Buscar

Questões Modelagem de Sistemas Web

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE MSW
1. O método Hypermedia Design Model (HDM) define esquema composto por quais informações?
- Classes de elementos de informação; Descrição das características de apresentação; As estruturas organizacionais internas; Os tipos de interconexão existentes.
2. Quais os componentes de um esquema conceitual?
- Classes, relacionamentos e subsistemas.
3. Relationship Management Methodology (RMM): estende HDM, acrescentando estruturas de roteiros guiados e índices mais ricos, definindo um modelo metodológico detalhado, no qual o projeto é encaminhado a partir das entidades, através do projeto de relações e de navegação, terminando no projeto da interface do usuário e na implementação.
4. Observe as seguintes assertivas sobre Ferramentas Case:
- Ferramentas Case são utilizadas para apoiar a realização de atividades específicas, tais como: planejamento, análise e especificação de requisitos.
- Ferramentas Case podem ser:
•Horizontais: oferecem serviços utilizados durante todo o processo de software. Exemplo: Rational Rose
•Verticais: utilizadas em fases específicas do processo de software. Exemplo: ERWin.
5. A capacidade de processamento e armazenamento de dados tem apresentado um significativo crescimento nos últimos anos. Desta forma, é necessária a utilização de técnicas dirigidas por computador que possibilitem a extração automática (ou semi-automática) de novos conhecimentos. Considere as afirmativas abaixo:
- Para competir com sucesso em um mundo interativo, as organizações precisam compreender como os clientes agregam valor ao negócio e, ao mesmo tempo, como obter valor a partir dele. As organizações precisam conhecer como alocar tempo e esforço para os clientes que trarão um maior retorno. Então, seus esforços em relação à retenção dos clientes mais valiosos, precisam ser aumentados, buscando incrementar o valor derivado de outros clientes. Assim, a tecnologia da informação torna possível a diferenciação de cada cliente através de bases de dados que podem ajudar a lembrar e manter um grande número de interações complexas de forma individualizada.
- Novas técnicas de análise como Data Mining oferecem a oportunidade de descobrir padrões escondidos e tendências em grandes volumes de dados. Com estas informações, é possível melhorar a interação com os clientes e otimizar as ações de marketing.
- O computador disponibiliza um grande número de ferramentas de comunicação. Com a tecnologia de Internet, pode ser modificada a comunicação com os clientes transformando interações unidirecionais em bidirecionais, possibilitando assim, o atendimento aos clientes de forma individualizada.
R.: Todas as afirmativas estão corretas.
6. Analise as sentenças sobre HDM (Hypertext Design Model). As afirmações são verdadeiras? 
I. De acordo com esse modelo uma aplicação hipermídia pode ser dividida em duas partes: hiperbase e conjunto de estruturas de acesso. 
II. Um dos primeiros métodos que surgiram. O modelo visa a construção da estrutura conceitual da aplicação.
- Sim, todas as afirmativas são verdadeiras.
7. O que representamos nas dimensões de um projeto de uma aplicação Web?
Associe as colunas:
(1) Conceituação
(2) Visualização
(3) Navegação
(4) Estruturação
(4) Características estruturais da aplicação, ou seja, como a aplicação está organizada em termos de componentes e suas associações.
(2) Características relativas à programação visual e ao layout da interface com o usuário.
(1) Representação de acordo com o paradigma de desenvolvimento, dos elementos conceituais (negócio, problema, etc.) que comporão o domínio da aplicação.
(3) Perspectiva de empacotamento utilizada para organizar conceitos do domínio acessíveis através de navegação
8. Requirements Markup Language (RQML) é uma definição de documento XML específica para documentação de requisitos. A utilização de um hiperdocumento visa superar as dificuldades quanto ao uso de documentos feitos em editores de texto comuns, ao mesmo tempo em que garante a interoperabilidade não encontrada em soluções baseadas em banco de dados.
9. Engenharia de Software: disciplina que envolve a pesquisa e desenvolvimento de teorias, métodos e ferramentas apropriadas e a efetiva e eficiente aplicação desses no desenvolvimento de software.
10. A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem visual para especificação, construção e documentação de artefatos de software. Apresenta diagramas que servem para capturar diferentes visões do sistema. Observe a lista abaixo com alguns dos diagramas e correlacione com a coluna que descreva a função de cada um.
(1) Diagrama de Caso de Uso
(2) Diagrama de Sequência
(3) Diagrama de Colaboração
(4) Diagrama de Implantação
(4) Utilizado para demonstrar elementos de configuração de processamento run-time.
(2) Tipo de diagrama que apresenta a interação da série de tempo dos objetos participantes do processo.
(3) Tipo de diagrama que mostra uma interação dinâmica de um caso de uso e seus objetos relacionados.
(1) Diagrama que descreve a sequência de eventos de um ator que utiliza um sistema para completar um processo.
