Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - GLOBALIZAÇÃO, ESTADO, IDENTIDADE NACIONAL E SUAS RELAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANHANGUERA
Atividade discursiva
Ética , politica e sociedade
Globalização, Estado, Identidade Nacional e suas relações.
Mercantilismo, Imperialismo, avanço tecnológico e a internet, são alguns dos aspectos que contribuíram para o processo de globalização. Em poucos séculos, as culturas tradicionais de diversas partes do mundo passam a perder espaço para a nova cultura do estrangeirismo, não distante desta situação, o Brasil, vivencia tal mudança na atualidade tais como: cultura, identidade nacional e o próprio Estado.
Alguns historiadores dizem que a globalização teve seu marco no período das grandes navegações, onde se pôde ter contato com produtos de várias partes do mundo, de fato, passou-se a diversificar os produtos consumidos, tais como: alimentos, vestuário, mão –de-obra, especiarias , dentre outros.
O contato com outras culturas traz mudanças no âmbito social, econômico e cultural de uma nação, evidenciando um embate com a identidade Nacional dos Paises. No Brasil, a identidade nacional ganha forma no século XIX, mais especificamente em 1822 – ano que o Brasil torna-se independente - a partir desse período, o país começa a buscar uma identidade própria e desvincular-se da cultura Lusitana. Tal processo de identidade ganha força no século seguinte com a Era Vargas, onde firma-se um governo Nacionalista, fortalecendo a identidade nacional e os traços do país. Estatais, Leis Trabalhistas assim como a implantação de elementos patriotas na educação básica passam a serem incluídos no país, percebe-se também a valorização do futebol, do samba e da culinária passaram a ser anexo da identidade nacional do Brasil. Pode-se destacar outros aspectos que firmaram a identidade nacional como: o personagem Tiradentes, sendo herói nacional; O romantismo, como primeiro movimento nacional na literatura, onde o Índio e a Natureza – passam a ser elementos principais pela primeira vez na Literatura.
Com o final do Estado Novo-1945, a cultura estrangeira começa a ganhar força no Brasil, e junto a essa cultura a inserção de multinacionais e a intensa abertura do capital externo. Pode-se dizer que a partir daí tem-se a diminuição do poder de intervenção do Estado. O estrangeirismo, passa então a ser realidade da atual cultura brasileira dando novas características no modo de vida das pessoas. Eletrodomésticos americanos, carros europeus, comida asiática, assim como tantos outros meios, passaram a fazer parte da vida social e cultural do brasileiro.
Concluindo, a globalização, com os seus prós e contras, é uma realidade irreversível, e quanto brasileiro, será preciso conservar os aspectos positivos da identidade nacional e associar à nova realidade da abrangente globalização.

Outros materiais