Buscar

Prova AV PSI SOCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 09/11/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201510952018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Embora sejam relativamente estáveis as atitudes são passíveis de mudanças; descreva a forma através da qual essa mudança pode ocorrer.
		
	
Resposta: A atitude é tridimensional, sendo afetivo, cognitivo e comportamental. A mudança de um desses comportamentos pode infuenciar no outro.
	
Gabarito: Os componentes cognitivo, afetivo e comportamental das cognições influenciam-se mutuamente em direção a um estado de harmonia. Qualquer mudança em um desses três componentes é capaz de modificar os outros, de vez que todo o sistema é acionado quando um de seus componentes é alterado, tal como um campo de força eletromagnético. Consequentemente, uma informação nova, uma nova experiência ou um novo comportamento emitido em cumprimento das normas sociais, ou outro tipo de agente capa de prescrever comportamento, pode criar um estado de inconsistência entre os três componentes atitudinais de forma a resultar numa mudança de atitude.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os componentes cognitivo, afetivo e comportamental das cognições influenciam-se mutuamente em direção a um estado de harmonia. Qualquer mudança em um desses três componentes é capaz de modificar os outros, de vez que todo o sistema é acionado quando um de seus componentes é alterado, tal como um campo de força eletromagnético. Consequentemente, uma informação nova, uma nova experiência ou um novo comportamento emitido em cumprimento das normas sociais, ou outro tipo de agente capa de prescrever comportamento, pode criar um estado de inconsistência entre os três componentes atitudinais de forma a resultar numa mudança de atitude.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511677813)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	As redes sociais permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olho nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas. Isto explica a influência social? Por que?
		
	
Resposta: Sim. Pois as redes nos aproximam,grupos, fóruns etc. Tudo isso faz com que as redes sociais tenham uma influência social no nosso cotidiano.
	
Gabarito: O comportamento de uma pessoa faz com que outro mude de opinião ou execute uma ação que, de outro modo, não executaria. Na influência social deve haver uma fonte, de onde parte a influência, e um alvo, que será submetido a influência proveniente da fonte. Tanto a fonte quanto o alvo podem ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O comportamento de uma pessoa faz com que outro mude de opinião ou execute uma ação que, de outro modo, não executaria. Na influência social deve haver uma fonte, de onde parte a influência, e um alvo, que será submetido a influência proveniente da fonte. Tanto a fonte quanto o alvo podem ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510952148)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿Ao aproximar-se a época das eleições as pesquisas de intenção de voto realizadas em uma cidade ou em todo o país com certa de 1200 participantes nos permitirão ter 95 por cento de confiança em descrever a intenção de toda a população, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 12
		
	 
	Pesquisa experimental
	 
	Pesquisa por amostragem
	
	Estudo de caso
	
	Distribuição aleatória
	
	Pesquisa correlacional
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511011393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando estamos em um ambiente com ar condicionado podemos sentir frio, mas a interpretação do frio é subjetiva, uma vez que cada pessoa tem uma experiência diferente com o frio. A isso denomina-se:
		
	
	Exploração
	
	Fascinação
	 
	Percepção
	
	Exultação
	
	Denominação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511573098)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Kohlberg, o certo é a satisfação dos nossos interesses e necessidades, é deixar os outros fazerem o mesmo. Isto caracteriza:
		
	
	A necessidade de segurança
	 
	A necessidade de realização
	
	A necessidade de interação
	 
	A necessidade de autoestima
	
	A necessidade de punição
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511573103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa. Quando uma pessoa se identifica com outra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, ocorre uma associação humana e isto constitui:
		
	
	Um conjunto social
	
	Um intercambio de pessoas
	
	Um grupo não social
	 
	Um grupo social
	
	Um conjunto de pessoas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511011448)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Artur gosta de canoagem, remo e musculação. Hoje pela manhã ele encontrou com um amigo que não via há muito tempo e lhe perguntou se ele gostava de praticar esportes e se gostaria de correr com ele. Artur respondeu que achava que sim, embora nunca tivesse experimentado corrida, uma vez que ele estava sempre praticando esportes. Se correlacionarmos a atitude de Artur com a classificação de atitudes, podemos interpretar que:
		
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Artur está com uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	 
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que a atitude se fundamenta mais no comportamento realizado do que na parte cognitiva ou afetiva.
	
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que os valores pessoais, a cognição e as emoções são os elementos principais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511573135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A discriminação ocorre com maior frequência contra a raça negra e mais precisamente em relação aos negros pobres, se agravando contra as mulheres, crianças e idosos negros e pobres. Assim a discriminação poder ser considerada:
		
	 
	como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc...
	
	como sendo qualquer pensamento ou atitude que interligue as raças humanas
	
	como sendo um ato de pura violência contra alguns tipos de pessoas
	
	quando uma pessoa é tratada de forma desigual por pertencer a uma classe social qualquer
	
	quando uma pessoa é classificada pelo seu jeito de ser identificado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511076535)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas relações interpessoais ocorrem diferentes fenômenos que são estudados pelos psicólogos sociais. Um deles é a atração interpessoal que possui algumas especificidades e teorias que procuram explicá-la. Segundo os estudos realizados acerca desse tema, existem alguns elementos determinantes do interesse por relacionamentos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	A expressão ¿os opostos se atraem¿ é verdadeira, assim podemos afirmar que os opostos são mais determinantes de interesse para as relações íntimas do que as semelhanças.
	 
	A auto-estima é um elemento importante para o bem-estar do sujeito e, também, é um fator determinante de interesse nos relacionamentos.
	
	A expressão facial é determinante para o estabelecimento de relacionamentos íntimos.
	
	Os relacionamentos íntimos ocorrem entre os sujeitos e a proximidade não é um fator que possibilite maior interesse para essa construção.A aparência física não é um fator que determina a atração entre pessoas porque os aspectos subjetivos são mais relevantes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511462848)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ramo da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social, é conhecido como:
		
	
	Psicologia Educacional
	
	Psicologia Infantil
	 
	Psicologia Social
	
	Psicologia Organizacional
	
	Psicologia Moderna

Outros materiais