Buscar

recolher e recuperar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GLOSSÁRIO DE CONTABILIDADE
A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z  
 A recolher - Significa a pagar. Ela é usada em impostos pagos pela empresa ao governo pela venda de mercadorias. Ex.: ICMS a recolher: quando mercadorias são vendidas, a alíquota estipulada para o ICMS é calculada em cima do valor de vendas, sendo este o valor que a empresa deverá pagar pela venda de "x" mercadorias. Deste valor a ser pago, no momento dos ajustes dos impostos, deve-se diminuir o valor existente na conta ICMS a recuperar (referente a compra de mercadorias), sendo o saldo remanescente o valor a ser pago para o governo. OBS.: O mesmo ocorre com a conta PIS a recolher, COFINS a recolher, etc. Apenas não ocorrerá de existir esta conta, após os ajustes, se os impostos a recuperar forem maiores do que os impostos a recolher.
 A recuperar - Este termo é usado em impostos pagos no ato da compra de mercadorias. Denomina-se a recuperar pois, quando as mercadorias forem vendidas, este valor pago será reduzido dos Impostos a recolher (referente à venda de mercadorias). Desta forma, a empresa pagará apenas a diferença de valor, diminuindo o imposto das compras do imposto das vendas. Ex.: A conta PIS a recuperar fechou, no fim do exercício social, em $25.000 (débito) e a conta PIS a recolher em $56.000 (crédito). No momento da apuração do Balanço Patrimonial foi realizado o ajuste dos impostos, diminuindo o PIS a recuperar do PIS a recolher. Neste caso, classificamos no balanço apenas a conta PIS a recolher, no valor de $31.000 ($56.000 - $25.000), no lado do Passivo (saldo credor). OBS.: O mesmo ocorre com a conta PIS a recuperar, COFINS a recuperar, etc. A conta impostos a recuperar só irá existir no Balanço Patrimonial caso o valor dos impostos a recuperar sejam maiores do que os impostos a recolher (mais compras do que vendas, o que raramente acontece).
Impostos a recolher (a pagar) são obrigações da entidade com o Governo relativo aos impostos devidos como o ICMS e IPI. São contas classificadas no Passivo.
Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.
No IRRF a Compensar, por exemplo, é registrado o IRRF nas operações previstas em lei e que deverão ser recuperado pela compensação com o imposto de renda quando o mesmo for apurado no fechamento do período.
Os impostos a compensar são caracterizados pelo crédito que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito com o qual compensar, pode gerar solicitação de sua restituição em dinheiro, como é o caso do saldo credor do IRPJ e da CSLL, apurados no ajuste anual pelas Pessoas Jurídicas.
Já os impostos a recuperar abrigam saldos devedores, pois mensalmente certos impostos como IPI, PIS, COFINS, ICMS são compensados pelos créditos fiscais das compras, remanescendo um saldo a recolher ou a recuperar, dependendo se teve um volume maior na compra ou venda. Geralmente a conta a recuperar do imposto é zerada, sendo transferida para conta a recolher (pagar). Contudo existem momentos que ocorrem saldos a recuperar positivos no qual ficam nessa conta do Ativo Circulante.
Mesmo com essas definições muitas vezes as contas de impostos a compensar trazem transtornos, pois o contador deve ter o seu controle de forma manual. Todo fechamento contábil periódico é ponto critico para análise dessas contas.
Como por exemplo temos outros tributos a recuperar como pagamentos efetuados indevidamente a maior, ou impostos destacados na saída de bens (mercadorias) em demonstração que deverão retornar ao estoque da empresa.
Em sistemas de ERP integrados o controle deve ser ainda maior com avaliação constante, pois qualquer indício de anormalidade pode significar uma parametrização errada do sistema o que certamente irá requerer urgência na configuração e correção dos lançamentos já feitos automáticos.

Outros materiais