Buscar

ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
	
	 1a Questão (Ref.: 201502697306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação à composição corpora, responda: a) Por que ela está incluída entre os componentes da aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida? b) Qual é o mecanismo que justifica a importância da prática regular de exercícios físicos para uma adequada composição corporal?
		
	
Resposta: Pois a composição. corporal diz mito sobre o seu corpo e sua saúde,podendo te uma percepção se. VC e sedentário ou nao Importante pois melhora seu sistemama cardio principalmente sendo praticado exercícios aeróbios ,e com ISO tem se um ganho da composição corporal e melhora em qualidade de vida
	
Gabarito: a) A composição corporal inclui-se na aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida porque a prática regular de exercícios físicos é importante na manutenção de um percentual de gordura adequado, prevenindo e/ou combatendo a obesidade. b) O gasto calórico advindo da prática de atividades/exercícios físicos auxilia na manutenção e/ou redução do percentual de gordura corporal.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502687086)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das maneiras encontradas por Profissionais da Saúde para reduzir o risco de osteoporose em mulheres, principalmente na fase pós-menopausa, é recomendar que as mesmas aumentem a ingestão de alimentos ricos em cálcio e que caminhem todos os dias entre 40 e 60 minutos, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Explique como estes hábitos podem ajudar na prevenção da osteoporose
		
	
Resposta: Com a chegada da menopausa tem se uma redução hormonal e com isso a pratica de exercícios melhora a circulação e mantem um melhor equilíbrio do corpo.
	
Gabarito: a caminhada é uma atividade que produz estímulos de compressão e tração óssea suficientes para aumentar a atividades de osteoblastos e a absorção de cálcio pelos ossos. Além disso os raios solares do início da manha e final da tarde são menos nocivos a pele e capazes de estimular a síntese de vitamina D que é muito importante na absorção do cálcio ingerido na alimentação
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502687753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Parâmetros individuais, como o estado geral de saúde de um indivíduo; e socioambientais, como as condições de moradia e transporte, são importantes fatores considerados para se determinar:
		
	 
	A qualidade de vida de um indivíduo
	
	A quantidade de doenças que um indivíduo tem
	
	A saúde de um indivíduo
	
	O estilo de vida de um indivíduo
	
	A aptidão física de um indivíduo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502690588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo indicam alguns estudos, a genética familiar contribui em cerca de 20% no estado de saúde das pessoas, sendo que outros 20% são formados pelo meio ambiente e 10% pela assistência médica. Os 50% a 53% restantes são a parte afetada pelo estilo de vida, porcentagem significativa que só depende da consciência de cada um. Na base da pirâmide está o equilíbrio emocional, constituído por pensamentos e atitudes positivas. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive. Pesquisadores americanos comprovaram que pessoas otimistas têm reduzidos pela metade os riscos de morte prematura em comparação a pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Outros fatores importantes para equilibrar a área emocional são o controle do estresse, um bom sono e a harmonia no convívio social e familiar. Em segundo lugar vem a opção de não fumar e não usar drogas. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que AIDS, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também para os dependentes de álcool e outros tipos de drogas. No terceiro degrau estão os exercícios físicos que além de ajudar a manter o peso, melhoram a saúde vascular, fortalecem os ossos, auxiliam na proteção contra o estresse e inúmeras doenças. Pessoas ativas têm maior liberação se serotonina, dopamina e endorfina, o que proporciona uma sensação de bem-estar, contribuindo para a redução do estresse e promovendo melhor qualidade de vida. Logo a seguir, no quarto degrau, está a alimentação saudável e equilibrada, que deve ser rica em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásicas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranquila, mastigando bem os alimentos. E no topo da pirâmide está o balanceamento dos microelementos, de fundamental importância para que as células tenham substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças
As afirmativas acima relacionam-se:
		
	
	condicionamento físico
	 
	imunidade
	
	estresse
	
	síndrome metabólica
	 
	longevidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502678016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas doenças crônicas não transmissíveis estão associadas ao baixo nível de atividade física diária, sendo chamadas de doenças hipocinéticas. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma doença hipocinética:
		
	 
	Bronquite Crônica
	
	Doença Arterial Coronariana
	
	Hipertensão arterial
	
	Obesidade
	
	Hipercolesterolemia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502810259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A redução do consumode sal e a prática regular de exercícios físicos são recomendações importantes para a prevenção de:
		
	
	Baixo peso
	
	Ansiedade
	 
	Hipertensão
	
	Diabetes
	
	HDL-C aumentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502674065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo as mais novas recomendações da ADA - Associação Americana de Diabetes (2008), os diabéticos poderiam se beneficiar ao praticar pelo menos 150 min/semana de exercício aeróbico de intensidade moderada (50 a 70% da frequência cardíaca máxima). Os objetivos do exercício para o indivíduo diabético são: I - Melhoria da aptidão cardiorrespiratória; II - Aumento da captação de glicose; III - Controle do peso corporal; IV - Melhoria da agilidade; V - Melhoria do perfil lipídico.
		
	
	As alternativas II, III, IV e V estão corretas;
	 
	As alternativas I, II, III e V estão corretas;
	
	As alternativas I, II, IV e V estão corretas;
	
	As alternativas II, III e V estão corretas.
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503246763)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A maior incidência de osteoporose nas mulheres após a menopausa se deve à redução de:
		
	
	hormônio luteinizante
	 
	progesterona
	
	testosterona
	 
	estrogênio
	
	oxitocina
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503224452)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A importância de um instrumento simples e que permita identificar o nível de atividade física de um indivíduo ou grupo, como o IPAQ, está relacionada:
		
	
	Ao crescimento de diversos tipos de câncer, sabendo-se que as atividades físicas regulares previnem todas as formas de neoplasias conhecidas.
	 
	Ao estilo de vida saudável, já que o nível de atividade física é o único componente que depende das nossas atitudes e hábitos que está associado a ele.
	 
	Ao impacto negativo do sedentarismo para a saúde, já que aumenta os riscos de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	À maior mobilização da sociedade para a prática de atividades físicas, pois somente ao atingir níveis de "muito ativo", um indivíduo tem proteção contra doenças crônicas não transmissíveis.
	
	Ao valor que a qualidadede vida tem na redução da mortalidade por todas as causas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502877952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na prescrição do treinamento de força voltado à melhoria da aptidão física para a saúde, os exercícios multi-articulares devem preceder os mono-articulares, pois dessa forma evita-se a fadiga precoce.
		
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras, porém a segunda não justificativa corretamente a primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são falsas.

Outros materiais