Buscar

O avanço da compreensão da genética molecular levou ao desenvolvimento de tecnologia que possibilitou uma analise detalhada tanto dos estudos normal como do patológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O avanço da compreensão da genética molecular levou ao desenvolvimento de tecnologia que possibilitou uma analise detalhada tanto dos estudos normal como do patológico.Uma destas técnicas é a hibridização de ácidos nucléicos.Explique como funciona esse processo?
Complete as colunas:
	(1)Enzimas de restrição
	 ( )Molécula de Dna em que o fragmentos de DNa será clonado 
	(2)Vetor
	( 4 ) Fragmento de DNA Inserido
	(3)Biblioteca 
	( 1 ) Reconhecem sequências especificas de bases nitrogenadas da dupla hélice do Dna e realizam a clivagem das ligações fosfodiéster na dupla hélice do DNA ou próximo ao local de idenficação.
	(4) Inserto
	( 3 ) É uma coleção de clones(DNA recombinate),em que cada clone transporta moléculas vetores nas quais um fragmento diferente do DNA(derivado do DNA ou do RNA total de uma célila ou tecido) foi inserido 
 O mapeamento do gene é uma primeira etapa critica na identificação de um gene de doença. Ler a estrutura dos genes, em quais cromossomos estão localizados, se estão ou não modificados ou danificados:isso é, resumidamente,um mapa genético. A ordem dos genes em um cromossomo está baseada nos dados de frequência de recombinação entre os genes .Explique como ocorre esta relação em ordem dos genes e freqüência de recombinação dos mesmos?
Qual a sequência mais provável dos genes A,B,C,D, localizados no mesmo cromossomo as seguintes frequência de recombinação:
DC 20%
DA 50%
AB 50%
DB 100%
CB 80%
A fibrose cística é uma doença genética que tem como sintomatologia: pnemonia de repetição;tosse crônica ; desnutrição;dificuldade de ganhar peso e estatura; movimentos intestinais anormais;pólipos nasais;sabor muito salgado na pele ou suor mais salgado que o normal e”baqueatamento’ .Com base em seus conhecimentos genétcos a cerca desta aleteração, responda qul a probabilidade(em porcentagem)de s casais abaixo terem filho portador da doença.
Pai homozigoto( não portador do gene da doença) X Mãe heterozigoto(portadora do gene da doença)
Pai heterozigoto ( não portador do gene da doença) X Mãe (portadora do gene da doença)
Pai heterozigoto ( portador do gene da doença) X Mãe (portadora do gene da doença)
A distrofia muscular de Duchenne é uma forma rápida e progressiva de distrofia muscular ,que ocorre primariamente em meninos.Caracteriza-se por um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X. Qual proteína é afetada com a mutação este gene( DMD)? Qual a função desta proteína e sua relação co a distrofia muscular?
O gene DMD codifica uma proteína chamada distrofina que, em conjunto com outras proteínas, forma um complexo importante para a manutenção da integridade da membrana da célula muscular.
A fenilcetonúria é uma doença metabolica ,maioritariamente hereditária (autossomica recessiva) cujos portadores possuem pele,cabelos e olhos claros ,além de retardo mental .É uma Aminoaciodopatia,ou seja ocorre em função de um aminoácido no organismo, tornando-o tóxico. Com base em seus conhecimentos genétcos a cerca do assunto,responda qual aminoácido em questão.
Fenilalanina
Fenilalanina hidroxilase
Tirosina
`Ácido fenilpiruvico
A doença de Alzheimer pode ser decorrente de mutações genéticas que refletem a degeneração dos neurônios em regiões especificas do cótex cerebral ee hipocampo. Estas mutações estão relacionadas a alterações que ocorrem em proteínas estruturais. Cite as proteínas envolvidas e explique a relação entre a a alteração destas e a doença de Alzheimer.

Outros materiais