Buscar

(20170829150048)PRINC. SEGURIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL
Profa MSc. Luciana Dombkowitsch
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
Art. 194 da CF/88:
 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. 
*
*
PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL
Parágrafo único do art. 194 da CF/88:
Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: 
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
*
*
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - equidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
*
*
PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE DA COBERTURA E DO ATENDIMENTO
Cobertura: consiste em promover indistintamente o acesso ao maior número possível de benefícios, na tentativa de proteger a população de todos os riscos sociais previsíveis e possíveis. As ações devem contemplar necessidades individuais e coletivas, bem como ações reparadoras e preventivas. (OBJETO)
Atendimento: todos os que vivem no território nacional. Refere-se aos sujeitos de direito. Direito subjetivo a alguma das formas de proteção do tripé da seguridade social.
*
*
UNIFORMIDADE E EQUIVALÊNCIA DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS ÀS POPULAÇÕES URBANAS E RURAIS
Tem como o objetivo central equiparar os direitos dos trabalhadores rurais aos trabalhadores urbanos, resgatando uma injustiça histórica, especialmente no Direito Previdenciário Brasileiro. Desta forma, ficam proibidas quaisquer distinções entre os trabalhadores urbanos e rurais. O princípio da uniformidade é um desdobramento do princípio da igualdade.
*
*
PRINCÍPIO DA SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS
Tem por finalidade orientar a ampla distribuição de benefícios sociais ao maior número de necessitados. Nem todos terão direito a todos os benefícios, devendo o legislador identificar as carências sociais e estabelecer critérios objetivos para contemplar as camadas sociais mais necessitadas. Tem caráter social.
*
*
PRINCÍPIO DA IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFÍCIOS
Tem por finalidade preservar o valor de compra dos benefícios financeiros concedidos pela seguridade social, com a correção anual dos valores dos benefícios. 
Não existe mais vinculação entre o reajuste dos benefícios da seguridade social e o salário mínimo, os quais serão corrigidos por índice de preço que mede a inflação.
*
*
EQUIDADE NA FORMA DE PARTICIPAÇÃO NO CUSTEIO
A participação equitativa de trabalhadores, empregadores e Poder Público no custeio da seguridade social é meta, objetivo e não mera regra. Com a adoção deste princípio, busca-se garantir que aos hipossuficientes seja garantida a proteção social.
*
*
DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: 
I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:
a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;
b) a receita ou o faturamento; 
c) o lucro;
II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201;
III - sobre a receita de concursos de prognósticos. 
IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
*
*
PRINCÍPIO DO CARÁTER DEMOCRÁTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAÇÃO, MEDIANTE GESTÃO QUADRIPARTITE,COM PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES,DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
Desta forma, o legislador tentou democratizar a gestão da seguridade social, uma vez que contempla a participação de todos os segmentos representativos da sociedade na administração dos recursos, inclusive os aposentados.
*
*
Princípio da Solidariedade
Segundo o doutrinador Daniel Machado da Rosa, a solidariedade previdenciária legitima-se na idéia de que, além de direitos e liberdades, os indivíduos também têm deveres para com a comunidade na qual estão inseridos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais