Buscar

AVALIANDO SAUDE COLETIVA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604346009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A maneira como uma sociedade está organizada, levando em consideração seu modelo político e econômico, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população. Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma população: I - Garantir a inclusão e a execução nos orçamentos públicos das três esferas de governo de ações dirigidas à redução das iniquidades em saúde II - As condições de moradia, saneamento básico, comida, trabalho, renda, lazer e transporte interferem na condição de saúde das pessoas. III - Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, que consequentemente irão adoecer mais, e muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes. IV - O estado de saúde de uma comunidade não é influenciada pelos fatores ambientais nem pela organização do sistema de saúde. V - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade não é garantia suficiente para que uma população permaneça saudável. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Afirmativas III; IV e V estão corretas.
	 
	Afirmativas I; II; III e V estão corretas.
	
	Afirmativas I; II e IV estão corretas.
	
	Afirmativas II; III e IV estão corretas.
	
	Afirmativas I; III e IV estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604346011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Declaração de Adelaide, segunda conferência internacional sobre promoção da saúde realizada na Austrália em 1988 reafirmou as cinco linhas de ação da Carta de Ottawa, consideradas interdependentes, mas destacou que as políticas públicas saudáveis estabelecem o ambiente para que outras quatro áreas prioritárias possam tornar-se possíveis,identifique quais são essas áreas. I- Apoio à saúde da mulher; Alimentação e nutrição; II- Tabaco e álcool; Reorientação dos serviços de saúde: III- Políticas públicas saudáveis; Reforço da ação comunitária: IV- Tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
		
	
	I e II
	
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e IV
	
	II e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604346519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na abordagem do processo saúde-doença das famílias e do coletivo segundo o modelo de Dahlgren e Witehead (1998), podemos afirmar que:
		
	 
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
	
	O estilo de vida dos indivíduos é o fator basal das condições de vida.
	
	Fatores como idade, sexo e fatores hereditários são fatores que podem influenciar no processo saúde-doença.
	
	As condições econômicas, culturais e ambientais gerais são itens mais abrangentes de ação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604345834)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As teorias de enfermagem surgiram nos Estados Unidos com base na necessidade de descrever, explicar, predizer e controlar fenômenos. A teoria que engloba as leis gerais que regem os fenômenos universais e afirma que a enfermagem é um serviço a ser prestado ao ser humano e assim, previnir estados de desequeilíbrios perla assist~encia ao ser humano nas suas necessidades básicas, é:
		
	
	a) Teoria de Dorothea Orem
	
	Teoria de Callista Roy
	
	Teoria de Hildegard Peplau
	 
	Teoria de Wanda de aguiar Horta
	
	Teoria de Imogene King
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604346017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção a saúde da população. Dentre as características do Sistema de Saúde da época e dos objetivos da Reforma Sanitária, assinale a ERRADA:
		
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era excludente, pois o acesso as ações e aos serviços de saúde só eram garantidos as pessoas ligadas formalmente ao trabalho ¿ empregadores e empregados(e seus dependentes) que contribuíam mensalmente para previdência social.
	 
	Antes da Reforma Sanitária as pessoas que não trabalhavam formalmente não estavam cobertas por todas as políticas de saúde e só tinham direito a assistência hospitalar em casos de extrema necessidade.
	
	A Reforma Sanitária foi uma luta pelo direito à saúde a toda a população brasileira, independente de contribuição, para que a população tivesse acesso as ações preventivas e ou curativas.
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era socialmente desigual, somente eram garantidos os direitos dos trabalhadores formais e o restante da população não tinha acesso, mantendo a desigualdades de direito.
	
	A Reforma Sanitária lutou para que houvesse a descentralização da gestão administrativa e financeira e o controle social das ações de saúde.
		
			O Sistema Único de Saúde é formado por Princípios Doutrinários e Princípios Organizativos,faz parte da Organização do Sistema Único de Saúde, EXCETO:
		
	
	Controle Social
	 
	Universalidade
	
	Descentralização
	
	Hierarquização
	
	Regionalização
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604345882)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das vacinas abaixo não pode ser administrada em gestante
		
	 
	DUPLA VIRAL
	
	DUPLA BACTERIANA
	
	ANTI-TETÂNICA
	
	HEPATITE B
	
	hipertensão severa
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604346010)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A PORTARIA Nº 399/GM DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006, divulga o Pacto pela Saúde 2006, a Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Suas prioridades são: O Pacto pela Vida, O Pacto em Defesa do SUS, O Pacto de Gestão do SUS. Quais foram as prioridades do Pacto pela Vida e seus objetivos em 2006?
		
	
	Doenças emergentes e endemias com ênfase na dengue e hanseníase; promoção da saúde; atenção básica à saúde.
	
	Elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usuários do SUS; estabelecer as diretrizes para a gestão do SUS.
	
	Atenção básica à saúde; elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usuários do SUS; definir a responsabilidade sanitária de cada instância gestora do SUS.
	 
	Saúde do idoso; câncer de colo de útero e de mama; mortalidade infantil e materna; doenças emergentes e endemias com ênfase na dengue e hanseníase; promoção da saúde.
	
	Saúde do idoso; saúde do homem; câncer de colo de útero e de mama; mortalidade infantil e materna;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604346008)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O artigo 198 da Constituição brasileira de 1988, descreve que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede formada por alguns princípios ORGANIZATIVOS e constituem um Sistema Único de Saúde (SUS). Fazem parte desses princípios EXCETO:
		
	
	Controle Social
	
	Regionalização
	
	Complementaridade do setor privado
	 
	Equidade
	
	Hierarquização
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604346200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os itpos de prevenção existentes, podemos dizer que a imunização é um tipo de prevenção:
		
	
	Prevenção terciária
	
	Prevenção secundária
	
	Promoção a saúde
	 
	Prevenção primária
	
	Prevenção quaternária
		
	
	
	 
	
	Algumas vacinas são contra indicadas a gestantes. Dentre as vacinas assinale a opção onde há vacinas que podem ser administradas durante a gestação
		
	 
	Hepatite B e dupla bacteriana
	
	Hepatite B e tríplice viral
	
	Dupla bacteriana e dupla viral
	
	Paucibacilares apresentam de 1 a 2 lesões e multibacilares apresentam mais de 10 lesões
	
	Tríplice viral e febre amarela
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604346244)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É de fundamental importância que os profissionais ligados a rede básica de saúde, sobre tudo oenfermeiro, tenham conhecimento amplo em relação à rede de frio e imunização. Diante da afirmativa, marque F (falsa) ou V (verdadeira) para as sentenças a seguir.
		
	 
	A Hepatite B deve ser administrada no músculo vasto lateral da coxa direita em menores de um anos, no volume de 1ml.
	 
	Não é permitido o uso de refrigerador tipo frigobar para o armazenamento de imunobiológicos, pois não tem efetividade do rendimento e a espessura do isolamento das paredes facilita a troca de calor com o meio externo
	 
	Com relação a vacina contra a febre amarela, em situação de emergência epidemiológica, recomenda-se a vacinação de crianças, com a dose inicial antecipada para 6 meses de idade, sendo esta dose considerada válida para a rotina de vacinação.
	 
	Na segunda prateleira da geladeira de imunobiológicos, devemos acondicionar as vacinas que não podem ser submetida a temperatura negativa (VIP, dT, DTP, Hep.B, Hib, BCG, VORH, meningo C, Influenza, Penta, antirrábica) e na terceira prateleira diluentes, soros, imunoglobulinas e caixas com vacinas bacterianas
	 
	Falhas técnicas, institucionais e relativas aos profissionais envolvidos na rede de frio, podem comprometer a eficácia dos imunobiológicos. Desse modo, podemos considerar como falha institucional as seguintes situações: falta de manutenção periódica, procedimentos não padronizados e falta de previsão das possíveis interrupções no uso dos equipamentos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604346476)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A imunização é considerada importante na medida que previne doenças e contribui para qualidade de vida. Considerando o exposto, marque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo:
		
	 
	A vacinação simultânea ocorre quando duas ou mais vacinas são administradas em diferentes vias, num mesmo atendimento.
	 
	A resposta imune depende de dois fatores aqueles inerentes às vacinas e aqueles inerentes ao próprio organismo.
	 
	Quando misturamos as vacinas no momento da aplicação temos o que chamamos de vacina associada.
	 
	As aplicações simultâneas de vacinas aumentam a frequência e a gravidade dos eventos adversos e reduzem o poder imunogênico.
	 
	A vacina combinada é aquela onde dois agentes ou mais são administrados na mesma preparação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604346399)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando, o Programa Nacional de Imunização, marque a opção correta considerando as vacinas que podem ser submetidas a temperaturas negativas (-20º C):
		
	 
	Meningocócica e Pneumocócica
	 
	BCG e Hepatite B
	 
	Tríplice Viral e Febre Amarela
	 
	Pentavalente e Rotavírus
	 
	DTP e influenza
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604345889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um paciente diabético com o pé em risco deve-se adotar o seguinte manejo:
		
	
	hipertensão severa
	
	b) Agendar consultas de revisão a cada 3 meses com uma equipe multidisciplinar capacitada para manejar o pé diabético. Devendo-se em cada consulta inspecionar ambos os pés, assegurar cuidado de problemas identificados quando indicado; avaliar os calçados que o paciente usa; fornecer orientações adequadas e aprimorar os conhecimentos do paciente sobre como cuidar do seu pé diabético.
	 
	a) Agendar consultas de revisão a cada 6 meses com uma equipe multidisciplinar capacitada para manejar o pé diabético. Devendo-se em cada consulta inspecionar ambos os pés, assegurar cuidado de problemas identificados quando indicado; avaliar os calçados que o paciente usa; fornecer orientações adequadas e aprimorar os conhecimentos do paciente sobre como cuidar do seu pé diabético.
	
	d) Agendar consultas de revisão a cada 3 meses com uma equipe multidisciplinar capacitada para manejar o pé diabético. Devendo-se em cada consulta inspecionar ambos os pés, assegurar cuidado de problemas identificados quando indicado; avaliar os calçados que o paciente usa; fornecer orientações adequadas e aprimorar os conhecimentos do paciente sobre como cuidar do seu pé diabético além de otimizar a distribuição da pressão, investigação e tratamento para insuficiência vascular.
	
	c) Agendar consultas de revisão a cada 6 meses com uma equipe multidisciplinar capacitada para manejar o pé diabético. Devendo-se em cada consulta inspecionar ambos os pés, assegurar cuidado de problemas identificados quando indicado; avaliar os calçados que o paciente usa; fornecer orientações adequadas e aprimorar os conhecimentos do paciente sobre como cuidar do seu pé diabético além de otimizar a distribuição da pressão, investigação e tratamento para insuficiência vascular.
		
		 1a Questão (Ref.: 201604346206)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os objetivos da investigação laboratorial do portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS) são: confirmar a elevação da pressão arterial; avaliar lesões em órgãos-alvo (LOA); identificar fatores de risco para doença cardiovascular e co-morbidades; diagnosticar a etiologia da hipertensão. Assim, marque o item no qual todos os exames Hipertensão arterial sistêmica fazem parte da rotina mínima para a pessoa com HAS:
		
	
	Eletrocardiograma, dosagem de glicose, dosagem de colesterol e HDL, parasitológico de fezes.
	
	Dosagem de potássio, eletrocardiograma, dosagem de colesterol e PPD.
	
	Eletrocardiograma, dosagem de glicose, dosagem de colesterol e HDL, análise do escarro
	
	Avaliação do cálcio ósseo, eletrocardiograma, fundoscopia, dosagem de colesterol e HDL
	 
	Eletrocardiograma, dosagem de glicose, dosagem de colesterol e HDL, fundoscopia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604346379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais são os medicamentos utilizados na fase intensiva do tratamento da tuberculose?
		
	
	Rifampicina, hidralazina, zidovudina e etambutol
	
	Rifampicina, isoniazida, probenecida e etambutol
	
	Rifampicina, clofazimina, pirazinamida e dapsona
	 
	Rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol
	
	Rifampicina, hidralazina,pirazinamida e etambutol
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604345919)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A tuberculose é uma doença reemergente no cenário brasileiro e a sua identificação precoce viabiliza, entre outros, a interrupção da cadeia de transmissão. Ao suspeitar de tuberculose pulmonar em um adulto, o exame a ser solicitado, obrigatoriamente, para confirmação diagnóstica, será:
		
	
	PPD
	 
	Baciloscopia
	
	Radiografia de tórax
	 
	Cultura de escarro
	
	Lavado gástrico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604346460)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É uma complicação aguda do diabetes tipo I
		
	
	Nefropatia
	 
	Cetoacidose
	
	Retinopatia
	
	Após 1 semana
	
	Coma Hiperosmolar
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604372531)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É competência da direção Nacional do Sistema Único da Saúde (SUS), segundo a Lei nº 8.080/90:
		
	 
	Formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano.
	
	Prestar apoio técnico e financeiro aos municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.
	
	Promover articulação com os órgãos educacionais e de fiscalização do exercício profissional, bem como com entidades representativas de formação de recursos humanos na área de saúde.
	
	Promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde.
	 
	Todas estão corretas

Outros materiais