Buscar

PROVA ONLINE SUCESSÕES AV 1 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302166973)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Marco Antônio, solteiro, maior e capaz, resolve lavrar testamento público, a fim de dispor sobre seus bens. Tendo em vista que os seus únicos herdeiros são os seus dois filhos maiores e capazes, Júlio e Joel, ambos solteiros e sem filhos, e considerando-se que o patrimônio de Marco Antônio corresponde a dois imóveis de igual valor, dois automóveis de igual valor e R$ 100.000,00 em depósito bancário, ele assim dispõe sobre os seus bens no testamento: deixa para Júlio um imóvel, um automóvel e metade do montante depositado na conta bancária e, de igual sorte, deixa para Joel um imóvel, um automóvel e metade do montante depositado na conta bancária. Logo após ter ciência da lavratura do testamento público por seu pai, Júlio decide imediatamente lavrar escritura pública por meio da qual renuncia expressamente apenas ao automóvel, aceitando receber o imóvel, bem como metade do montante depositado em conta bancária. Para tanto, afirma Júlio que há diversas multas por infrações de trânsito e dívidas de impostos em relação ao automóvel, razão pela qual não lhe interessa herdar esse bem. Tomando conhecimento da lavratura da escritura pública de renúncia por Júlio, Marco Antônio e Joel decidem consultar um advogado. Na condição de advogado (a) consultado(a) por Marco Antônio e Joel, responda aos itens a seguir, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. A) Poderia Júlio renunciar à herança no momento por ele escolhido? B) Independentemente da resposta dada ao item anterior, poderia Júlio renunciar exclusivamente ao automóvel, recebendo os demais bens?
		
	
Resposta: A) Júlio pode renunciar a herança no momento escolhido, sendo possível, inclusive que seja lavrado novo testamento. B) Júlio pode sim renunciar apenas parte da herança.
	
Gabarito: A) É vedado dispor sobre herança de pessoa viva, na forma do artigo 426, CC/02. B) De acordo com o artigo 1808, CC/02, é vedada a renúncia parcial. A renúncia é indivisível, razão pela qual somente é autorizado ao herdeiro renunciar todo o quinhão a que teria direito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302108036)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Carolina, viúva, tem três irmãs (Carla, Camila e Cassyana) e três sobrinhos (filhos de Camila que faleceu em outubro de 2007). Carolina, após anos batalhando contra um câncer, finalmente perdeu a batalha e faleceu em fevereiro de 2011. Sendo ela viúva e não tendo filhos, a quem caberá a sua herança? Explique sua resposta.
		
	
Resposta: Com base na linha sucessória a herança de Carolina deverá ser dividida entre Carla, Cassyana, ambas irmãs vivas da falecida.
	
Gabarito: Gabarito: Conforme as regras estabelecidas no art. 1.829, CC, a herança deverá ser repartida em três partes. Carla ficará com 1/3 e Cassyana com 1/3 porque herdam por cabeça. E os três sobrinhos, que herdam por representação, devem igualmente dividir o terço restante
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302038955)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Carlos elabora testamento em que nomeia José legatário de duzentos mil reais porque, ao tempo em que seu pai esteve internado, foi o enfermeiro que melhor se dedicou à cura e ao bem-estar do ente amado. Contudo, à época do cumprimento do testamento, descobre-se não haver enfermeiro com tal nome trabalhando no hospital no período mencionado. Assim, marque a alternativa correta:
		
	
	Por se tratar de claro erro quanto à pessoa, a disposição é anulável pelo prazo de 4 anos.
	 
	Não há vício na disposição testamentária, mas apenas ineficácia se alegada pela parte interessada.
	
	O fato eiva o testamento de nulidade, não havendo modo de se aproveitar a disposição.
	 
	Apesar do vício de consentimento, é possível cumprir a vontade do testador se identificada a pessoa a quem se refere o testamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302058923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2009
Helena da Silva era uma mulher que não tivera oportunidade de concluir o ensino básico. Mas, em razão do destino, veio a conhecer John Look, divorciado há 20 anos, homem rico e bem-sucedido, que, em pouco tempo, se casou com Helena, na esperança de viver um grande amor com a consorte que conhecera no Rio de Janeiro. Logo após o casamento, o casal passeou por diversas capitais do país, entre as quais Recife, Maceió e Salvador. Infelizmente, John Look, em uma visita a seu país, dois meses depois, veio a falecer. No Brasil, o de cujus deixou um pequeno apartamento que deveria partilhar com a ex-mulher, do primeiro casamento. Entretanto, Helena soube que a lei do país de John, diferentemente do Brasil, incluía na sucessão ex-cônjuges separados há mais de 10 anos.
Considerando o inciso XXXI do artigo 5º da Constituição brasileira, que dispõe que a sucessão de bens de estrangeiros situados no país será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus, é CORRETO afirmar que
		
	
	a sucessão deve obedecer às leis do Brasil, uma vez que o casamento foi realizado sob as leis brasileiras.
	
	a sucessão deve excluir qualquer pretensão de Helena e beneficiar a ex-cônjuge do de cujus, em razão de o óbito ter ocorrido no exterior.
	 
	a sucessão deverá ser regida pela lei brasileira, uma vez que seria mais favorável à Helena.
	
	a sucessão deve observar as leis do país do de cujus, independentes de serem ou não mais favoráveis à Helena.
	
	a sucessão deve ser regulada pelo direito internacional de um país neutro, uma vez que há conflito de competência.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302038920)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto aos efeitos da aceitação e da renúncia, marque a alternativa correta:
		
	
	A renúncia não admite que seus efeitos retroajam à data da abertura da sucessão.
	 
	O herdeiro que permanece em silêncio, indiferente à herança, significa aceitação tácita.
	
	Nenhuma espécie de renúncia implica no pagamento de imposto de transmissão.
	 
	O herdeiro, se também for legatário, poderá aceitar a herança e renunciar o legado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302038918)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Miguel dispôs seus bens em favor do filho que teve com a amante, sendo que o testamento foi escrito pela avó materna da criança. Considerando haver filhos concebidos no casamento, marque a alternativa correta:
		
	
	Não se pode nomear apenas um filho em testamento porque todos têm de receber o mesmo quinhão.
	
	Nenhuma das opções
	 
	A disposição seria válida se o testamento tivesse sido escrito por alguém que não tivesse relação com a criança.
	
	Ainda que existam outros filhos, não há vício algum quanto à nomeação testamentária.
	
	Trata-se de pessoa interposta, pelo que jamais seria válida a disposição testamentária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302733193)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão 12 29º Exame OAB-RJ) Maria Braz da Silva, casada pelo Regime da Comunhão Universal de Bens com Eduardo da Silva, morreu em 17 de novembro de 2005, deixando considerável patrimônio em bens imóveis e obras de arte. Maria Braz da Silva tem uma neta, Júlia, com três anos de idade, filha de seu filho, Lucas, pré?morto. Quando da abertura do Processo de Inventário dos bens por ela deixados, foi apresentado um Testamento Público datado de 10 de março de 2003, em que é apontada como sua sucessora, Ana, sua afilhada, para quem dispôs 30% de sua parte disponível. Eduardo da Silva contestou tal disposição testamentária e atravessou uma petição onde afirma ser herdeiro necessário de sua esposa, segundo a lei civil brasileira vigente. Analise e responda:
		
	
	Júlia e Eduardo são herdeiros necessários de Maria;
	 
	Eduardo é meeiro de Maria.
	
	Eduardo é meeiro de Maria e Júlia e Eduardo são herdeiros necessários;Eduardo não tem qualquer direito aos bens deixados por Maria nem meação, nem herança;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302036615)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Questão 30 129º Exame OAB-SP) Sobre a Sucessão testamentária, é errado afirmar:
		
	 
	o testador pode estabelecer cláusula de inalienabilidade sobre os bens da parte legítima, desde que exponha uma justa causa para tanto.
	
	se o legado de coisa determinada pelo gênero não existir no patrimônio do testador, a disposição testamentária caducará.
	 
	são espécies de substituição testamentária: a vulgar singular, a fideicomissária e a compendiosa.
	
	é possível o filho deserdar seu pai da herança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302740470)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Questão 30 131º Exame OAB-SP) Sobre a sucessão testamentária, é ERRADO afirmar:
		
	 
	o pai pode testar metade do seu patrimônio ao filho primogênito "A", enquanto que a outra metade será igualmente dividida entre o próprio "A" e o caçula "B".
	 
	há direito de representação na sucessão testamentária.
	
	o instituto da redução das disposições testamentárias é aplicado para as hipóteses de avanço do testamento na parte legítima dos herdeiros necessários.
	
	o herdeiro, chamado, na mesma sucessão, a mais de um quinhão hereditário, sob títulos sucessórios diversos, pode livremente deliberar quanto aos quinhões que aceita e aos que renuncia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302038971)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João faleceu deixando testamento válido em que nomeia Pedro, Maria e Lucas legatários de um apartamento. Segundo a vontade do testador, Pedro seria titular de 50% do imóvel e o restante seria dos demais. Sendo assim, marque a alternativa correta sobre o direito de acrescer:
		
	 
	Existe direito de acrescer entre todos os nomeados, sendo que a parte daquele que não suceder acrescerá aos demais.
	
	Como se trata de uma conjunção meramente verbal, não haverá direito de acrescer entre os nomeados.
	
	Se Maria morrer após o registro do título judicial decorrente da sucessão, a propriedade da fração ideal do imóvel que lhe tocaria acrescerá apenas Lucas.
	 
	Somente ocorrerá direito de acrescer entre Lucas e Maria, sendo que os herdeiros legítimos sucederão na parte de Pedro caso ele não o possa ou não o queira.

Outros materiais