11. Segundo Debora Hix, uma boa interface é como o telefone ou como a luz elétrica: quando funciona, ninguém percebe. Uma boa interface parece óbvia, mas o que não parece óbvio é como desenvolver uma interface que tenha alta usabilidade. Eis, abaixo, alguns requisitos de usabilidade. Correlacione as colunas:
(1) Capacidade de síntese
(2) Eficiência de Uso
(3) Inteligibilidade
(4) Navegabilidade
(5) Satisfação
(3) Verifica a facilidade do usuário em reconhecer a lógica de funcionamento do software e a sua aplicação.
(5) Verifica como cada usuário sente-se diante de uma nova interface de um sistema e o impacto psicológico causado por estas mudanças no ambiente profissional.
(2) Refere-se ao tempo necessário para que o usuário possa torna-se ágil no uso de uma interface, ou seja, em relação ao uso de suas funções e a rapidez no desenvolvimento de suas tarefas.
(1) Verifica como a interface consegue notificar o usuário quando ocorre uma modificação interna do estado do sistema.
(4) Explora o sistema, sem alterar o seu estado atual, de acordo com a necessidade de informação de uma tarefa.
12. Na UML, os diagramas servem para capturar diferentes visões do sistema. SÃO diagramas UML: Diagrama de Classes; Diagrama de Sequência; Diagrama de Estados; Diagrama de Objetos. É correto afirmar que abstração: 
- é dar ênfase às características relevantes de um problema.
13. Engenharia de Usabilidade: engloba técnicas, processos e métodos visando usabilidade e utilizando, principalmente, a filosofia de focalizar o projeto da interface nas características do usuário e em suas tarefas, já nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto.
14. As fases do ciclo de vida do projeto dependem, intimamente, da natureza do projeto. Um projeto é desenvolvido a partir de uma ideia, progredindo para um plano, que, por sua vez é executado e concluído. Sobre as fases, correlacione as colunas:
(1) Definição
(2) Planejamento
(3) Execução
(4) Controle
(5) Finalização
(1) Nessa fase, a missão e o objetivo do projeto são definidos.
(3) Fase que materializa tudo que foi planejado. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.
(2) Fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias de abordagem do projeto, detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação dos recursos envolvidos, análise de custos, etc.
(5) Fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa, os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos.
(4) Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no melhor espaço de tempo possível após a detecçãode anormalidade.
15. Na Engenharia de Software, o processo de identificação dos aspectos importantes de um determinado fenômeno, ignorando os detalhes, define um princípio. Marque a alternativa que indica o princípio em referência.
- Abstração.
16. Os sistemas que permitem a criação de documentos hipermídia, ou simplesmente, hiperdocumentos, são caracterizados, segundo o modelo Dexter, por três camadas. Correlacione as colunas: 
(1) runtime layer 
(2) storage layer 
(3) within components layer 
(3) Armazena o conteúdo interno aos nós e ligações. 
(1) Instancia o hiperdocumento para apresentação e oferece mecanismos de interação ao usuário. 
(2) Armazena a rede de nós e ligações que são a essência do hiperdocumento.
17. Analise as seguintes afirmativas sobre Requisitos de Software: 
I - Modelar uma parte do mundo real, o domínio de aplicação é uma atividade extremamente importante para se compreender a necessidade e a importância do sistema a ser construído. 
II - A Engenharia de Software envolve as atividades de determinar os objetivos de um software e as restrições associadas a ele.
III - Um dos grandes problemas da atividade de levantamento de requisitos é garantir que as necessidades reais do usuário sejam identificadas. Constantemente, os próprios usuários não conseguem definir/expressar suas necessidades de forma clara, levando a erros na identificação dos requisitos. 
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
18. Data Warehouse é uma coleção de dados orientados por assuntos, integrados, variáveis com o tempo não voláteis, para dar suporte ao processo de tomada de decisão. 
19. Analise as seguintes afirmações sobre os principais benefícios do gerenciamento de projetos: 
I - Evita surpresas durante a execução dos trabalhos. 
II - Permite desenvolver diferenciais competitivos e novas técnicas, uma vez que toda a metodologia está sendo estruturada. 
III - Agiliza as decisões, já que as informações estão estruturadas e disponibilizadas. 
IV - Otimiza a alocação de pessoas, equipamentos e materiais necessários.
- Todas as afirmativas estão corretas
20. Analise as seguintes afirmações sobre os requisitos da Engenharia de Software: 
I. Os requisitos de usuário podem descrever tanto requisitos funcionais quanto requisitos não funcionais. 
II. Os requisitos não funcionais podem ser divididos em requisitos de produto, organizacionais e externos. 
- Todas as afirmativas estão corretas.
21. Web Mining (Mineração de dados na Web) pode ser definida como a descoberta e análise de informação útil originada na Web. Eis, abaixo, as tarefas principais de Web Mining. Correlacione as colunas: 
(1) Busca de documentos 
(2) Seleção e pré-processamento da informação 
(3) Generalização 
(4) Análise
 
(4) Validação e interpretação dos padrões minerados. 
(1) Processo de se extrair dados a partir de fontes de textos disponíveis na Internet, tais como conteúdos de textos de documentos HTML obtidos removendo-se os tags HTML, textos extraídos de grupos de discussão, newsletters, etc. 
