A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV DIREITO AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CCJ0012_AV_201402184492 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402184492 - PAULA GOMES OLIVEIRA DE ABREU
	Professor:
	MARIA CRISTINA PAULINO FRASCARI DA SILVA
SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9021/AU
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 11/11/2017 17:59:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201402796917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Princípio 2 da declaração da Rio/92: "Os Estados, de conformidade com a Carta das Nações Unidas e os princípios da Lei Internacional, possuem o direito soberano de explorar seus próprios recursos segundo suas próprias políticas ambientais e de desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que as atividades realizadas dentro de sua jurisdição ou sob seu controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de zonas que estejam fora dos limites da jurisdição nacional." Analisando a referida afirmação, identifique o princípio do direito ambiental que com ela guarda relação, esclareça o conteúdo de tal princípio e aponte à funcionalidade do princípio ambiental em destaque.
		
	
Resposta: O princípio do direito ambiental visa o desenvolvimento , e a responsabilidade de assegurar que as atividades dentro de sua jurisdição ou sob seu controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de zonas que estejam fora dos limites da jurisdiçãonacional.
	
Gabarito: Dissertar acerca do principio da cooperação entre os povos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402362322)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Lei 7.347/85, Lei da Ação Civil Pública e a Lei 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor autorizam os órgãos públicos legitimados a tomar dos interessados compromisso de ajustamento de conduta, TAC, às exigências legais. Responda: O que é o TAC, como e quando deve ser aplicado?
		
	
Resposta: Não sei.
	
Gabarito: O termo de ajustamento de conduta (TAC), também denominado de compromisso de ajustamento de conduta, é um instrumento legal destinado a colher do causador do dano ao meio ambiente, entre outros interesses difusos e coletivos, um título executivo de obrigação de fazer e não fazer, mediante o qual, o responsável pelo dano assume o dever de adequar a sua conduta às exigências legais, sob pena de sanções fixadas no próprio termo.Trata-se de um mecanismo (instrumento) de solução pacífica de conflitos, celebrado entre as partes e referendado pelo Ministério Público , com natureza de título executivo extrajudicial, evitando a ação judicial de conhecimento quando os interessados estiverem de acordo quanto à solução extrajudicial do conflito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402376836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público transindividual.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público dominical.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403347917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme previsto na CF/1988 é necessária realização de estudo prévio de impacto ambiental antes da implantação de empreendimentos e de atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de degradação ambiental, que constitui exigência que atende ao princípio do (a):
		
	
	poluidor-pagador.
	
	proibição do retrocesso ambiental.
	
	participação comunitária.
	
	usuário-pagador.
	 
	prevenção.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402915438)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o art. 225 da Constituição Federal, 'todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, ...
		
	 
	para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico urbanos e para promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações'.
	 
	bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações'.
	
	compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à universalidade da cobertura e do atendimento'.
	
	patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira'.
	
	destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social'.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402774952)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
		
	
	Princípio da impessoalidade.
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	Princípio da isonomia.
	 
	Princípio da Legalidade.
	 
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402378251)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	 
	Poder de legislar.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de execução.
	 
	Poder de polícia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402267935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a opção correta:
		
	
	Na Estação Ecológica podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados, mas não no caso de coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas
	
	zona de amortecimento não é unidade de conservação.
	 
	Zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade
	
	Recuperação é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;
	
	Restauração é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402353679)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Política Nacional de Recursos Hídricos introduziu conceitos inteiramente novos que contemplam a importância do recurso natural água como bem jurídico protegido e fundamento da lei. Marque a alternativa CORRETA sobre esse recurso ambiental:
		
	
	As águas podem ser de domínio público, comuns ou privadas, conforme a extensão da bacia hidrográfica
	
	A água é um bem de domínio público e particular, limitado por uma bacia hidrográfica
	
	A gestão da água deve ser sempre centralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e da comunidade.
	 
	A água é um bem de domínio público, tutelado pela sociedade e pelo Estado, limitado, de uso múltiplo, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão
	 
	A água é um bem