.
PUBLICIDADE
TRÁFEGO
ORGANIZA O ANDAMENTO (FLUXO) 
DE TRABALHO. ISTO QUER DIZER SELECIONAR QUEM O FARÁ, ENCAMINHAR O ORÇAMENTO, COORDENAR A ENTRADA E A SAÍDA DE ARQUIVOS, ALÉM DE PROMOVER UM BOM FUNCIONAMENTO, COM AGILIDADE E EFICIÊNCIA, DA CRIAÇÃO EM CONJUNTO COM OS DEMAIS DEPARTAMENTOS.
PUBLICIDADE
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PROPAGANDA
CRIATIVIDADE – A PROPAGANDA PRECISA FUGIR DO COMUM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR.
EMOÇÃO E INTERESSE – PARA QUE A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR SEJA CONQUISTADA, A PROPAGANDA PRECISA EMOCIONAR E INTERESSAR.
PUBLICIDADE
PERTINÊNCIA – A PROPAGANDA PRECISA ESTAR LIGADA AO OBJETIVO QUE SE BUSCOU AO PRODUZI-LA. SE O CONSUMIDOR NÃO PERCEBER ESTA PERTINÊNCIA, A PROPAGANDA NÃO TERÁ ATINGIDO SEU OBJETIVO.
LEIAM O QUADRO DA PÁGINA 40 SOBRE AÇÃO/REAÇÃO DO CONSUMIDOR. A LEITURA DEVERÁ SER BEM ATENTA NAS PÁGINAS 41 A 45, SOBRE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA, ALÉM DAS ABORDAGENS DE FORMA E RETÓRICA. (PROPAGANDA DE A A Z, DE RAFAEL SAMPAIO – MATERIAL DIDÁTICO).
PUBLICIDADE
OBSERVEM ALGUMAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO COMERCIAL, ALÉM DA PROPAGANDA:
PROMOÇÃO: REALIZAÇÃO DE QUALQUER AÇÃO OU EVENTO DE COMUNICAÇÃO COM O OBJETIVO DE PROMOVER EMPRESAS OU PRODUTOS;
 
PROMOÇÃO DE VENDAS: ESFORÇO ESPECÍFICO DE PROMOÇÃO COM CLAROS OBJETIVOS DE INCENTIVO DE VENDAS;
CUPONAGEM: DISTRIBUIÇÃO DE CUPONS COM OFERTAS E DESCONTOS AOS CONSUMIDORES, POR MEIO DE ANÚNCIOS, FOLHETOS, MALAS DIRETAS, EMAIL MARKETING OU MESMO DA PRÓPRIA EMBALAGEM DO PRODUTO;
PUBLICIDADE
INCENTIVO: FORMA ESPECÍFICA DE PROMOÇÃO, GERALMENTE DIRIGIDA AO PÚBLICO INTERNO DAS EMPRESAS (VENDEDORES, PROMOTORES E FUNCIONÁRIOS EM GERAL) E AO TRADE (DISTRIBUIDORES, ATACADISTAS E VAREJISTAS) COM O OBJETIVO DE MOTIVAR AS PESSOAS A CUMPRIREM DETERMINADAS METAS (VENDER MAIS, VENDER MELHOR, AUMENTAR A PRODUTIVIDADE, DIMINUIR CUSTOS, MELHORAR A QUALIDADE DA PRODUÇÃO ETC.);
PUBLICIDADE
MERCHANDISING: ESFORÇOS DE COMUNICAÇÃO REALIZADOS NO PONTO DE VENDA DE PRODUTOS OU EM LOCAIS DE USO DE SERVIÇOS, DIRETAMENTE SOBRE OS CONSUMIDORES, INCLUEM-SE NAS AÇÕES DE MERCHANDISING, QUE PODEM ACONTECER ISOLADAMENTE OU EM CONJUNTO COM CAMPANHAS DE PROMOÇÃO, PROMOÇÃO DE VENDAS OU PROPAGANDA; 
PUBLICIDADE
MARKETING DIRETO: VENDA DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO FEITA DIRETAMENTE ATRAVÉS DA PROPAGANDA VIA ANÚNCIOS, FOLHETOS, CARTAS, COMERCIAIS, TELEFONE OU OUTRA PEÇA/MEIO DE COMUNICAÇÃO, SEM QUE HAJA INTERVENÇÃO FÍSICA DE VENDEDORES, REPRESENTANTES OU VAREJISTAS;
PUBLICIDADE
RELAÇÕES PÚBLICAS: ATIVIDADE QUE TEM COMO FUNÇÃO O ESTABELECIMENTO E A MANUTENÇÃO DE ADEQUADA COMUNICAÇÃO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA (PÚBLICA OU PRIVADA), SENDO EMPREGADOS, COLABORADORES E ACIONISTAS, E TODAS AS PESSOAS COM AS QUAIS SE RELACIONA – CONSUMIDORES, FORNECEDORES, CLIENTES, REVENDEDORES, COMPRADORES, AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, OPINIÃO PÚBLICA, VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E COMUNIDADE EM GERAL (STAKEHOLDERS);
PUBLICIDADE
ASSESSORIA DE IMPRENSA: DIVULGAÇÃO DE FATOS, INFORMAÇÕES OU QUAISQUER OUTROS DADOS A RESPEITO DE UMA EMPRESA, MARCA OU PRODUTO, POR MEIO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, DE FORMA NÃO-CONTROLADA PELO ANUNCIANTE. OU SEJA: É UMA DIVULGAÇÃO SEM CUSTOS PARA O CLIENTE;
PUBLICIDADE
SAMPLING: DISTRIBUIÇÃO DE AMOSTRAS DE PRODUTOS, PRESTAÇÃO GRATUITA DE SERVIÇOS, DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS OU QUALQUER TIPO DE EXPERIMENTAÇÃO PROMOVIDA PELO ANUNCIANTE COM O OBJETIVO DE FAZER COM QUE OS CONSUMIDORES TENHAM CONTATO COM SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.
PUBLICIDADE
E O FUTURO DA PUBLICIDADE?
VAMOS OLHAR ATENTAMENTE PARA O NOVO CONTEXTO QUE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO VEM CAUSANDO: 
MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, NOVAS TECNOLOGIAS E A REDUÇÃO DO TEMPO GASTO ASSISTINDO À TV.
 ALGUMAS GRANDES AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE JÁ TÊM UM “BRAÇO DIGITAL”, ESPECIALIZADAS EM UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS E VEÍCULOS EM SUAS CAMPANHAS.
PUBLICIDADE
QUE TAL MONITORAR A PROPAGANDA NAS REDES SOCIAIS? 
A COMUNICAÇÃO SOCIAL DEVE, SIM, MONITORAR COM ATENÇÃO E FOCO, AS REDES SOCIAIS COMO ORKUT, BLOGS, FACEBOOK, TWITTER ETC. 
PUBLICIDADE
A INTERNET TROUXE MUDANÇAS E, COM ELAS, A QUEBRA DE PARADIGMAS NOS PROCESSOS DE PUBLICIDADE: 
·   NOVAS FORMAS DE COLETAR, ARMAZENAR E GERENCIAR DADOS;
·   POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DAS MENSAGENS EM TEMPO REAL;
·   INTERATIVIDADE COM OS CLIENTES;
·   CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS; 
·   MUITOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA ESTÃO MIGRANDO PARA O AMBIENTE DA INTERNET; 
·   SITES DE COLABORAÇÃO (WIKIPÉDIA, SLASHDOT, OHMYNEWS, POR EXEMPLO);  
·   OS CONSUMIDORES AGORA TAMBÉM SÃO PRODUTORES DE INFORMAÇÃO (PROSUMERS).
 
PUBLICIDADE
LEITURA
 
PUBLICIDADE E NOVAS MÍDIAS:
AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SE ESTENDEM A ESPAÇOS QUE VÃO ALÉM DAS MÍDIAS TRADICIONAIS. É CRESCENTE A ELABORAÇÃO DE PEÇAS PARA ELEVADORES, ÔNIBUS, ARQUIBANCADAS, CELULARES, ENTRE OUTROS CANAIS ALTERNATIVOS.
TALITA CHRISTINE 
ESPECIAL PARA O POVO
08 JAN 2009 - 01H04MIN
VOCÊ ACORDA ÀS SEIS DA MANHÃ COM UM TOQUE DE MENSAGEM DO SEU CELULAR ANUNCIANDO A NOVA PROMOÇÃO DAQUELA LOJA EM QUE FEZ SUA ÚLTIMA COMPRA. DEPOIS, SEGUE PARA O TRABALHO E, ENQUANTO SOBE NO ELEVADOR, ASSISTE AOS COMERCIAIS VEICULADOS NA TELINHA AÍ LOCALIZADA. PARA SUA SURPRESA, QUANDO VOCÊ SE DIRIGE AO TOALETE DO PRÉDIO, ENCONTRA, NO LOCAL, CARTAZES SOBRE O LANÇAMENTO DE UM NOVO XAMPU PARA O VERÃO. POR FIM, ENQUANTO VOCÊ ESTÁ PARADO NAQUELE CONGESTIONAMENTO TÍPICO, NA VOLTA PARA CASA, OBSERVA A PROPAGANDA DE UM NOVO CARRO NA TRASEIRA DO ÔNIBUS. 
PUBLICIDADE
NÃO É DIFÍCIL PERCEBER QUE A PUBLICIDADE ESTÁ SE FIRMANDO EM ESPAÇOS QUE VÃO ALÉM DAS MÍDIAS TRADICIONAIS, COMO TELEVISÃO, RÁDIO, JORNAL E REVISTA. AS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA INVESTEM EM OUSADIA E CRIATIVIDADE PARA ATINGIR SEU PÚBLICO-ALVO E TRAZER BONS RETORNOS PARA OS ANUNCIANTES. 
A “LA FIRMA”, AGÊNCIA QUE EXISTE HÁ OITO MESES, É UM EXEMPLO. SUA ESPECIALIDADE É O MARKETING DE GUERRILHA E O MARKETING VIRAL. SEGUNDO O PUBLICITÁRIO RICARDO ALVES, QUE É REDATOR DA AGÊNCIA, AÇÕES NESSE SENTIDO VISAM “ENVOLVER 100% DA ATENÇÃO DO PÚBLICO”. UM EXEMPLO RECENTE FOI O “SALÃO DA APROVAÇÃO”, QUE CONSISTIU NUM ESPAÇO MONTADO NO LOCAL DE PROVA PARA DIVULGAR A MARCA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR E CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES. 
PUBLICIDADE
MAS AS MÍDIAS ALTERNATIVAS OU NOVAS MÍDIAS TÊM FORÇA PARA SUSTENTAR, SOZINHAS, UMA CAMPANHA? NA OPINIÃO DE ALVES, ESTAS SÓ FUNCIONAM DENTRO DE UMA COMUNICAÇÃO INTEGRADA, QUE TENHA COMO SUPORTE AS MÍDIAS CONVENCIONAIS. “AQUI NO CEARÁ, O USO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS PARA SE FAZER PUBLICIDADE AINDA ESTÁ CAMINHANDO. POR PARTE DOS CLIENTES, AINDA HÁ RESISTÊNCIA. O MERCADO É UM POUCO CONSERVADOR”, AVALIA O PUBLICITÁRIO. 
ESTA VISÃO É COMPARTILHADA PELO PUBLICITÁRIO W. GABRIEL DE OLIVEIRA, GERENTE DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MARKETING DA NOIX, EMPRESA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVER PORTAIS. “A RESISTÊNCIA SE DEVE À DIFICULDADE DE VISUALIZAR OS RETORNOS E DE SE COMPARAR OS CUSTOS COM MÍDIAS TRADICIONAIS. MAS QUE COMEÇAR A FAZER ESSE TIPO DE COMUNICAÇÃO COM FORÇA, COM CERTEZA, VAI SE DESTACAR”, APOSTA.
PUBLICIDADE
PROPAGANDA VIA WEB
QUE A INTERNET OFERECE UM MUNDO DE POSSIBILIDADES PARA SE DIVULGAR UMA MARCA, ISSO NINGUÉM DUVIDA. POR SER UMA CROSS-MEDIA, AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ULTRAPASSARAM AS FRONTEIRAS DOS BANNERS E POP-UPS PARA SE ESTENDER A ADVERGAMES (PUBLICIDADE EM JOGOS), EMAIL MARKETING, VÍDEOS, MENSAGENS EM SITES DE RELACIONAMENTO, ENTRE OUTROS. 
PUBLICIDADE
SEGUNDO DADOS DO PROJETO INTERMEIOS, DO GRUPO MEIO & MENSAGEM, A PARTICIPAÇÃO DA INTERNET EM PUBLICIDADE CRESCEU EM RELAÇÃO A 2007. OS DADOS ACUMULADOS ATÉ OUTUBRO DESTE ANO DEMONSTRAM QUE HOUVE FATURAMENTO BRUTO ACIMA DE R$ 596 MILHÕES, UM AUMENTO DE QUASE 47% EM COMPARAÇÃO AO ANO PASSADO. OS VALORES ACUMULADOS SE PERDEM QUANDO COMPARADOS À “MÍDIA-MÃE” (TELEVISÃO), CUJO FATURAMENTO FOI ACIMA DE R$ 10 BILHÕES. PORÉM, A EXPECTATIVA É QUE A PARTICIPAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL CRESÇA A CADA ANO. 
PUBLICIDADE
PARA O PUBLICITÁRIO W. GABRIEL DE OLIVEIRA, O GRANDE DIFERENCIAL DA INTERNET EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS MÍDIAS É A POSSIBILIDADE DE MENSURAR OS RESULTADOS “NA HORA”, PELO NÚMERO DE ACESSOS A DETERMINADO ENDEREÇO. “A INTERNET NÃO SE RESUME A SITE. EXISTE, POR EXEMPLO, O EMAIL MARKETING, QUE PERMITE UMA DIVULGAÇÃO MAIS DIRECIONADA ÀQUELA SEÇÃO DE MERCADO QUE VOCÊ PRETENDE ATINGIR”, EXPLICA. 
