Buscar

Exercício Aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 02.
01. A chamada Acessibilidade é:
R: Facilidades de acesso, com os diferentes meios de atingir determinado local.
02. _____________ indica as condições de fluidez das vias em uma determinada área. Marque a alternativa que melhor preencha a lacuna.
R: Mobilidade
03. Julgue as afirmações como falsas (F) ou verdadeiras (V).
(   ) O desenvolvimento do turismo requer infraestrutura de transporte para facilitar o movimento livre do tráfego turístico e grande parte da pesquisa neste contexto foca os tipos de transporte.
(   ) Sob uma perspectiva psicológica, a 'experiência de viagem' inicia somente quando o turista chega ao local destinado.
(   ) O aeroporto é o local físico onde ocorre a transferência modal de transporte, do meio aéreo para o meio terrestre.
(   ) Aeroportos que já ganharam premiações, como Changi Airport, em Cingapura, atraem a atenção das companhias aéreas e passageiros, por apresentarem qualidades importantes aos viajantes, tais como eficiência no controle de passaportes, alfândega e checagem de segurança.
(   ) A carga é um aspecto pouco rentável na receita dos aeroportos.
R: V - F - V - V – F
04. Os transportes de baixa capacidade representam um segmento fundamental à mobilidade urbana e turística, porém, uma vez implementados de maneira inadequada podem comprometer diretamente não apenas a produtividade da infraestrutura de transportes de uma localidade, bem como a própria percepção de usuários reais e potenciais quanto à sua efetividade. Reconhecendo a sua atuação dentro do contexto dos transportes públicos, marque a única alternativa que representa as características dos transportes de baixa capacidade, tendo como referência a sua aplicabilidade e importância para a integração modal.
R: São sistemas que alimentam os demais sistemas de alta capacidade; são ideais para integrar terminais aeroportuários de grande porte como Charles De Gaulle (Paris), Barajas (Madri) e Heathrow (Londres), por exemplo; além de funcionarem como um sistema on demand, que permite melhor relação entre oferta x demanda.
05. Quanto maior for a oferta de integração modal, maiores serão as possibilidades de os passageiros escolherem qual é opção mais adequada para atingirem seu destino.em Relação a esta afirmação, podemos afirmar:
R: Ambas são verdadeiras,e a segunda justifica a primeira.
06. A relação entre transportes e turismo deve ser analisada sob as persepectivas da mobilidade e da acessibilidade. Marque a resposta que representa adequadamente um conceito de mobilidade ou acessibilidade:
R: Mobilidade indica as condições de fluidez das vias em uma determinada área.
07. Existem diversas formas de se classificar o setor de transportes, uma delas, segmentando o mercado entre transportes regulares e não regulares. Aponte a definição correta de sistema de transportes não regulares.
R: São transportes destinados para uma finalidade específica, sem a obrigação de operar horários, e datas pré-estabelecidos.
08. Os severos congestionamentos nos grandes centros urbanos causados pela excessiva dependência do modo ___________ estimulou que cada vez mais aeroportos buscassem integração com o sistema __________ como uma alternativa para seus usuários se desvencilharem dos contratempos causados pelos longos engarrafamentos. Marque a alternativa que melhor preencha as lacunas.
R: rodoviário; metroferroviário

Outros materiais