(3 ) Consiste em descobrir automaticamente padrões gerais em sites Web ou entre vários sites Web. Esta tarefa envolve a utilização de técnicas de inteligência artificial e de mineração de dados. 
(2 ) Consiste em selecionar e transformar automaticamente informações obtidas na Internet. Exemplos de tipos de transformação da informação obtida: podagem de textos, transformação da representação da informação em outros formalismos, tais como da Lógica de Primeira Ordem.
22. Podemos afirmar que a modelagem para sistemas web é muito importante para alcançar o objetivo definido. A de maior uso atualmente é a Linguagem de Modelagem Unificada que usa uma notação gráfica apoiada pelas ferramentas CASE. Explique o que são ferramentas CASE e dê exemplos. 
- Ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering) são aquelas utilizadas no desenvolvimento de software e na elaboração da modelagem do sistemas de software. Exemplos: qualquer ferramenta de apoio ao gerenciamento de projeto, de edição e suporte como MS-Project, Rational Rose, Open Office, Word, Oracle, NetBeans, Delphi, Visual Basic etc. 
23. Um processo WebE genérico oferece a capacidade de obter um conhecimento do que é o problema (PRESSMAN, 2011). O processo de Engenharia Web está diretamente relacionado com o arcabouço que é aplicado interativamente à medida que cada componente é implementado à WebApp. Em processos de WebE, a comunicação é extremamente importante. Ela é caracterizada por três ações de WebE. 
Quais são essas ações e o que significam? 
- Formulação: Define o contexto de negócio e organizacional a ser adotado pela WebApp; 
-Elicitação: É responsável pela coleta de requisitos, incluindo todos os stakeholders interessados no projeto; 
- Negociação: Serve para a conciliação de diferenças existentes entre os stakeholders do projeto.
24. Analise as seguintes afirmações sobre Engenharia Web: 
I. Segundo Powell, sistemas baseados na Web envolvem uma mistura de publicação impressa e desenvolvimento de software, de comercialização e computação, de comunicações internas e relações externas, de arte e de tecnologia. 
II. A Engenharia Web diz respeito ao estabelecimento e uso de princípios sólidos de engenharia e gestão, e abordagens disciplinadas e sistemáticas para o bem sucedido do desenvolvimento, disposição e manutenção de sistemas e aplicações de alta qualidade baseados na Web. 
III. Processos de desenvolvimento para aplicações web devem produzir representações de projetos com aspectos de aplicações tradicionais, como estrutura e funcionalidades; e também para aspectos orientados para web, como navegação e apresentação. 
	
25. Segundo a Definição de Engenharia Web. Qual a atividade que Descreve os modelos que auxiliam o desenvolvedor web e o cliente a entender melhor os requisitos da WebApp?
- Modelagem.
26. Considere as afirmativas abaixo:
I - Pode-se observar a importância da Interface Homem Máquina (IHC) na interatividade com os sistemas computadorizados: quanto maior a necessidade de intervenção humana, os sistemas informatizados requisitarem, mais facilidade deve ser a interação, para que, dessa forma, seja evitado o stress e o descontentamento dos usuários.
II - Os princípios do design são baseados nos estudos de percepção visual e em experiências com a organização das formas, visando obter a efetiva comunicação.
III - O balanço, a simetria e a assimetria, o tamanho e escala, a direção, dentre outros, são princípios que, quando corretamente aplicados e considerados para o projeto de interfaces, vem para melhorar o processo de comunicação homem máquina.
- Todas as afirmativas estão corretas.
27. As ações de formulação, elicitação e negociação fazem parte de um processo básico de uma WebApp. Que processo é esse?
- Comunicação.
28. "Neste processo, ferramentas e tecnologias de WebE são aplicadas para construir a WebApp que foi efetivamente modelada." No que se refere a Processos de WebApp. Este parágrafo acima se refere ao processo de:
- Construção.
29. Analise as seguintes afirmações sobre Gerenciamento de Requisitos:
I - Stakeholder é alguém que tem interesse no sistema de software que será desenvolvido, ou é alguém que é afetado pelo sistema durante ou após o seu desenvolvimento.
II - Um requisito é uma capacidade que o sistema deve apresentar.
III - Um use case descreve uma sequência de ações que, quando executada pelo sistema, produz resultados importantes para o usuário.
IV - Gerenciamento de requisitos é um processo sistemático de elucidar, organizar e documentar requisitos de sistemas complexos.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
30. Aplicações orientadas a workflow: consistem naquelas que permitem movimentação de trabalho dentro ou entre diferentes companhias, entidades públicas e usuários privados por meio da rede mundial de computadores. As aplicações web que possibilitam planejamento e montagem de cronograma online são grandes exemplos desta categoria.
31. Analiseas seguintes afirmações sobre a Engenharia Web:
I. Segundo Pressman, a Engenharia Web é uma tecnologia em camadas, herdando todas as camadas da Engenharia de Software. E a base de todas essas camadas é o foco na qualidade do software desenvolvido.
II. O principal objetivo da Engenharia Web, assim como na Engenharia de Software tradicional, é desenvolver aplicações corretas, nas quais suas estruturas, funcionalidades, aspectos navegacionais e de interação com o usuário estejam representados de forma apropriada.
III. A Engenharia Web visa o estabelecimento de uma nova disciplina que, apesar de fortemente baseada na Engenharia de Software, apresenta novos paradigmas, como a multidisciplinariedade e a abordagem sistêmica de criação de conteúdo, produção de mídias, aspectos estéticos, tecnológicos e de desenvolvimento de software.
-Todas as afirmativas são verdadeiras.
32. As ferramentas CASE são utilizadas para apoiar a realização de atividades específicas, tais como planejamento, análise e especificação de requisitos. Cite algumas:
- Visual Paradigm, ArgoUML, Enterprise Architect e Power Designer, são exemplos.
33. A Race UML é uma ferramenta Case.
- Não, a Race UML não é um exemplo de ferramenta CASE.
34. Observe as seguintes asserativas sobre a UML (Unified Modeling Language):
I - A UML possui diagramas (representações gráficas de modelo parcial de um sistema) que são utilizados em combinação com a finalidade de obter todas as visões e aspectos do sistema.
II - O uso de um tipo ou outro de diagrama depende, muitas vezes, do grau de detalhamento necessário para o desenvolvimento do sistema.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
35. Considere as afirmativas abaixo:
I - Hipertexto (ou hiperdocumentos) armazenam as informações em estruturas denominadas nós e os relacionamentos em ligações (links), ancorados nos nós).
II - Pode-se afirmar que os nós de um hipertexto podem conter textos e figuras, de modo semelhante ao presente em livros (os "nós" seriam as "páginas", neste caso). Quando se associam outros tipos de mídia, como vídeos, sons, modelos tridimensionais denominam-se como hipermídia.
III - Nó: item de informação presente em um documento hipermídia.
IV - Ligação: inter-relacionamento entre nós em um documento hipermídia.
V - Âncora: ponto de nó a que se prende a ligação e que, ao ser seguido, aciona a ligação e ativa os nós presos à outra ponta de ligação.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
36. Analise as seguintes alternativas sobre WebML (Web Modeling Language):
I - WebML é uma linguagem baseada em XML, mas remete a representações gráficas intuitivas e pode ser facilmente suportada por uma ferramenta CASE, além de poder ser utilizada para comunicação com pessoal não-técnico.
II - Linguagem de Modelagem para aplicações Web que permite que projetistas modelem as funcionalidades de um site em um alto nível de abstração, sem se comprometerem com detalhes de alguma arquitetura específica.
III - A especificação de um site em WebML consiste de quatro perspectivas ortogonais: Modelo Estrutural (expressa os dados do site); Modelo de Hipertexto (descreve os documentos hipertexto que podem ser publicados no site); Modelo de Apresentação (descreve o layout e a aparência gráfica das páginas, independentemente da linguagem final que representará as páginas); Modelo de Personalização (modela explicitamente os usuários e grupos de usuários para armazenamento de informações específicas dos mesmos).
- Todas as afirmações são verdadeiras.
37. Sobre a WebML, considere as afirmativas abaixo:
I - A WebML é uma notação para especificação de websites complexos em um nível conceitual.
II - Alguns objetivos são: expressar a estrutura da aplicação web com uma descrição de alto nível; e fornecer múltiplas visões do mesmo conteúdo.
- Todas as afirmativas estão corretas.
38. Interface Homem-Máquina investiga o projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos associados a este uso.
39. Quais as características da tecnologia web VBScript?
- É uma linguagem que pode ser executada através do browser do cliente ou a partir do servidor web.
40. Cite um servidor web que a linguagem JSP faz acesso:
- Tomcat.
41. Temos à nossa disposição várias tecnologias de aplicação web que são usadas em um projeto WebApp. A representação de um conjunto de informações sobre a formatação e exibição dos componentes de uma página, são característica da linguagem?
- CSS
42. Sobre as aplicações Web, considere as afirmativas abaixo:
I - A Web é, essencialmente, um meio de informação. Além da funcionalidade, uma aplicação Web é orientada a conteúdo. Conteúdo compreende dados estruturados e não estruturados.
II - O paradigma fundamental para estruturar a informação é noção de hipertexto, onde os elementos básicos são: nós elos (links) e âncoras que ativam estes elos.
III - "Look and feel" da aplicação web é um fator de qualidade essencial da aplicação web, uma vez que usuários podem facilmente abandonar o site e ir para outro concorrente.
- Todas as afirmativas estão corretas.
43. Com base em métodos de desenvolvimento, o método utilizado para especificação de WebApp complexas em um nível conceitual é:
- Web Modeling Language (WEBML)
44. Um método de Desenvolvimento deve considerar dois aspectos de arquitetura técnica, para tornar o desenvolvimento de WebApps efetivo. Quais são esses aspectos?
- Arquitetura Funcional e Arquitetura de Informação.
45. O desenvolvimento de web sites envolve temas tais como a Engenharia Web, banco de dados, metodologias e modelos, técnicas de uso de ferramentas gráficas, técnicas de redação e ainda outros assuntos, conforme necessidades específicas.
Considere as afirmativas abaixo:
I - As interfaces Web podem ser consideradas como estáticas quando o conteúdo é permanente e dinâmicas quando o conteúdo é gerado a partir de uma consulta a banco de dados, sendo mantido somente durante a permanência do usuário na interface.
II - Quando um web site é composto somente por interfaces estáticas, as necessidades de um projeto são mais centradas na escolha das linguagens de desenvolvimento e nas ferramentas de design que serão utilizadas.
III - Quando há interfaces dinâmicas, além da escolha das linguagens e das ferramentas de design, é necessário fazer a escolha da tecnologia responsável pela geração de páginas dinâmicas, do sistema de banco de dados e de uma linguagem de modelagem que possa proporcionar aos desenvolvedores uma visão do sistema como um todo.
-Todas as afirmativas estão corretas.
46. Refinamento "É uma das etapas da Análise de Requisitos".
47. Considere as afirmativas a seguir sobre Serviços na Web (Web Services):
I. São aplicações autocontidas que possuem interfaces baseadas em XML e que descrevem uma coleção de operações acessíveis através de rede, independentemente da tecnologia usada na implementação do serviço.
II. Pode ser entendido como um componente que possui suas funcionalidades acessíveis pela rede através de mensagens baseadas em XML.
III. A arquitetura de Web Services baseia-se na interação de três entidades: provedor de serviço (service provider), cliente do serviço (service requestor) e serviço de registro (service registry).
IV. Um web service geralmente é implementado para disponibilizar uma determinada funcionalidade autocontida visando a reusabilidade do web service e a interoperabilidade com outros sistemas.
- Todas as afirmativas estão corretas.
48. Considere as afirmativas abaixo:
I - O projeto de uma aplicação Web deve considerar particularidades de três dimensões: estrutural (define a organização das informações a serem tratadas pela aplicação e os seus relacionamentos); navegacional (define como as informações serão acessadas através da aplicação); e apresentação (define como as informações e o acesso as mesmas serão apresentados ao usuário da aplicação).
II - Um dos objetivos da Engenharia Webé desenvolver aplicações Web corretas, nas quais suas estruturas, funcionalidades, aspectos navegacionais e de interação com o usuário estejam representados de forma apropriada.
III - Pode-se afirmar que processos de desenvolvimento de aplicações Web devem produzir representações para aspectos tradicionais de aplicações, como estrutura e funcionalidades; assim como para aspectos orientados para Web, como navegação e apresentação ( com recursos Web).
- Todas as afirmativas estão corretas.
49. Fazem parte de uma WebApp:
- Implantação, construção e modelagem.
50. As classes são componentes de que tipo de modelo?
- Conceitual.
51. Considerando as características para avaliação da qualidade na Web, associe as colunas:
(1) Usabilidade
(2) Funcionalidade
(3) Confiabilidade
(4) Eficiência
(5) Manutenibilidade
(5) Facilidade de correção; adaptabilidade; extensibilidade.
(2) Capacidade de busca e recuperação; características de navegação e navegador; e características relacionadas ao domínio da aplicação.
(1) Entendimento global do site; feedback e help online; características estéticas da interface.
(3) Processamento correto de links; recuperação de erros; validação e recuperação de input do usuário.
(4) Desempenho do tempo de resposta; velocidade de geração da página e de gráficos.
52. SOA é um modelo conceitual de arquitetura que propõe a representação das funcionalidades de um sistema através de serviços, que podem ser consumidos por aplicações diferentes através de interfaces bem definidas, legíveis do ponto de vista dos negócios e independente da plataforma de desenvolvimento das aplicações.
53. Sobre metodologias para o desenvolvimento de aplicações hipermídia, considere as afirmativas abaixo:
I - O Hypertext Design Model (HDM) é o primeiro modelo amplamente conhecido para o projeto de hipermídia. Um esquema hipermídia em HDM é descrito como um conjunto de tipos de entidades e de elos; as entidades são constituídas por componentes hierarquicamente estruturados e cada componente pode ser visto sob diferentes perspectivas.
II - O Relationship Management Methodology (RMM) estende HDM, acrescentando estruturas de roteiros guiados e índices mais ricos, definindo um modelo metodológico detalhado, no qual o projeto é encaminhado a partir das entidades, através do projeto de relações e de navegação, terminando no projeto da interface do usuário e na implementação.
- Todas as afirmativas estão corretas.
54. Considere um projeto de um sistema Web que utiliza um módulo de segurança para a gestão da autenticação e autorização. No desenvolvimento de uma funcionalidade associada à autenticação, foram detectadas falhas no funcionamento do código. Considerando que esse módulo é utilizado em todos os projetos da Universidade, a primeira ação a ser tomada para corrigir o problema é:
- realizar inspeções de código em pares do módulo de segurança.
55. Como é definido um esquema conceitual XML:
- Um documento XML é definido por um nome e um elemento.
56. Sobre a Engenharia de Requisitos, considere:
I - As primeiras tarefas a serem realizadas no desenvolvimento de um software são a correta determinação das funcionalidades a serem oferecidas e a identificação de condições e restrições aplicáveis. Embora aparentemente simples, essas atividades são responsáveis pelo fracasso de muitos projetos.
II - A Engenharia de Requisitos é responsável pelo uso e desenvolvimento de técnicas que auxiliem e guiem o processo de definição de requisitos durante toda a vida do projeto.
III - Através do desenvolvimento e aplicação de novas técnicas, torna-se possível a detecção prematura de erros, implicando em menores custos e prazos, e a satisfação das necessidades do usuário do software.
- Todas as afirmativas estão corretas. 
57. Na Engenharia de Software, o processo de identificação dos aspectos importantes de um determinado fenômeno, ignorando os detalhes, define um princípio. Que princípio é esse?
- Abstração.
58. Documento eletrônico assinado digitalmente que cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. Trata-se do conceito de:
- Certificação digital.
59. Observe os requisitos registrados de um determinado projeto de software para a Internet São tipicamente classificados como requisitos funcionais:
I - Clientes que tenham pago as últimas cinco compras à vista tem direito a um desconto não cumulativo de 10% na próxima compra.
II - Se o produto possuir uma quantidade máxima permitida por compra, esse limite deve ser informado e controlado pelo sistema.
60. Um paradigma de engenharia de software é escolhido de acordo com o projeto, métodos, ferramentas, controles e produtos que precisam ser entregues. Existem quatro paradigmas que são frequentemente utilizados pelos desenvolvedores de programas e sistemas de software. Quais são estes paradigmas? 
I. Ciclo de vida clássico
II. A prototipação
III. Modelo espiral
- Todas estão corretas
61. : Requisitos não funcionais: descrevem níveis desejáveis de qualidade no sistema, ou seja, quão seguro o sistema será, o seu nível de usabilidade, etc. Acabam por delimitar os serviços ou funções que serão oferecidos pelo sistema.
62. No competitivo mundo Web, em que os usuários vem e vão com a mesma facilidade, a usabilidade – é a capacidade de permitir que o usuário manipule os recursos do site para atingir um determinado objetivo - é um aspecto diferencial.
63. XML é um conjunto de regras, diretrizes e convenções para planejar estruturas e formatos de dados de maneira a produzir arquivos que sejam fáceis de gerar e que sejam facilmente lidos por diferentes computadores e aplicativos.
- A grande vantagem é permitir a criação de tags próprias sem complicação, aumentando a produtividade.
64. Considere as afirmativas abaixo:
I - Um web service pode ser entendido como um componente que possui suas funcionalidades acessíveis pela rede através de mensagens baseadas em XML.
II - Uma definição técnica de web services poderia ser como um serviço disponibilizado na Internet, descrito via WSDL, registrado via UDDI, acessado utilizando SOAP e com os dados transmitidos sendo representados em XML.
III - A arquitetura de web services baseia-se na interação de três entidades: provedor do serviço (service provider), cliente do serviço (service requestor) e servidor de registro (service registry).
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
65. Considere as afirmativas abaixo:
I - A mineração na Web é uma metodologia de recuperação da informação que usa ferramentas de mineração de dados para extrair informações tanto do conteúdo das páginas e de sua estrutura de relacionamentos (links), quanto dos registros de navegação dos usuários.
II - Pode-se definir a mineração da Web em três variantes: Mineração do Conteúdo da Web, Mineração da Estrutura da Web e Mineração dos Registros de Navegação na Web.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
66. Interface Homem Máquina investiga o projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos associados a este uso.
67. Considere as afirmativas abaixo:
I - Web Mining é o uso de técnicas de data mining para descobrir e extrair automaticamente informações relevantes dos documentos e serviços ligados à Internet.
II - Web Mining é, frequentemente, associado à recuperação de informação, mas, na verdade, trata-se de um processo mais amplo, interdisciplinar, envolvendo técnicas de recuperação de informação, estatística, inteligência artificial e mineração de dados.
III - Em geral, pode-se afirmar que as tarefas principais de Web Mining são as seguintes: busca de documentos, seleção e pré-processamento da informação, generalização e análise.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
68. Uma das finalidades de um processo de desenvolvimento de sistema web é dar suporte a ações que garantam o cumprimento das etapas deste processo. Quais são essas ações?
- Engenharia de conteúdo; Engenharia de segurança;Requisitos explícitos e Testes rigorosos dos requisitos.
69. Determinar as ações para um desenvolvimento web implica também em separar os interesses, ou seja, dividir os componentes para cada tipo de problema. Cite uma opção que representa um componente de uma WebApp?
- Adaptação de conteúdo.
70. Temos a nossa disposição várias tecnologias de aplicação web que são usadas em um projeto WebApp. A representação de um conjunto de informações sobre a formatação e exibição dos componentes de uma página, são característica da linguagem?