PUBLICIDADE
EXISTE, AINDA DENTRO DA INTERNET, A PUBLICIDADE ALTERNATIVA, POR MEIO DE SITES COMO YOUTUBE, ORKUT E VIDEOLOG. A VANTAGEM É O CUSTO, PRATICAMENTE ZERO. A CAMISARIA FORA DA ROTA, HÁ UM ANO NO MERCADO, DIVULGA SUAS NOVAS COLEÇÕES POR MEIO DO SITE DE RELACIONAMENTO, DE BLOGS E AINDA EM EVENTOS ESPECÍFICOS. “TEMOS TIDO UMA RESPOSTA EXCELENTE DO PÚBLICO. O ORKUT É, SEM DÚVIDA, UMA GRANDE FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO”, AFIRMA O DESIGNER ADAMS REBOUÇAS, SOCIOPROPRIETÁRIO DA MARCA EM JANEIRO DE 2005 E A EM PORTUGUÊS, EM AGOSTO DO MESMO ANO.
PUBLICIDADE
A PARTICIPAÇÃO DO INTERNAUTA É A MESMA, MAS O QUE PREVALECE NOS TEXTOS NÃO É A INFORMAÇÃO, MAS SIM O BOM HUMOR. OUTRO EXEMPLO DE NOVA MÍDIA É O SUPER POPULAR SITE DE COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS, YOU TUBE. CRIADO EM FEVEREIRO DE 2005,
O SITE CONTÉM OS MAIS VARIADOS VÍDEOS, SEJAM CASEIROS OU GRAVAÇÕES DE VÍDEOS VEICULADOS NAS TEVÊS, OU MESMO FILMES, DESENHOS ANIMADOS.
PUBLICIDADE
ESSAS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ ACABA DE LER NÃO CHEGARIAM ATÉ SEU COMPUTADOR SE NÃO HOUVESSE UM CONCEITO DE WEB 2.0. O TERMO WEB 2.0 É UTILIZADO PARA DESCREVER A SEGUNDA GERAÇÃO DA WORLD WIDE WEB, TENDÊNCIA QUE REFORÇA O CONCEITO DE TROCA DE INFORMAÇÕES E COLABORAÇÃO DOS INTERNAUTAS COM SITES E SERVIÇOS VIRTUAIS. O OBJETIVO É TORNAR O MUNDO VIRTUAL MAIS DINÂMICO E BASEADO NA COLABORAÇÃO DOS USUÁRIOS PARA ATUALIZAR OS CONTEÚDOS. 
PUBLICIDADE
PARA PESQUISAR 
ABRACOM – WWW.ABRACOM.ORG.BR – LEIAM A PESQUISA SOBRE COMUNICAÇÃO DIGITAL.
 
GRUPO DE MÍDIA DO RIO DE JANEIRO (WWW.MIDIARJ.ORG.BR) PARA QUE FIQUEM POR DENTRO DAS NOVIDADES A RESPEITO DE PUBLICIDADE QUE ESTÃO SENDO DISCUTIDAS POR ESTE GRUPO.
 
OUTRA SUGESTÃO É NAVEGAR PELA AGÊNCIA PUBLICIDADE INTERATIVA (WWW.PUBLICIDADEINTERATIVA.COM) E CONHECER OS CASOS E TRABALHOS JÁ PRODUZIDOS POR ESTA AGÊNCIA, POIS ELES REVELAM A APLICAÇÃO DA PUBLICIDADE NAS NOVAS MÍDIAS.
 
PUBLICIDADE
PARA TER MAIS CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO, O LIVRO A CONQUISTA DA ATENÇÃO: A PUBLICIDADE E AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO, POR RICHARD P. ADLER E CHARLES M. FIRESTONE, PUBLICADO PELA EDITORA NOBEL, EM 2002, É UMA BOA LEITURA. PARTE DO LIVRO PODE SER LIDA PELO GOOGLE BOOKS (HTTP://BOOKS.GOOGLE.COM/BOOKS?ID=KFABVNCQKOGC&DQ=FUTURO+DA+PUBLICIDADE&LR=&HL=PT-BR&SOURCE=GBS_SUMMARY_S&CAD=0)
PUBLICIDADE
ATENÇÃO!!!
A LEITURA DO MATERIAL DIDÁTICO É FUNDAMENTAL.
PROPAGANDA DE A A Z, DE RAFAEL SAMPAIO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais