Buscar

Simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408061091)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens:
 
		
	
	I e IV.
	
	II e III.
 
	 
	I e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408061127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil, seguindo tendência mundial, tem passado pelos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Em relação às alterações ocorridas no perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas, analise as assertivas: I. As doenças cardiovasculares constituem-se em uma das principais causas de mortalidade da população idosa, ficando abaixo apenas das mortes por causas externas. II. Com as epidemias de Dengue, gripe A e o recrudescimento da Tuberculose, as doenças infectocontagiosas passaram a representar uma importante causa de mortalidade, sendo as principais causas de óbitos entre os idosos. III. As doenças do aparelho circulatório e as quedas são as principais causas de internações entre os idosos. IV. Entre as mulheres idosas, predominaram as internações por doenças do aparelho geniturinário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II
	 
	III
	
	II e III
	
	I, III e IV
	
	III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407792837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O objetivo estratégico do Ministério da Saúde relacionado ao envelhecimento é promover atenção integral e integrada através das bases legais para a política de atenção prioritária ao idoso, exceto:
		
	
	Implantação de ações para o cumprimento das leis de acessibilidade
	
	Política Nacional de saúde da pessoa Idosa
	
	Estatuto do idoso
	
	Caderno de atenção básica e comitê assessor para osteoporose e quedas em pessoas idosas
	 
	Incentivo a prática de atividade física para uma vida social ativa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408090322)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional do Idoso, estabelecida em 1994 pela Lei no 8.842, criou normas para os direitos sociais dos idosos, garantindo autonomia, integração e participação efetiva como instrumentos de cidadania. Esta legislação determina que idoso é a pessoa que possui idade igual ou superior a quantos anos?
		
	 
	60 anos
	
	65 anos
	
	55 anos
	
	75 anos
	
	70 anos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407691260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	7- O estatuto do idoso é um estatuto no qual são ditos os direitos dos idosos e também prevê punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. No Brasil, o Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 e de autoria do então deputado federal Paulo Paim,1 foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade. aprovado em setembro de 2003. Diante do seu conhecimento sobre o estatuto do idoso, escolha a alternativa correta.
		
	
	A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 10% (dez por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.
	
	É liberada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
	 
	Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
	
	É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
	
	É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante suspensão de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade

Outros materiais