Buscar

Resumo Histologia (Do tecido epitelial ao sanguíneo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Histologia
Tecido Epitelial de Revestimento e Glandular
T.E.R
É um tecido que apresenta células justapostas que, a partir disso, tem pouca matriz extracelular entre elas. Essa justaposição é feita por meio de junções celulares de adesão, impermeáveis e comunicação com a proteína caderina.
Tem como funções: Revestimento, Absorção, Excreção, Secreção, Proteção e Sensorial. Além disso, possui uma membrana que delimita o espaço do tecido epitelial e do tecido conjuntivo chamada lâmina basal.
 Este tecido conjuntivo, por ser vascularizado e inervado, nutre o epitelial por difusão.
Classificação do Tecido
Pode ser classificado de 2 formas:
-Quanto ao número de camadas: Nessa classificação, ele pode ser SIMPLES ou ESTRATIFICADO. 
Além dessas, possui uma subclassificação que é de PSEUDO ESTRATIFICADO.
-Quanto a forma das células: Pode ser CÚBICA, CILÍNDRICA E PAVIMENTOSA.
As células pavimentosas acabam facilitando a passagem de substâncias entre os tecidos, já as cúbicas e cilíndricas possuem uma altura aumentada devido a quantidade de organelas para realização das atividades (secreção, transporte iônico e absorção).
Tecido Epitelial Simples
É um tecido que apresenta 1 camada de células e dispõe do pavimentoso, cúbico e cilíndrico.
Cúbico: Suas células têm forma de cubo e seus núcleos são centrais e arredondados. Encontrado em ductos excretores.
Cilíndrico: As células são alongadas, tendo seu eixo perpendicular à lâmina basal e seus núcleos apresentam forma elíptica, sendo alongado também. Encontrado principalmente em locais do sistema digestório.
Pavimentoso: Tem células achatadas com seu núcleo alongado. Encontra-se no interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, cavidade pleural peritoneal e pericárdia.
Tecido Epitelial Estratificado
Esse tecido apresenta 2 ou mais camadas celulares e apresenta as mesmas do simples, juntamente ao epitélio de transição.
Uma exceção á esse tecido é o Pavimentoso Estratificado, que se divide em queratinizado e não-queratinizado.
Nesse caso, nos locais que recebem atrito e força mecânica, além do esôfago, boca e vagina, não há a presença da queratina. Já na pele, o que ocorre é que na migração celular da parte basal para a apical (da lâmina própria), há a perda de organelas e seu citoplasma é preenchido pela queratina.
Epitélio de Transição: Nele, as células sofrem uma modificação dependendo do órgão. É encontrado, principalmente, na bexiga, sendo cilíndrica quando vazia e achatada quando cheia.
Tecido Epitelial Pseudo Estratificado
Possui esse nome por poder ser confundido com o estratificado, já que suas células possuem núcleos com diferentes alturas. Por mais que ele apresente somente 1 camada celular, com essa especificação, aparenta possuir muito mais camadas.
T.E.G
É um tecido responsável pela sintetização e armazenamento de proteínas, lipídeos e complexos de carboidratos e proteínas, produzindo secreções na forma de grânulos.
	Para a realização da excreção da secreção produzida, possui glândulas exócrinas e endócrinas. As exócrinas precisam estar em contato com o epitélio para realizar essa liberação por meio de ductos tubulares para o meio externo.
Já as endócrinas secretam diretamente no sangue que conduzirá até seu local de ação. Essas possuem 3 classificações:
Merócrinas: Libera por exocitose, sem perder seu próprio material celular.
Apócrinas: Libera a secreção juntamente ao seu citoplasma apical.
Holócrinas: Libera a secreção e também ocorre a destruição celular dela mesma.
Tecido Conjuntivo
É um tecido que possui muitas células e todas são separadas pela matriz extracelular (composta por proteínas fibrosas e substância amorfa). Sua origem é dada pelo mesoderma embrionário.
Tem como funções: Sustentação/Conexão de tecidos e órgãos, Preenchimento de Espaços, Transporte e Nutrição, além de Defesa e Reparação.
As células presentes nesse tecido são: Fibroblastos, Macrófagos, Plasmócitos, Mastócitos, Leucócitos e Adipócito (célula de gordura).
Fibroblastos: Sintetizam colágeno, elastina e glicoproteínas da MEC e produzem fatores de crescimento em relação a diferenciação celular. Possui núcleo e corpo alongados. Além disso, atua também na cicatrização, migrando para a região ferida e produzindo as substâncias presentes na MEC. Após isso, se reúnem, passam por uma modificação e se contraem, fechando a área.
Macrófagos: Células fagocitárias que possuem antígeno. São originárias dos monócitos e seu núcleo e corpo são grandes.
Plasmócitos: Sintetizadoras de anticorpos e possuem o núcleo deslocado. Originada pelo linfócito B.
Mastócitos: Atuam na defesa imunológica, estocando mediadores químicos (histamina e heparina em grânulos) que agem como vasodilatadores e anticoagulantes.
Leucócitos (Glóbulos Brancos): Lutam contra microrganismos invasores e seu transporte ocorre por diapedese (migração por meio da parede dos capilares/vênulas).
Tipos de Tecido Conjuntivo
Frouxo: Atua no preenchimento do espaço entre tecido e órgão, apoio e nutrição das células epiteliais. Além disso, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos/linfáticos.
Denso Modelado: As fibras de colágeno são organizadas em feixes com uma determinada direção, dando assim resistência a tensão produzida. Mais encontrado principalmente em tendão e ligamento.
Denso Não-Modelado: Não possuem forma e as fibras estão entrelaçadas, também dando resistência e elasticidade. Por não possuir forma definida, acompanha a forma do órgão adjacente.
Tecido Cartilaginoso
É composto de condroblastos/condrócitos, MEC e do pericôndrio. A MEC cartilaginosa tem componentes que dão resistência à tensão.
Tem como funções: Suporte de tecidos moles, Revestimento de Superfícies Articulares, Absorção de choques e facilita o deslocamento ósseo.
Os condroblastos são as células jovens que formam a MEC Cartilaginosa e também sintetizam fibras de colágeno. Com essa formação da matriz ao redor deles, eles se aprisionam e amadurecem, virando condrócitos. Ajudam no crescimento cartilaginoso.
Já o pericôndrio atua na proteção, nutrição e produção de novos condroblastos, também facilitando o fluxo sanguíneo e o desenvolvimento ósseo.
Tipos de Tecido Cartilaginoso
Fibrosa: Grande quantidade de fibras colágenas que ocupam a MEC.
Hialina: Média quantidade de fibras colágenas que facilita o movimento, absorve impactos e ajuda no crescimento longitudinal ósseo. Dispostos em fileiras.
Elástica: Fibras elásticas entremeadas às colágenas.
Histogênese do Tecido
Crescimento Intersticial
Onde a cartilagem é formada, as células mesenquimais agrupam-se, criando assim um centro de condrificação. Após isso, sofrem modificação e passam a ser condroblastos, secretando matriz. Na sequência, com a secreção da MEC, passam a ser condrócitos que formarão os grupos isógenos, que continuarão a produzir matriz, separando assim as lacunas e aumentando a cartilagem.
Crescimento Aposicional
Na periferia da cartilagem, células condrogênicas se dividem e diferenciam em condroblastos, secretando matriz, se tornando condrócitos, adicionando cartilagem nessa periferia.
Tecido Sanguíneo
Tem como funções: Transporte de Oxigênio pulmonar/Nutrientes para o corpo, dos produtos tóxicos do metabolismo celular para seus respectivos órgãos, de anticorpos/hormônios, Contribuição na Homeostase, distribuindo a água, soluto e calor e Via para os leucócitos.
É composto pelas: Hemácias, Leucócitos e Plaquetas, além do Plasma.
Hemácias/Eritrócitos: Conhecida também por glóbulo vermelho, tem vida média de 120 dias e é principal responsável pelo transporte do O2, carregado por meio da hemoglobina.
Leucócitos: Existem 5 tipos – Neutrófilo (fagocita bactérias), Monócito (fagocita fungos e vírus), Eosinófilo (libera histamina em reações alérgicas e engloba elementos estranhos), Basófilo (Contém histamina e heparina) e o Linfócito, que se difere em T(Imunidade celular) e B(Imunidade humoral e difere-se em plasmócito, que secreta anticorpo – imunoglobulina).
Plaquetas: Atuam na contenção da hemorragiano revestimento do vaso no caso de lesão.
Sistema Linfático
 É usado no intuito de drenar, filtrar e reconduzir o líquido intersticial para a circulação.
- Órgãos Linfóides Primários: Medula Óssea e Timo
- Órgãos Linfóides Secundários: Baço e Linfonodos
Linfa: Derivada do líquido intersticial que é composta de proteínas, nutrientes do trato gastrointestinal e grandes partículas.
Timo: Responsável pelo desenvolvimento e pela seleção dos linfócitos T.
Baço: Participa da hematopoiese (Produção de células sanguíneas), hemocaterese (destruição das hemácias velhas) e ajuda na produção/proliferação de anticorpos e linfócitos ativados, atuando na proteção contra infecções.

Outros materiais

Outros materiais