Buscar

AV1 REDAÇÃO ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Entre os sistemas econômicos reconhecidos na atualidade, o mais adotado entre as nações desenvolvidas, bem como entre os países em desenvolvimento, é o capitalista. O capitalismo possui como características principais, entre várias outras:
* a propriedade privada dos meios de produção;
* o trabalho assalariado;
* a possibilidade de empreender um negócio;
* a possibilidade de acúmulo de riquezas;
* a existência de uma relativa liberdade entre os agentes econômicos (normalmente, a interação entre os agentes econômicos é regulada pelo Estado).
Acerca do presente, tendo em vista a relação histórica existente entre os agentes econômicos dentro do sistema capitalista, escreva uma redação com o tema: O PAPEL DO ESTADO NO SISTEMA CAPITALISTA.
RESPOSTA ESPERADA:
Nos primórdios do capitalismo vigorava o princípio do liberalismo econômico (o Estado não deve intervir na ordem econômica). Nos séculos XVIII e XIX (e até mesmo no início do século XX), praticamente não havia nenhum tipo de intervenção estatal nos assuntos econômicos. A liberdade dos agentes econômicos era completa, mas essa liberdade exacerbada deu margem a abusos por parte dos agentes econômicos mais fortes. Empresas eram “livres” para decidir quanto pagariam a seus funcionários, a jornada de trabalho que seria imposta aos trabalhadores e, também, qual o preço e a qualidade dos seus produtos. Caso o trabalhador não aceitasse as condições impostas por uma empresa, este tinha a “liberdade” de procurar outra que oferecesse melhores condições. Caso não encontrasse outra que oferecesse melhores condições, poderia engrossar as filas de desempregados; afinal, ninguém era forçado a trabalhar. Nesse sentido, o capitalismo se mostra um sistema econômico superior aos sistemas anteriores que utilizavam mão de obra escrava, no qual ninguém era forçado a trabalhar. Contudo, também não eram dadas garantias de sobrevivência. A partir dos anos 30 do século XX, uma mudança estrutural ocorreu no capitalismo, ligada à crescente participação do Estado na condução dos assuntos econômicos. Inicialmente, a participação do Estado se dá pelo estímulo à promoção do crescimento econômico da geração de empregos. Posteriormente, o Estado começou a interferir mais diretamente nas relações econômicas, regulando as relações de trabalho, emitindo leis que fixavam condições mínimas de trabalho (jornada de 8 horas, salário mínimo, férias etc.), evitando abusos, corrigindo falhas de mercado, estabelecendo punições à empresas que não cumprem critérios mínimos de qualidade nos produtos oferecidos aos clientes etc.

Outros materiais