Buscar

Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular( slides)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular
A fisioterapia respiratória surgiu em 1901, quando se relatou o benefício da drenagem postural no tratamento da bronquiectasia. Na década de 1950, mostrava que havia uma tendência médica a orientar os cardiopatas para a inatividade física.
Função da Fisioterapia Respiratória e Cadiovascular
A fisioterapia respiratória tem como objetivo a remoção de secreções das vias aéreas, reduzindo a obstrução brônquica e a resistência das vias aéreas, facilitando as trocas gasosas e reduzindo o trabalho respiratório. 
A abordagem fisioterápica em Cardiologia está relacionada à prevenção e ao tratamento das doenças cardíacas através do exercício físico.
Principais Técnicas
As técnicas e os recursos fisioterapêuticos podem ser divididos em forma simplificada em técnicas de higienização brônquica, técnicas de expansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular e atividade físicas aeróbicas.
Recursos não instrumentais e instrumentais
Ação da gravidade;
Técnicas de onda de choque;
Técnicas de variação de fluxo.
Oscilação oral de alta frequência;
Hiperinsuflação manual;
Aspiração;
Técnicas de expansão pulmonar.
Atuação do fisioterapeuta na ventilação mecânica: 
O fisioterapeuta deve ter conhecimento sobre a indicação e a condução da ventilação mecânicas em pacientes gravemente enfermos. O fisioterapeuta é parte integrante da equipe de terapia intensiva, ficando responsável por indicar, conduzir e gerenciar a ventilação mecânica. 
Treinamento muscular respiratório:
A disfunção respiratória pode ter origem no sistema músculo-esquelético. A fisioterapia dispõe de recursos que podem auxiliar no tratamento dessas disfunções. Inicialmente com a detecção desse distúrbio depende da avaliação da força muscular respiratória por meio do manovacuômetro.
Exercício aeróbico
O fisioterapeuta dispõe do exercício aeróbico, que útil nos pacientes com doenças pulmonares crônicas, asma, hipertensão, no pós operatório de revascularização do miocárdio e nos infartados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais