Buscar

Peça 01 penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DO ESTADO DE SÃO PAULO /SP
Patrícia Goulart de Bragança e Junqueira, brasileira,estado civil , blogueira , portadora do RG nº, inscrita no CPF nº, residente e domiciliada na Rua.. , nº.., Bairro, Cidade, Estado..., CEPnº.., endereço eletrônico, por intermédio de seu Procurador que este subscreve, com procuração anexa (doc. 1), com escritório localizado ao que segue em nota de rodapé, onde recebe intimações, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 30 e 40 do Código de Processo Penal  e artigos 100, § 2º do Código Penal oferecer:
QUEIXA-CRIME
Em face de Kamylla Proença de Albuquerque, brasileira,estado civil , qualificação profissional, residente e domiciliado na..., nº..., Bairro.., Cidade, Estado..., CEP nº..., numero de telefone e celular.pelos motivos de fatos e de direito que seguem.
1. SÍNTESE FÁTICA
No dia 19 de janeiro de 2017, a Querelante, ao abrir sua página na rede social através do seu aparelho smartphone tomo conhecimento  “URGENTE! Ontem à noite, ao solicitar uma selfie, sem qualquer motivo, de forma covarde fui agredida fisicamente com um tapa no rosto por Patrícia Goulart de Bragança e Junqueira, também conhecida como Patty, quando esta entrava na portaria do prédio em que mora. Me ajudem a divulgar. Tal fato não pode ficar impune”
As ofensas postadas pela Querelada constituem natureza criminosa, uma vez que, lesionam diretamente a honra da Vítima, mediante xingamentos e acusações falsas e desonrosas.
Ante ao exposto, encontra-se anexo a exordial prints das referidas postagens na página da rede social da Querelante, com o conteúdo em relato, explícito e incontestavelmente ofensivo.
É o que se cumpre relatar!
2. FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA
2.1. Da caracterização do Crime de Calúnia
Calúnia é a imputação falsa a alguém de fato definido como crime. Nas palavras de Euclides Custódio da Silveira, honra “é o conjunto de dotes morais, intelectuais, físicos, e todas as demais qualidades determinantes do apreço que cada cidadão desfruta no meio social em que vive”1.
Desta forma, trata-se a calúnia de uma espécie de “difamação agravada”, pois não imputa a vítima apenas um fato desonroso, mas sim, um fato definido por lei como criminoso.
Sabe-se ainda que a calúnia tem por finalidade a proteção da honra objetiva do sujeito, qual seja, a sua reputação perante a sociedade em que vive. Nas, bem colocadas, 
Agindo assim, a Imputada comete crime de calúnia duas vezes em concurso material, conforme os dispositivos 138 c/c 69 do Código Penal. 
A calúnia tem sua consumação no momento em que a falsa imputação chegar a terceiros, não tendo, necessariamente que chegar a pessoa do ofendido, pois o que se lesa pelo crime é o aspecto externo da honra e não o interno, devendo haver a publicidade da imputação ilícita.
Percebe-se assim, a consumação do crime praticado pela Acusada, feito de forma calculada com o uso de meio que facilita a divulgação das ofensas, a insigne rede social.
Ante a todo o exposto, é imperativa a condenação da Imputada no tipo penal correspondente, incidindo nesse caso a causa de aumento de pena, nos termos do artigo 141,inciso III do Código PENAL .
2.2. Da Caracterização da Difamação
O crime de difamação é caracterizado pela atribuição de fato desonroso, mas não criminoso. É uma forma consciente e reprovável de ofender a honra de outrem, encontrando previsão legal no artigo 139 do Código Penal.
Frente a presente explanação, claro está que a Querelada veio a difamar a Vítima, quando publicou em sua famigerada rede social que esta avia lhe agredido com um tapa no rosto por haver lhe pedido uma selfie, fato este em que a Querelante nunca negou a seus fãs .
Eis a consumação do delito contra a honra objetiva, por meio que facilitou a sua divulgação, caracterizando, por sua vez a difamação da Ofendida.
2.3. Da Caracterização da Injúria
Além de cometer os crimes mencionados – calúnia e difamação –, que protegem a honra objetiva da Vítima, a Querelada cometeu de forma deliberada e conscientemente o crime de injúria, que protege a honra subjetiva da Ofendida e está prevista no artigo 140 do Código Penal.
 “Injuriar é ofender a dignidade ou o decoro de alguém. A injúria, que é a expressão da opinião ou conceito do sujeito ativo, traduz sempre o desprezo ou menoscabo pelo injuriado. É essencialmente uma manifestação de desprezo e de desrespeito suficientemente idônea para ofender a honra da vítima no seu aspecto interno”.
A Acusada, cometeu o crime de injúria, ao publicar em rede social da Vítima, um fato que não lhe aconteceu
Posto isso, deverá a Querelada ser condenada como incursa nas penas dos artigos 140 c/c 69c/c141, inciso III do Código Penal 
3. DOS PEDIDOS
Por todo o exposto, requer a Querelante que Vossa Excelência,
1)Receba a presente Queixa-Crime;
2)Condene a Querelada nas penas dos crimes: artigos 138 c/c 69 (por duas vezes); artigos139 c/c 69 (por duas vezes) e140 c/c 69  (por duas vezes), incidindo nestes delitos a causa de aumento de pena com base no artigo 141, inciso III todos do Código Penal Brasileiro;
3)Protesta a Querelante por todas as provas admitidas em Direito.
Termos em que,
Pede e aguarda deferimento.
São paulo,data de 2017.
Advogado...
OAB/UF.

Outros materiais