Buscar

PARASITOLOGIA CLÍNICA TOXOPLASMOSE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PARASITOLOGIA CLÍNICA- TOXOPLASMOSE
1. Agente etiológico 
-Filo: Apicomplexa
-Classe: Sporozoa
-Família: Sarcocystidae
-Espécie: Toxoplasma gondii
-Hospedeiro:
Definitivo: Gato (F. sexual)
Intermediário: Vertebrados (F. assexual)
-Formas infectantes
 Os taquizoítos (taqui=rápido), que são as formas de proliferação rápida, e estão presentes em grande número, nas infecções agudas. No animal afetado, o parasita pode estar no sangue, excreções e secreções. Neste estágio sobrevive no meio ambiente ou na carcaça por poucas horas. 
Os bradizoítos (bradi = lento) são formas de reprodução lenta do Toxoplasma gondii, e estão presentes nas infecções congénitas e crónicas. Organizam-se aos milhares particularmente em músculos e tecido nervoso. Neste estágio pode sobreviver em tecidos por alguns dias depois da morte, mas é destruído pelo congelamento a –12oC por 24 horas ou cocção a 58oC por dez minutos. 
Os oocistos são as formas resultantes do ciclo sexuado do parasita, que ocorre apenas no trato gastrointestinal dos felídeos. Os oocistos são eliminados nas fezes ainda não esporulados, tornando-se infectantes após a esporulação no meio-ambiente, que ocorre entre três e cinco dias de acordo com as condições ambientais. O oocisto esporulado pode permanecer viável no meio ambiente por até um ano e meio.
Os Cistos- Presente na carne de animais
2. Profilaxia	
Não ingerir carne, pratos tradicionais a base de carne ou embutidos frescais crus ou mal cozidos; cozinhar bem as carnes ( 60º C por 10 minutos); embutidos frescais, salgar com 2,5% de sal por 48 horas; lavar as mãos após manusear carnes cruas, contato com solo ou com fezes dos gatos; não beber leite de cabra, sem ferver ou pasteurizar; lavar bem as verduras; beber água filtrada ou fervida; mulheres em fase fértil: sorologia pré-nupcial e durante a gestação; educação sanitária.
3. Transmissão (Correlacionar as formas infectantes)
Taquizoítos- congênita
Bradizoítos- Não ocorre a transmissão por esse tipo de forma infectante
Oocistos- ingestão de oocistos nos jardins, caixas de areia, latas de lixo; mecanicamente através de moscas, baratas, minhocas...
Cistos- ingestão de cistos em carnes cruas ou mal cozidas de porco, carneiro, aves, coelho
4. Diagnóstico
O diagnóstico da toxoplasmose em cães e gatos baseia-se em métodos diretos, que consistem na identificação do parasita em materiais dos animais infectados, e métodos indiretos, baseados na identificação de anticorpos específicos contra o Toxoplasma.
Forma aguda: – Pesquisa de taquizoíto no leite, sangue, líquor, saliva, etc. – Realização de esfregaço do material centrifugado com coloração pelo método de Giemsa – Biópsia e realização de cortes histológicos em gânglios enfartados, fígado, baço e músculo corados por hematoxilinaeosina. (mais indicado para pesquisa de bradizoítos na forma crônica)
Diagnóstico imunológico: – Realização de testes imunológicos que detectem anticorpos circulantes que correspondam a fase da doença.
Métodos sorológicos: – Falso positivo para IgM para pacientes com ac antinucleares e pacientes com fator reumatóide – ELISA para IgM e IgG – Imunofluorescência indireta – Hemaglutinação indireta – Aglutinação em látex – Teste do corante de Sabin-Feldman
Toxoplasmose congênita – Pesquisa de IgM a IgA no soro de recém-nascido; IFI; ELISA 
Toxoplasmose ocular – Análise e comparação dos títulos de ac no humor aquoso (parecentese) e do soro sanguíneo através de ELISA. – A concentração de ac (IgA e IgG) no humor aquoso deve se maior do que no soro.
Exames neurológicos através de Ressonância magnética e tomografia computadorizada 
PCR
5. Perfil Clínico
-Gestação: a infecção pode passar muitas vezes despercebida pela mulher gravida, antes da gravidez ou no período desta. A gravidade da infecção para o bebê depende principalmente do nível da resposta imunológica da mãe e do período da gestação (bebês expostos mais cedo têm maior chance de sofrer complicações).
-Assintomático: na maioria (80-90%) dos adultos e crianças imunocompetentes (ou seja, com um sistema imunológico funcionando corretamenteEm 10-20% dos casos pode ocorrer uma síndrome febril, com sintomas semelhantes à Mononucleose Infecciosa, incluindo febres baixas e linfonodomegalia (gânglios linfáticos ou linfonodos aumentados) principalmente na região cervical posterior (na nuca), que pode durar por até um mês.
-HIV: os principais sintomas e complicações envolvem o Sistema Nervoso Central (causando encefalite ou a chamada Toxoplasmose cerebral), o coração (miocardite) e os pulmões (pneumonite). Mesmo pacientes que já eram imunes contra o parasita por uma infecção passada podem adquirir sintomas dessas complicações, por conta da reativação de cistos nos tecidos.
6. Incidência
-Mundial
-Nacional: 60% da população no Brasil
7. Ciclo
8. Tratamento
 Pirimetamina + Sulfadoxina(HIV) ou sulfadiazina em associação com ácido fólico(RN) ou levedo de cerveja para melhor absorção.
 
    Taxa ocular: 
 -anti-inflamatório + anti-parasitário
 -cloridrato de clindamicina + sulfa + meticortem (corticóide)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais