Buscar

DIREITO AMBIENTAL - PROVA AV

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 65015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que tipos de atividades ou obras e construções exigem estudo prévio de impacto ambiental, de acordo com o inciso IV do parágrafo primeiro do artigo 225, da Constituição Federal?
		
	
	Fundamentação do Professor: Somente as atividades ou obras potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
	
Gabarito: Somente as atividades ou obras potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 159344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
	
	Em março de 2003 a Indústria Cataguazes de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, causou o maior impacto ambiental de que se tem notícia no Brasil. Com o rompimento de um dos tanques onde estavam armazenados 1,2 milhões de litros de resíduos químicos contaminou o Rio Pomba e, consequentemente, a parte média da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul até seu estuário. O acidente atingiu diversos municípios da Zona da Mata e 8 cidades fluminenses, causando um rastro de devastação e prejuízos. Responda: o que significa bacia hidrográfica e qual as consequências da contaminação de um recurso hídrico?
	
	
	Fundamentação do Professor: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorre e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
	
Gabarito: Bacia hidrográfica designa uma região cujas águas das chuvas escorre e drena partículas de solo e material dissolvido para um ponto de saída comum de um rio ou curso de água e seus afluentes e subafluentes. É a unidade territorial para implementação da política nacional de recursos hídricos. Consequências da contaminação de um recurso hídrico: alterar a qualidade da água significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. Contaminando-a, ela torna-se nociva ao consumo ensejando na destruição desses organismos causando, assim, a modificação de maneira desfavorável e irreversível, do meio vivente.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 173895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público transindividual.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público dominical.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 1144973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:
		
	
	A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.
	 
	O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
	
	Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.
	
	A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.
	
	O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 173708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
		
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	 
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 702513)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o tema Poder de Polícia Ambiental é CORRETO afirmar:
		
	
	não há conceito legal.
	 
	há um conceito legal previsto na Lei 6.938/81, Política Nacional do Meio Ambiente.
	 
	o art. 78 do Código Tributário Nacional prevê o conceito legal.
	
	o conceito legal está previsto no art. 225, caput, da Constituição Federal.
	
	não há um conceito legal, pois tal conceito é somente doutrinário.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 239229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O CONCEITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL:
		
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO RESTRITO DA UNIÃO, ATRAVÉS DO IBAMA, PARA CONCEDER A QUALQUER PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA O DIREITO DE POLUIR E DEGRADAR O MEIO AMBIENTE.
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL SÓ PODE SER CONCEDIDO A PESSOA FÍSICA PELO SISNAMA.
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É ATO DO PODER PÚBLICO PARA CONCEDER LICENÇA AMBIENTAL PARA AQUELA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA QUE JÁ RESPONDEU POR DANO AMBIENTAL.
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL, QUE É CONCEDIDO PELO CONAMA, É ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO AO RESSARCIMENTO DE EVENTUAIS DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE.
	 
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL O ÓRGÃO AMBIENTAL AUTORIZA A LOCALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OPERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CONSIDERADAS EFETIVAS OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DAQUELAS QUE, SOB QUALQUER FORMA POSSAM CAUSAR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 184664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, uma Unidade de Conservação Estadual. Marque a resposta CORRETA. Conforme o SNUC, área de relevante interesse ecológico é aquela
		
	 
	onde há pouca ou nenhuma ocupação humana, que possui características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e cujos objetivos são manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
	
	que tem como objetivo básico a conservação dos recursos hídricos de grande relevância ecológica e beleza cênica, de forma a possibilitar a realização de atividades de lazer em contato com a natureza.
	
	referente à área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica; é exceção das categorias do SNUC, pois é a única categoria de UC que continua sendo de propriedadeprivada após sua criação.
	
	que objetiva proteger a reprodução dos pequenos répteis nas áreas alagadas, assegurando condições para a existência ou reprodução de insetos que esses répteis utilizam para a alimentação dos filhotes
	
	que corresponde à zona de amortecimento das florestas de preservação permanente.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 184557)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	marque a alternativa CORRETA. O ressarcimento do dano ambiental pode ser feito através de uma:
		
	
	reparação ambiental e responsabilização administrativa
	
	indenização em dinheiro e reparação moral
	
	reparação natural e preservação do ambiente
	
	indenização em dinheiro e termo de ajustamento de conduta
	 
	reparação natural ou específica e indenização em dinheiro
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 569982)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pedido de habeas corpus impetrado em favor de réu denunciado como incurso nas penas do art. 34, parágrafo único, II, da Lei n. 9.605/1998, uma vez que foi flagrado pela Polícia Militar de Proteção Ambiental praticando pesca predatória de camarão, com a utilização de petrechos proibidos em período em que a pesca seja proibida e sem autorização dos órgãos competentes. Postula o paciente a atipicidade da conduta com a aplicação do princípio da insignificância, visto que pescara aproximadamente quatro kg de camarão, que foram devolvidos ao habitat natural. Foi denegado o pedido com o entendimento de que a quantidade de pescado apreendido não desnatura o delito descrito no art. 34 da Lei n. 9.605/1998.
Marque a alternativa CORRETA em razão do caso em tela:
I- O réu cometeu a infração em período de defeso, exatamente como demonstrado no caso, ou seja, em época da reprodução da espécie, em que a pesca está proibida e utilizando petrechos não permitidos, praticando pesca predatória.
II- O paciente cometeu a infração em período de defeso, exatamente como demonstrado no caso, mas devolveu os camarões ao habitat natural, não configurando a tipicidade da conduta, nem sua reincidência, nem pesca predatória. portanto, procede o princípio da insignificância.
III-  Não se aplica o princípio da insignificância em delitos ambientais quando é destinada especial proteção legal ao bem jurídico tutelado pelo tipo penal, cuja violação reveste-se de maior gravidade, como a pesca em local proibido e em período de defeso à fauna aquática.
		
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	Somente a alternativa I está correta
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente a alternativa II está correta
	
	Somente a alternativa III está correta
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes