Buscar

Hidrólise Enzimática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hidrólise Enzimática
Michelle Santos de Souza e Nicolly Farias
Curso de Nutrição da UFCSPA
Porto Alegre, RS, 90050-170, Brasil
michellesantos1909@hotmail.com e nicollyf86@gmail.com
Experimento: Hidrólise Enzimática do amido
Resultados: 
	Tubo
	Lugol
	Tubo
	Reação de Benedict
	-
	Cor
	Reação
	-
	Cor
	Reação
	1
	Verde
	Negativo
	4
	Verde Azulado
	Positivo
	2
	Azul escuro
	Positivo
	5
	Azul
	Negativo
	3
	Azul escuro
	Positivo
	6
	Azul
	Negativo
Discussão:
No Tubo 1 a reação deu negativa para o Lugol, que detecta a presença de amido, pois a amilase salivar é responsável pela degradação do amido.
No Tubo 2 e 3 as reações deram positivas para o Lugol, pois no tubo 2 a solução de saliva foi aquecida em banho – maria fervente até a ebulição, ocasionando a desnaturação da enzima (amilase) sendo detectado a presença de amido. No tubo 3 a solução de saliva foi exposta a um ácido forte (HCl) ocorrendo novamente a desnaturação da enzima (amilase) e foi detectado a presença do amido.
No Tubo 4 a reação foi positiva para a Reação de Benedict, que detecta a presença de açúcares redutores, pois a solução de saliva reagiu com a solução de amido degradando-a e formando produto (açúcar) que foi identificado pela Reação de Benedict.
No Tubo 5 e 6 as reações deram negativas para a Reação de Benedict, pois como a enzima foi desnaturada pelo aquecimento em banho – maria fervente até a ebulição (tubo 5) e pela adição de um ácido forte (HCl) (Tubo 6) não houve a degradação do amido pela amilase salivar formando produto (açúcar).
	QUESTIONÁRIO
Identifique os produtos finais da hidrólise ácida e os da hidrólise enzimática do amido, justificando as diferenças. 
Os produtos finais das hidrólises ácidas são identificados, pois o tratamento do amido com ácidos fortes e temperaturas elevadas faz com que ele seja convertido completamente em moléculas de glicose, dando positiva as reações com a Reação de Benedict que detecta a presença de açúcar. Então quanto mais aquecida a solução de amido mais vermelho tijolo ficará os tubos.
Os produtos finais da hidrólise enzimática são positivos para o lugol, pois a adição de ácidos fortes a solução de saliva ou o aquecimento até a ebulição faz com que ocorra a desnaturação da enzima não a deixando fazer a degradação do amido. E positivo para a reação de Benedict, que detecta a presença de açúcares redutores, pq a não adição de ácidos fortes a solução de saliva ou o aquecimento até a ebulição faz com que a solução de saliva degrade o amido adicionado formando açúcar como produto.
A diferença entre os produtos formados ocorre devido às diferentes ligações desfeitas em cada reação. Enquanto a hidrólise ácida promove o rompimento das ligações alfa 1,4 e 1,6 que compõem o amido a hidrólise enzimática promove o rompimento somente das ligações alfa 1,4
Qual seria o efeito da adição de algumas gotas de solução fisiológica à solução de amido destinada à hidrólise enzimática?
Como cada enzima é específica à reação que catalisa, não haveriam diferenças nos resultados observados.
Por que foram realizadas as reações com lugol e a de Benedict?
Porque o Lugol detecta a presença de amido e a Reação de Benedict a presença de açúcares redutores.
A amilase salivar, ao chegar ao estômago, continua ativa? Justifique.
Não, porque como vimos nos experimentos, quando a enzima é exposta a um ácido forte ocorre a desnaturação e como o pH do estômago é ácido ela não continua ativa.
Por que a hidrólise enzimática do amido, pela amilase salivar, não dá como produto final somente glicose?
O amido é composto por moléculas de amilose, unidas por ligações alfa-1,4, e amilopectina, por ligações alfa-1,4 e 1,6. A hidrólise enzimática ataca somente as ligações alfa-1,4 em ambas. Desta forma, atuando sobre a amilose, a converte em algumas moléculas de glicose, porém sua ação sobre a amilopectina leva à formação de outros compostos, as dextrinas.

Outros materiais