- CSS.
71. Sobre Arquitetura de Web Services é CORRETO afirmar que:
- SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo para troca de informações em ambiente distribuído. Encapsula as chamadas e retornos aos métodos dos web services, sendo utilizado, principalmente, sobre HTTP.
- Web Services são aplicações autocontidas que possuem interface baseada em XML e que descrevem uma coleção de operações acessíveis através de rede, independentemente da tecnologia usada na implementação do serviço.
- UDDI (Universal Description Discovery and Integration) é uma das tecnologias que possibilita o uso de web services. Uma implementação de UDDI corresponde a um Web Service registry que provê um mecanismo para busca e publicação de web services
- WDSL (Web Services Description Language) é a linguagem de descrição de web services. Permite, através de um vocabulário em XML, a possibilidade de descrever serviços e a troca de mensagens.
- A arquitetura de Web Services baseia-se na interação de três entidades: provedor de serviço (service provider), cliente do serviço (service requestor) e serviço de registro (service registry).
72. O design de interfaces pode se tornar algo complexo. Uma estratégia que funciona bem para um site pode estar totalmente errada para outro. Um site somente será bem sucedido se ele der suporte adequado às intenções, ao comportamento e aos objetivos do seu usuário real. Esta é a ideia do design centrado no usuário.
Considere as afirmativas abaixo:
I - A interface de emprego computacional tem sido cada vez mais valorizada nas últimas décadas, pois abrange todas as partes que constituem um sistema com o qual o usuário pode interagir.
II - Para que a relação homem-máquina ocorra, é indispensável o uso das interfaces e da interatividade. Sem estes dois fundamentos, é impossível haver qualquer tipo de relação homem-máquina dentro da Internet ou mesmo fora dela.
III - As interfaces gráficas foram projetadas para dar às pessoas o controle direto sobre seus computadores pessoais. Os usuários esperam, agora, um nível de sofisticação design de todas as interfaces gráficas, incluindo páginas de Web. A meta é satisfazer as necessidades de todos seus usuários potenciais, adaptando a tecnologia Web para as suas expectativas, e nunca requerendo que o leitor simplesmente conforme-se a uma interface que põe obstáculos desnecessários no seu caminho.
IV - Usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas de maneira eficaz, eficiente e agradável.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
73. São objetivos chaves de um WebApp:
- Simplicidade, Consistência e Robustez.
74. Que modelagem define as informações a serem apresentadas aos usuários, bem como os relacionamentos entre elas?
- Modelagem navegacional.
75. Para atender a demandas de maneira eficaz, em um ambiente caracterizado pela velocidade das mudanças, torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado no foco em prioridades e objetivos. Cite características de um projeto:
- possuir custo e qualidade pré determinados.
- possuir início e fim definidos.
- criar produtos únicos.
- desenvolver-se em etapas e continuar por incrementos.
76. Quadros de diálogo e setas de paginação: representa recursos típicos da interface visual.
77. Considere as afirmativas abaixo:
I - O diferencial das Aplicações Web não está apenas em suas características, mas, principalmente, nas particularidades de seu desenvolvimento, tais como: requisitos mutáveis, times pequenos e multidisciplinares, ciclos de desenvolvimento menores, e necessidade constante de manutenção.
II - Processos Agile ou Processos Leves são metodologias de desenvolvimento adaptativas e flexíveis e que são indicadas para cenários onde a mudança de requisitos é constante e os resultados precisam ser entregues ao cliente em curtos espaços de tempo.
III - A comparação entre desenvolvedores de software e jogadores de Rugby originou o nome da tecnologia Scrum, a qual baseia-se em 6 (seis) características: flexibilidade dos resultados, flexibilidade dos prazos, times pequenos, revisões frequentes, colaboração e orientação a objetos.
IV - Engenharia Web pode ser definida como a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável ao desenvolvimento, operação e manutenção das aplicações Web.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
78. O método Hypermedia Design Model (HDM) define esquema composto por quais informações?
- Classes de elementos de informação; Descrição das características de apresentação; As estruturas organizacionais internas; Os tipos de interconexão existentes.
79. Requirements Markup Language (RQML): é uma definição de documento XML específica para documentação de requisitos. A utilização de um hiperdocumento visa superar as dificuldades quanto ao uso de documentos feitos em editores de texto comuns, ao mesmo tempo em que garante a interoperabilidade não encontrada em soluções baseadas em banco de dados.
80. O método Hypermedia Design Model (HDM) define esquema composto por quais informações?
- Classes de elementos de informação; Descrição das características de apresentação; As estruturas organizacionais internas; Os tipos de interconexão existentes.
81. Quais os componentes de um esquema conceitual?
- Classes, relacionamentos e subsistemas.
82. Relationship Management Methodology (RMM): estende HDM, acrescentando estruturas de roteiros guiados e índices mais ricos, definindo um modelo metodológico detalhado, no qual o projeto é encaminhado a partir das entidades, através do projeto de relações e de navegação, terminando no projeto da interface do usuário e na implementação.
83. Engenharia de Usabilidade: engloba técnicas, processos e métodos visando usabilidade e utilizando, principalmente, a filosofia de focalizar o projeto da interface nas características do usuário e em suas tarefas, já nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto.
84. O que é uma aplicação Web ou WebApp?
Em outras palavras, uma aplicação web é um conjunto de programas executado em um servidor de HTTP ou WebHost que será acessado através da internet ou intranet.
85. Quais as camadas da Web-E?
- Ferramentas, métodos e processos com foco na qualidade.
86. Quais os métodos da Web-E?
- Métodos de comunicação, métodos de análise de requisitos, métodos de projetos, métodos de construção e métodos de teste.
87. Associe as colunas:
(1) Comunicação
(2) Implementação
(3) Planejamento
(4) Construção 
(5) Modelagem
(1) Representa as interações e colaborações com o cliente, abrangendo o processo de engenharia de requisitos.
(5) Descrevem os modelos que auxiliam o desenvolvedor web e o cliente a entender melhor os requisitos da WebApp.
(2) Refere-se a entrega de uma WebApp ao cliente, que precisará validar e aprovar o produto de software.
(3) Descreve as ações de Web-E que envolve as tarefas técnicas, os riscos, os recursos exigidos, produtos a serem produzidos e o cronograma de trabalho.
(4) Combina tecnologias como XHTML, XML e JAVA, dentre outros códigos próprios para WebApp para identificar possíveis erros no código.
88. Quais são as atividades “guarda-chuva”?
- A gerência de mudanças, a garantia da qualidade, a gerência de riscos e a gerência de projetos.
89. Quais os objetivos –chave de um projeto WebApp?
- Simplicidade,consistência, identidade, robustez, navegabilidade, apelo visual e compatibilidade. 
90. O que é TAM (Technology Acceptance Model)?
- É um modelo centrado no usuário, usado para avaliação da qualidade de uma WebApp.
91. Quais as medidas –chave que o modelo TAM inclui?
- São duas: utilidade percebida (PU – perceived usefulness) e facilidade de uso percebida (EOU – easy of use)
92. Quais são as “dimensões de qualidade”?
- Tempo, estrutura, conteúdo, precisão e consistência, tempo de resposta e latência, desempenho.
93. Que metodologias se destacam quando falamos de Projeto Sistemas Web?
- WebML, WebMining e WebQuest.
94. Quais as principais estruturas de um Website?
- Estrutura linear rígida, Estrutura linear flexível, Estrutura hierárquica de navegação, Estrutura web de organização e Sites com estrutura mista.
95. Quais as categorias principais, quanto às tecnologias de WebE?
- Ferramentas de implementação e ferramentas de desenvolvimento.
96. Quais as principais tecnologias associadas à linguagem de marcação de hipertexto?
- CSS, JavaScript e VBScript.
97. Exemplo de código CSS
/***Tags padrões***/
body{background:url(img/fundo.png); 
margin:0;padding:0;}
#geral {margin:1%
auto;padding:0;width:760px;color:#240c33;}
p{margin:20px; padding:0; }
a{outline:0;text-decoration:none;}
 
 /***Logo***/
#logo span{display:none;}
#logo h1{background: url(img/logo.png) no-repeat center; width:756px; height:124px; margin:0 auto; 
padding-top:50px;}
p,a{font:bold 21px Arial; color:#000; text-align:center; }
p.breve{font:32px Arial; color:#F00; text-align:center;}
98. Exemplo de código JavaScript
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function verificaCampo(){
   var v_campoTexto = document.getElementById('campoTexto');
   if(v_campoTexto.value != "")
      alert("Você digitou: " + v_campoTexto.value)
   else
      alert("Por favor, preencha o campo!")
}
</script>
</head>
<body>
   <input type="text" id="campoTexto" style="border:#FF0000 solid 2px" />
   <input type="button" onclick="verificaCampo()" value="Verificar Campo" 
style="background-color:#000000;color:#FFFFFF"/>
</body>
</html>
99. Quais as principais linguagens Script em abiente servidor?
- PHP, JSP e ASP.
100. Cite exemplo de processos de desenvolvimento de sistemas Web?
- CMMI, TSP, PSP e SPICE.
101. Quais as etapas da Análise de Requisitos?
- Descoberta, refinamento, modelagem e especificação.
102. Quais os parâmetros essenciais para o sucesso da WebE?
- Recursos de hardware e software.
103. Qual o ciclo de requisitos de software?
- Elicitação, análise, especificação e validação.
104. Qual o ciclo de requisitos de hardware?
- Identificação, análise, especificação e validação.
105. Quais as técnicas para Identificação/elicitação de requisitos?
- JAD (Join Application Development) e FAST (Facilitated Application Specification Technique).
106. Quais as etapas da técnica de JAD?
- Planejamento e projeto.
107. O que faz um webdesigner?
- É o profissional responsável pelo design gráfico de uma WebApp.
108. E o webmaster?
- É o profissional responsável pela perfeita execução das funcionalidades técnicas de sua WebApp.

Outros materiais