Buscar

Relatorio Iodo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS PAMPULHA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CAMILA CALDEIRA FADINI
CAMILA TURRINI DE ARAÚJO 
DANIEL COELHO QUEIROZ
ÉRICA CAROLINA DOS SANTOS
FERNANDA BATISTA DE ARAÚJO
OBTENÇÃO, DOSAGEM E SOLUBILIDADE DO IODO
BELO HORIZONTE 
2016
INTRODUÇÃO
Em 1811 o francês Bernad Courtois foi responsável pela descoberta do iodo, o elemento foi batizado com tal nome em alusão à coloração do vapor que é liberado por ele. Iodo, do grego ioeides que significa violeta. O iodo é um elemento químico possuindo o símbolo I e pertence ao grupo dos halogênios. 
O iodo é um sólido acinzentado e lustroso, com um certo brilho metálico que ao sofrer sublimação forma um gás de coloração violeta e odor característico, em solução apresenta cor acobreada e em dispersão de amido tem cor azul. É o elemento menos reativo do grupo dos halogênios, apesar de formar inúmeros compostos e apresenta certas características metálicas. Apresenta diferentes taxas de solubilidade de acordo com o solvente em questão, as moléculas do iodo são apolares, portanto, é solúvel essencialmente em moléculas apolares e solventes orgânicas. 
Possui função fisiológica na regulação da glândula tireoide, além de ser amplamente utilizado na indústria química. É encontrado na natureza na forma de variados compostos ou moléculas diatômicas, pode se apresentar em diferentes estados físicos ou na forma de íons.
A dosagem de iodo consiste em regular a concentração de iodo em uma solução, a fim de aperfeiçoar e adequar a solução a uma dada situação. 
 
OBJETIVO
Consiste em obter, dosar e realizar os testes de solubilidade do iodo. 
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais:
	Balão de destilação de 250mL; balão de 250 mL de fundo redondo; balão volumétrico de 250 mL; béquer de 100 mL e de 50 mL; bureta de 50 mL; erlenmeyer de 250 mL; pipeta volumétrica de 20 mL; proveta de 5 mL; funil comum de colo longo; funil comum de colo curto; proveta de 100 mL; suporte metálico; anel; garra; tubo de borracha; gral e pistilo; balança; papel impermeável; rolha de borracha; rolha de borracha furada; tubo de ensaio; funil de decantação de 250 mL; frasco para resíduo. 
Reagentes e indicadores:
	Dióxido de manganês; solução 0,0100 mol/L de Na2S2O3; iodeto de potássio; dispersão de amido; ácido sulfúrico concentrado; solução aquosa de KI; iodo metálico; etanol; hexano; acetona.

Continue navegando